Nos últimos anos, o Estádio Nacional Mané Garrincha virou um oásis para times de outras praças do país, principalmente do Rio de Janeiro. Desde 2013, quando foi reinaugurado para receber a Copa do Mundo, o principal palco esportivo do Distrito Federal foi palco de 50 jogos envolvendo o quarteto carioca, muitas vezes atraído pelo alto número de torcedores que possuem na capital federal. Em 2022, não será diferente.
Alvo de críticas de jogadores, o Maracanã, principal estádio do Rio de Janeiro, fechou as portas para reformar o gramado e adotar um modelo híbrido (90% natural e 10% sintético). A previsão é que a obra inviabilize jogos, pelo menos, até março. Com isso, os times do estado, principalmente Flamengo e Fluminense, buscam alternativas para mandar os jogos durante o Campeonato Carioca.
Partidas de maior apelo, alguns clássicos devem sair do estado visando o alto faturamento com bilheteria em regiões onde as torcidas são grandes e têm poucas oportunidades de assistirem seus times de perto. Na última segunda-feira (23/12), dois confrontos cariocas se aproximaram do Mané Garrincha: Flamengo x Fluminense, em 5 ou 6 de fevereiro, e Botafogo e Fluminense, no dia 9 ou 10 do mesmo mês.
As possibilidades foram reveladas pelo presidente tricolor, Mário Bittencourt, em live realizada pela FluTV nas redes sociais. “Estamos tentando viabilizar jogar no mínimo dois jogos em praças distantes. A tendência é que seja Brasília e Espírito Santo. Parece que o Flamengo vai mandar o Fla-Flu em Brasília. Então, faríamos o jogo contra o Botafogo, na rodada seguinte, lá também”, explicou.

Mané Garrincha no Candangão
Além dos times cariocas, as equipes locais também estão de olho no Estádio Nacional Mané Garrincha para a disputa do Campeonato Candango. Com a ausência do Estádio Bezerrão na competição, com problemas no gramado devido ao uso do espaço para abrigar um hospital de campanha nos últimos meses da pandemia de Covid-19, o Gama estaria tendo conversas com a Arena BSB para atuar no local.
“Não definimos (o local de mando de campo dos jogos). Conversamos com a Arena BSB e estamos vendo outras perspectivas. Infelizmente, o hospital de campanha não saiu do Bezerrão e após tirar, ainda tem que fazer todo um gramado novo e a luta vai ser grande”, explicou o presidente alviverde, Weber Magalhães, em entrevista ao Distrito do Esporte na apresentação do elenco para a temporada 2022.
Possíveis clássicos cariocas no Mané
5 ou 6 de fevereiro
Flamengo x Fluminense
9 ou 10 de fevereiro
Fluminense x Botafogo