Por João Marcelo Pepi
Nascida no Distrito Federal, Victoria Albuquerque, meio-campo de 23 anos, acertou sua ida ao Madrid CFF, equipe que disputa a primeira divisão do futebol feminino da Espanha. Victoria deu os primeiros passos no esporte com a camisa do Minas Brasília. Em sua última equipe, o Corinthians-SP, a meia atuou por três temporadas e conquistou diversos títulos nacionais e internacionais. O contrato com o novo clube será curto, até o final da temporada 2021/2022.
Na semana anterior, Victoria havia anunciado que não ficaria no Corinthians-SP, onde fez 110 jogos e marcou 59 gols, e seu destino ainda era uma incógnita. Na manhã deste domingo (16/01), o Madrid Club de Fútbol Femenino anunciou sua contratação. O contrato da atleta será válido até o fim da atual temporada 2021/2022, ou seja, até junho deste ano. O Madrid joga a primeira divisão espanhola e está na 11ª colocação com uma campanha de seis vitórias, dois empates e dez derrotas.
🅼🅲🅵🅵 🖋 ꜰɪᴄʜᴀᴊᴇ/ꜱɪɢɴɪɴɢ
🤩👋 VICTORIA ALBUQUERQUE 🇧🇷 #BienvenidaVictoria#BemvindaVictoria #WelcomeVictoria #VamosMiMadrid 🤍💜 pic.twitter.com/eilPEP6ebu— Madrid CFF 🤍 (@MadridCFF) January 16, 2022
Victoria iniciou sua carreira no Minas Brasília e pela equipe do Distrito Federal foi campeã por duas oportunidades: Candangão Feminino e a Série A2 do Brasileirão Feminino, as duas competições em 2018. As boas atuações renderam um empréstimo curto ao Osasco Audax-SP e um contrato em definitivo com o Corinthians-SP, em 2019. Pela equipe paulista, três temporadas completas e sete títulos: três Campeonato Paulista (2019, 2020 e 2021), dois Brasileirão Feminino (2020 e 2021) e duas Copa Libertadores da América (2019 e 2021).
No seu currículo ainda tem um título internacional, mas este vestindo a camisa da seleção brasileira. A atleta brasiliense levantou o troféu do Campeonato Sul-Americano de Futebol Sub-20 em 2018, onde marcou um gol contra a Bolívia pela quarta rodada da fase de classificação. Com o uniforme do Brasil, a meia ainda fez quatro jogos pela seleção principal. Em 2019 foram três conta Inglaterra, Polônia e México – onde marcou um gol – e um em 2021, enfrentando a Argentina.
Nova equipe conta com outras brasileiras
A nova contratada do Madrid terá a companhia de outras oito brasileiras já componentes do plantel espanhol. Victoria jogará com as zagueiras Mônica Hickman, Lauren, Daiane e Antônia. Além das defensoras, o clube da Espanha conta com a volante Desi Godoy, a meia Laís Araújo e as atacantes Gabi Nunes (com quem Victória jogou no Corinthians-SP) e Geisy.