A temporada 2022 do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia já tem data para desembarcar no Distrito Federal. Organizando um novo modelo de disputa com foco em renovação, emoção, performance e sustentabilidade, a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) divulgou o calendário completo do próximo ano da modalidade. Brasília será sede da 4ª etapa da disputa, programada para maio.
Ao todo, o circuito nacional terá 15 etapas. A CBV já definiu o local das quatro primeiras. Entre 4 e 8 de maio, a capital federal receberá jogos do aberto (reúne as duplas entre o 8º e o 14º lugar no ranking, além de dois convidados e oito parcerias classificadas pelo qualifying), entre quarta-feira e sexta-feira, e do top 8 (sete duplas mais bem ranqueadas, além do campeão do aberto anterior), de sexta-feira a domingo.
A divisão da competição em duas etapas, inclusive, é uma das novidades para a temporada 2022. No próximo ano, a premiação total ultrapassará R$ 6 milhões, um aumento de 22% em relação a 2021. A dupla vencedora de cada etapa Top 8 e seu técnico também terão um benefício, além da premiação em dinheiro, e recebem da CBV o custeio de passagem, hospedagem, transporte e alimentação para disputar uma etapa do Circuito Mundial.
Na visão da CBV, o sistema permite jogos mais nivelados. No modelo antigo, de competição única com 24 times no torneio principal, os confrontos eram definidos pela colocação no ranking: o mais bem ranqueado enfrentava o time de colocação mais baixa e assim por diante. Também tem menos dias de competição para cada atleta, o que diminui o desgaste com a viagem e permite mais tempo para ativações especiais de patrocinadores e da CBV.
“Será um circuito com maior possibilidade de experiência esportiva, principalmente para as duplas em desenvolvimento, que terão a chance de participar de mais partidas decisivas, vivenciando a pressão e a emoção dessas etapas. Isso é fundamental para o crescimento. Teremos jogos mais equilibrados e disputados em menor número de dias, o que reduz o desgaste para todos”, explica Guilherme Marques, gerente de vôlei de praia da CBV.
Sub-19
Além da etapa da divisão principal do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, Brasília também tem confirmada a primeira disputa da categoria sub-19 da modalidade. No calendário divulgado pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), o Distrito Federal será palco dos jogos entre 1º e 3 de maio. Os locais dos eventos da temporada 2022 na capital ainda serão confirmados pela entidade.