Por diversos motivos, como o possível aporte financeiro inédito e a organização diferenciada em relação aos últimos anos, o Campeonato Candango de 2022 surge no horizonte com a promessa de ser uma edição histórica. Dentro das quatro linhas, o próximo torneio local também terá um fato que o engradece em termos de tradição. Depois de muito tempo, os quatro maiores detentores de título estarão juntos na mesma disputa.
O “quarteto fantástico” do Candangão 2022 será formado por Gama (13 taças), Brasiliense (10 taças), Brasília (oito taças) e Taguatinga (cinco taças). Nunca tantos títulos locais estiveram juntos em uma mesma disputa. Desde o surgimento do Jacaré, em 2000, o encontro das potências locais foi impedido por diversos motivos, desde o afastamento do TEC das competições profissionais até os anos do Colorado agonizando na Segundinha.
Recheado de problemas financeiros e administrativos, o Taguatinga se afastou dos certames de futebol justamente em 2000, quando o Brasiliense nascia como candidato à grande time local. Ficou 19 anos distante, até retornar na temporada de 2019. Mesmo que muitos não considerem a fusão com o Atlético Taguatinga como ressurgimento do velho TEC, a Águia renasceu com os mesmos cinco títulos locais.
Naquele ano, encontrou o Gama ainda consolidado como o maior campeão do Distrito Federal e o Brasiliense estabelecido como forte clube candango e já dono da segunda posição no ranking histórico do futebol local. Mesmo com os anos distantes, o Taguatinga seguia na quarta posição geral. A ausência nos dois anos posteriores ao retorno do TEC para a elite foi a participação do Brasília, terceiro na contagem geral.
Rebaixado em 2017, o Colorado sofreu para retomar seu lugar entre os principais times candangos. Passou três temporadas tentando e sofrendo eliminações dolorosas mesmo quando surgia como favorito, seja pela força da camisa ou pela qualidade do elenco. Em 2021, também com um grupo de atletas acima da média, o Brasília, enfim, conseguiu alcançar o objetivo e garantiu a volta para a elite.
Com isso, o Candangão 2022 terá, pela primeira vez, a reunião de Gama, Brasiliense, Brasília e Taguatinga em uma mesma disputa. Nem mesmo o rebaixamento do Sobradinho, equipe tricampeã local, o número de títulos em campo deixará de ser expressivo. Somado, o quarteto tem 36 conquistas. No próximo ano, Ceilândia e Luziânia são os outros clubes que já conquistaram um título do torneio.
Maiores campeões do Distrito Federal
Gama – 13 títulos
Brasiliense – 10 títulos
Brasília – 8 títulos
Taguatinga – 5 títulos
Rabello e Defelê – 4 títulos
Sobradinho – 3 títulos
Ceilândia e Luziânia – 2 títulos