Por João Marcelo Pepi
A temporada 2022 do futebol terá Brasiliense e Ceilândia como representantes do Distrito Federal em competições nacionais. O Jacaré e o Gato Preto jogarão a Série D do Brasileirão e a Copa do Brasil. Essa última competição deverá ter seu sorteio somente no início de janeiro, devido a realização do Campeonato Tocantinense, que ainda não conhece seu campeão e consequentemente, o dono da vaga. Mas já alocados em seus potes, as equipes da capital federal já prospectam seus adversários.
O Brasiliense, que conquistou seu 10º título do Candangão em 2021, estará no Pote D, e o Ceilândia, vice-campeão, no G. De acordo com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), os times alocados no D enfrentarão as equipes do H e os clubes do G medirão forças contra os do C. Faltando ser definido apenas um clube, o campeão tocantinense de 2021, os potes podem haver alterações, mas já dá para ter ideia contra quem os times da capital federal jogarão.
O Ceilândia, no Pote G, não sofrerá alteração e com isso, enfrentará algum dos times previstos no C, são eles: Sampaio Corrêa (MA), Paraná (PR), Operário (PR), Guarani (SP), Criciúma (SC), Brasil (RS), Náutico (PE), Londrina (PR), Paysandu (PA) e Figueirense (SC). Já o Brasiliense terá que esperar a próxima quinta-feira (30/12), final do Campeonato Tocantinense 2021, que conta com Araguacema, Interporto, Palmas e Tocantinópolis na disputa, para saber ao certo as equipes que poderão enfrentar.
Veja os cenários para o adversário do Brasiliense
Araguacema campeão
Caso o Azulão do Norte, como é conhecido na cidade de Araguacema, conquiste o inédito título em sua história, irá para o Pote H. Com isso, os possíveis adversários do Jacaré seriam o Araguacema (TO) Icasa (CE), Grêmio Anápolis (GO), Tuna Luso (PA), Tuntum (MA), São Raimundo (AM), Fluminense (PI), Humaitá (AC), Nova Venécia (ES) ou Costa Rica (MS).
Título indo para Interporto, Palmas ou Tocantinópolis
Caso o título fique entre Interporto e Tocantinópolis, as equipes seriam direcionadas ao Pote G, o mesmo do Ceilândia. Já no caso do Palmas ser campeão, o clube tocantinense iria para o Pote E. Nas duas situações, uma equipe do Pote G iria para o H, sendo assim, possível adversário do Brasiliense. O clube que iria ao último pote seria o Azuriz (PR) e portanto, o Jacaré poderia enfrentar a equipe paranaense, Icasa (CE), Grêmio Anápolis (GO), Tuna Luso (PA), Tuntum (MA), São Raimundo (AM), Fluminense (PI), Humaitá (AC), Nova Venécia (ES) ou Costa Rica (MS).