O sonho de avançar à segunda fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior é real. Nesta terça-feira (11/1), o Real Brasília venceu o Capivariano por 2 x 1, na terceira e última rodada da fase de grupos, e manteve vivo o sonho da classificação no principal torneio de base do Brasil. Para ter o passaporte ao mata-mata carimbado, o esquadrão candango aguarda a definição da partida entre Nacional-SP e Coritiba, às 13h15. Uma vitória dos paulistas ou empate entre os dois times coloca os candangos na etapa seguinte.
Pensando unicamente nos três pontos, o Real Brasília fez valer a pressão nos momentos inicias do jogo. O time de Gérson Ramos dominou o campo de ataque, pressionou a saída de bola adversária, até conseguir abrir o placar aos nove minutos, em bate-rebate na área, com chute do zagueiro Felipe Mendes. Na etapa final, o esquadrão do DF tratou de ampliar o marcador logo no segundo minuto. O Capivariano até diminuiu no último lance, porém, o resultado não evitou a derrota paulista e manteve vivo o sonho candango de avançar na Copinha.
Candangos tomam dos 45 iniciais
Precisando da vitória, o Real Brasília foi o primeiro a se atirar ao ataque. Com dois minutos de jogo, a equipe candanga buscava jogadas em velocidade pelas pontas, mas parava no bloqueio adversário. Outra alternativa era pressionar a saída de bola paulista. Dessa forma, o Leão no Planalto avançou com pelo meio com Matheus Obina, que arriscou arremate de longe, mas sem o endereço correto. No minuto seguinte, após falha da zaga do Capivariano, Juan roubou a posse no campo de ataque, em jogada perigosa, que quase resultou em gol.
Controlando a partida, aos nove, o time do DF foi premiado. Em cobrança de escanteio, a zaga paulista afastou mal, a bola ficou viva na área e o zagueiro Felipe Alves estufou as redes para o time da capital federal: 1 x 0. Sem diminuir o ritmo, James avançou pela direita, superou dois marcadores e quase anotou um golaço. O Capivariano tentou responder em bicicleta de Yuri. O chute, porém, passou longe da meta candanga. O cenário da etapa inicial seguiu com um Real Brasília bem postado defensivamente, levando a vantagem para o intervalo.
Candangos marcam no início e garantem três pontos
Na volta dos vestiários, o ímpeto candango foi mantido. Repetindo a dose dos 45 iniciais, o time do DF voltou a pressionar a saída de bola paulista até ampliar o placar. Juan aproveitou desatenção adversária no meio de campo, roubou a bola, limpou a marcação, invadiu a área e bateu com consciência no canto direito do goleiro Sandro: 2 x 0. Assim, na tentativa de diminuir o prejuízo, o Capivariano tentou ser mais ofensivo e incomodou com Caio Viana. Ele recebeu livre na entrada da área, ajeitou o corpo e bateu firme para excelente defesa de Gabriel Vítor.
Incomodado e com pressa, o Capivariano promoveu mudanças e se atirou ao ataque em busca de diminuir e, quem sabe, conquistar o empate. Apesar das boas tramas e trocas de passe, o Real Brasília manteve consistente postura defensiva até o último minuto, quando João Pedro se infiltrou na área e testou para o fundo das redes: 2 x 1. O resultado, porém, não evitou a derrota paulista. A equipe de Brasília comemorou a manutenção das chances de sobrevivência no torneio nacional.
O que vem por aí
Com a vitória sobre o Capivariano, o Real Brasília mantém vivo o sonho de classificação à segunda fase da Copinha. O esquadrão candango chegou a quatro pontos e assumiu provisoriamente a vice-liderança do Grupo 32. Para confirmar ter a sequência no torneio confirmada, o Leão do Planalto aguarda o resultado do duelo entre Nacional-SP e Coritiba, que jogam às 13h15.
REAL BRASÍLIA – 2
Gabriel Vitor 🟨; Juan Neres, Wesley, Felipe Mendes ⚽ (Luiciano) e Matheus Obina; Matheus Ayub (Arthur Gabriel), Felipe Alves, James e Bruninho 🟨; Vinícius César 🟨 e Juan ⚽ (Fernandinho). Técnico: Gérson Ramos
CAPIVARIANO – 1
Sandro; Raíque 🟨 (Alex), Carlos, Ricardo e Tarcísio (João Pedro ⚽); Lucas Gomes 🟨 (Rodrigo Bonfim), Luiz Felipe (Lucas Silva) e Caio Viana (Ítalo); Vinícius, Yuri (Pedro Henrique) e Heitor. Técnico: Jardel Zamberlan