23.5 C
Brasília
sábado, 5 de outubro de 2024

CBF confirma documentos e tabela básica da Copa do Brasil 2022

Brasiliense e Ceilândia, representantes do Distrito Federal na Copa do Brasil, jogarão em fevereiro ou março. O Jacaré jogará a estreia fora de casa, enquanto o Gato Preto terá o mando de campo

- Continua após a publicidade -

Por João Marcelo Pepi

Na tarde do último domingo (26/12), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) detalhou a tabela básica da Copa do Brasil 2022. Além das datas dos jogos, a organização divulgou o Plano Geral de Ação e o Regulamento Específico de Competições. Ainda aguardando o último representante, que será conhecido nesta quinta-feira (30/12), Brasiliense e Ceilândia, equipes classificadas no Distrito Federal, já conhecem seus potes e possíveis adversários no torneio nacional.

O campeonato, que terá a participação de 92 clubes de todas as federações do Brasil, terá oito fases no total. A primeira contará com 80 equipes disputando 40 vagas no certame e ocorrerá em quatro datas: 23/02, 24/02, 02/03 e 03/03. Os confrontos serão disputados em partidas únicas e em caso de igualdade no placar, o melhor time posicionado no Ranking Nacional de Clubes (RNC) herdará a vaga para a fase seguinte.

- Continua após a publicidade -

Os 40 clubes classificados comporão a segunda fase e disputarão os jogos também em partida única. Porém, em caso de empate, o acesso à terceira fase será disputado em penalidades máximas. Os confrontos, valendo 20 vagas, serão em 09/03, 10/03, 16/03 e 17/03. As 20 equipes classificadas para a terceira fase terão a companhia de mais 12 clubes divididos da seguinte forma: nove classificados para a Copa Libertadores 2022, o campeão da Copa Verde 2021, o campeão da Copa do Nordeste 2021 e o campeão da Série B 2021.

Nesta terceira fase, os confrontos serão realizados em partidas de ida e volta, em quatro datas: 20/04, 21/04, 11/05 e 12/05. A partir desta fase e até a grande final, em caso de igualdade no placar nos dois jogos, a decisão será em cobranças de pênaltis, não havendo o critério de gol fora de casa. A quarta fase, também chamada de oitavas de final, ocorrerá também em quatro datas: 22/06, 23/06, 13/07 e 14/07. As quartas de finais, ou quinta fase, será disputadas entre os dias 27/07, 28/07 e 17/08 e 18/08.

As semifinais serão disputadas em duas datas, 24/08 e 14/09. As finais da Copa do Brasil 2022 será disputada em 12 de outubro, o primeiro confronto, e 19 de outubro, para decidir o grande campeão e também o detentor de uma das vagas para a Copa Libertadores 2023. A última data da competição ocorrerá faltando pouco menos de um mês para a partida de abertura da Copa do Mundo 2022, em 21/11, a ser realizada no Catar.

Detalhes importantes para Brasiliense e Ceilândia

A primeira fase, que contará com as duas equipes do Distrito Federal, Brasiliense e Ceilândia, será disputada em partida única. Os confrontos desta fase serão entre um clube do Bloco I (clubes de 1º a 40º no RNC) enfrentando um clube do Bloco II (clubes de 41º a 80º no RNC), considerado o RNC entre os 80 clubes disputantes da primeira fase da Copa do Brasil. O documento ainda diz que o mando de campo será dos clubes do Bloco II. O Brasiliense é o 39º colocado no RNC e o Ceilândia, 62º. Portanto, o Jacaré jogará fora de casa, enquanto o Gato Preto terá o mando de campo.

Os possíveis adversários do Ceilândia já foram definidos. O Gato Preto, que está no Pote G, enfrentará um dos clubes do Pote C, que são: Sampaio Corrêa (MA), Paraná (PR), Operário (PR), Guarani (SP), Criciúma (SC), Brasil (RS), Náutico (PE), Londrina (PR), Paysandu (PA) e Figueirense (SC). O sorteio para saber o adversário do atual vice-campeão do Campeonato Candango de Futebol será realizado no início de janeiro, em data a ser confirmada pela CBF.

Já o Brasiliense precisa esperar a definição do Campeonato Tocantinense para saber os seus possíveis adversários. A decisão, que ocorrerá em 30/12, tem Araguacema e Tocantinópolis na disputa. Caso o Araguacema seja campeão, ele vai para o Pote H e se torna uma possibilidade ao Jacaré. Se o campeão for o Tocantinópolis, ele vai para o Pote G e com isso, o Azuriz (PR) vai para o Pote H.

Enquanto o representante do Tocantins não é definido, outros representantes do Pote H já foram alocados e portanto, o Brasiliense poderá ter pela frente uma das seguintes equipes, além das mencionadas no parágrafo acima: Icasa (CE), Grêmio Anápolis (GO), Tuna Luso (PA), Tuntum (MA), São Raimundo (AM), Fluminense (PI), Humaitá (AC), Nova Venécia (ES) ou Costa Rica (MS).

Documentos disponibilizados pela CBF

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P