Faltando pouco mais de 30 dias para o início do Campeonato Candango de 2022, a Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) segue trabalhando nos bastidores com a missão de diminuir a margem de erro na próxima edição do torneio local. Enquanto os times iniciam a preparação para a competição, a entidade do futebol distrital atua para deixar os estádios aptos para receber os jogos.
Na tarde desta segunda-feira (20/12), a FFDF se reuniu com executivos da Secretaria de Esporte e Lazer do DF. A pasta governamental é a responsável por algumas das arenas que devem ser utilizadas no próximo Candangão. O intuito do encontro foi agilizar as vistorias nos estádios. O delicado tema foi entrave em diversas ocasiões em temporadas passadas do futebol candango.
Além dos dirigentes da federação e dos membros da SEL/DF, a reunião contou com a presença de outros órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF), como o Corpo de Bombeiros (CMBDF), a Polícia Militar (PMDF), a Defesa Civil e a Vigilância Sanitária. Todos essas pastas são as responsáveis por realizar as avaliações de segurança e emitir os laudos para deixar as arenas aptas para receberem público.
Desde o ano passado, está em vigor um força-tarefa criada por Decreto pelo GDF para tratar da liberação dos estádios candangos. “Alguns temas ficaram firmados. Estes serão oficiados aos clubes participantes da competição mais importante do futebol no cenário local, afim de que os responsáveis tomem ciência e providências”, informou a FFDF em nota oficial publicada nas redes sociais.
Depois de uma temporada e meia sem a presença da torcida nas arquibancadas devido à pandemia da Covid-19, o Candangão de 2022 marcará o retorno dos torcedores aos jogos das principais equipes locais. Na final do torneio de elite do futebol feminino entre Real Brasília e Minas Brasília, o Defelê foi o primeiro palco do DF a receber público em partidas envolvendo equipes regionais.
Estádios do Candangão
A maioria dos times do Campeonato Candango já sabe onde irá mandar suas partidas na edição de 2022 do torneio local. Durante a escolha do regulamento e a definição de outros detalhes da competição em reunião do Conselho Arbitral, realizada em 9 de novembro, os clubes indiciaram o interesse de atuar em quatro estádios diferentes espalhados pelo Distrito Federal e pelo Entorno.
Brasiliense e Taguatinga indicaram o Estádio Serejão como casa. O Luziânia informou que mandará suas partidas no Serra do Lago. Capital e Paranoá irão dividir o JK, que está sendo reformado pelo time tricolor através do programa Adote Uma Praça. O Unaí ficará no Urbano Adjuto. Ceilândia, Gama e Brasília foram os únicos que não escolheram um local para atuar na temporada 2022.
Com a possível indisponibilidade do Bezerrão para o Candangão, o alviverde procura uma nova casa. Ao Distrito do Esporte, o presidente Weber Magalhães indicou conversas com o Estádio Nacional Mané Garrincha e não descartou outras praças locais. O Gato Preto avançou nas tratativas pelo Abadião nos últimos dias. O Colorado ainda não deu mais informações sobre o tema.