19.5 C
Brasília
domingo, 24 de novembro de 2024

Belmonte avalia ano do Real Brasília e projeta crescimento para 2022

Em entrevista, o mandatário do Leão do Planalto comentou a evolução no cenário feminino, queda no masculino e conquistas recentes com a base

- Continua após a publicidade -

O sonho de ser referência no cenário esportivo do Distrito Federal ainda é o principal plano do Real Brasília. Encabeçado pelo empresário Luís Felipe Belmonte, o clube fundado em 1996 nasceu como Dom Pedro, porém, foi sob o novo nome que a equipe vivenciou a realidade, não somente do futebol candango, mas também do Brasil. O Distrito do Esporte conversou com o presidente do clube aurianil sobre o sucesso no futebol feminino e nas categorias de base, e perspectivas para as competições masculinas após o rebaixamento em 2021.

Hegemônico entre as mulheres, o Real Brasília é o atual tricampeão consecutivo do Campeonato Candango e um dos representantes da capital federal na Série A1 do Campeonato Brasileiro, ao lado do Cresspom. As Leoas do Planalto jogarão, ainda, a recém-criada Supercopa do Brasil e poderão encarar potências como Corinthians, Cruzeiro, Esmac, Flamengo, Grêmio, Internacional e Palmeiras.

O mandatário do Real Brasília explicou alguns pontos que justificam o crescimento do clube no cenário local e nacional. “As meninas são muito leais e reconhecem o que oferecemos. Recebemos uma visita de um dirigente do Flamengo, que observou nossa estrutura e confessou que poucos times contam com o que temos por aqui”, ressaltou.

- Continua após a publicidade -

Os frutos da gestão Belmonte no Real Brasília também vêm sendo colhidos nas categorias de base entre os homens. Somente na temporada 2021, o clube aurianil faturou os campeonatos candangos sub-15, sub-17 e sub-20. Esse último garantiu o Leão na edição 2022 da Copa São Paulo de Futebol Júnior, a popular Copinha.

Belmonte explicou o carinho com os atletas de base. “Identificamos que, hoje, existem mais de 40 jogadores nascidos no Distrito Federal em clubes de ponta do Brasil e do mundo. Nenhum deles passou por equipes daqui, exatamente porque não há tradição de formação”, ressaltou.

Confira outros trechos da entrevista com Luís Felipe Belmonte:

Primeiros passos do projeto da equipe feminina

“O futebol feminino do Real Brasília começou por acaso, quando o Gama desistiu de disputar uma competição e as atletas ficaram sem ter onde jogar. Fui convencido a tocar o projeto com as atletas e montamos uma equipe forte. Contratamos pessoalmente e fomos campeões no primeiro ano e mantemos o ritmo no segundo”.

Temporada de estreia na elite do futebol feminino brasileiro

“Esse ano, montamos uma equipe e não sabíamos muito bem o que era a Série A1 do Brasileirão, apesar de contarmos com atletas que disputaram o torneio anteriormente. Do ponto de vista estrutural e logística, não tínhamos experiência. Identificamos alguns problemas e corrigimos. Chegamos a estar em quinto lugar no campeonato, mas o desempenho caiu em virtude da falta de peças de reposição”.

Hegemonia das Leoas no quadradinho

“Ganhamos o Campeonato Candango Feminino três vezes consecutivas e queremos ganhar mais três seguidos. Ninguém quer perder. As meninas entram com muita disposição. Com a qualificação que estamos fazendo para o Brasileirão, é difícil os outros clubes acompanharem a estrutura que colocamos à disposição”.

Expectativa do Feminino para 2022

“Hoje, temos um elenco com mais de 30 jogadoras, podendo dizer que contamos com dois times praticamente do mesmo nível técnico. Temos peças de reposição e ainda trouxemos jogadoras de qualidade do extinto Avaí/Kindermann, que chegaram inicialmente para serem titulares. Isso qualifica o plantel. Montamos um time determinado a chegar entre os quatro primeiros no Brasileirão”.

A queda do Real no Candangão masculino

“A corrupção e a manipulação de resultados foram os grandes agravantes para a queda. O Ministério Público está investigando isso. No início do campeonato, pelo elenco montado, eramos considerados o único time capaz de bater o Brasiliense. Como explicar um goleiro pegar uma bola e jogar ela para dentro do gol? Isso é mais que erro. Eu não vou generalizar, pois não posso acusar ninguém. Prefiro cair com ética e moral, do que ficar dentro com negociação”.

Real Brasília na Copinha

“Participaremos da Copa São Paulo de Futebol Júnior pela terceira vez. Em todas, avançamos da fase de grupos, quando os olhares ficam mais atentos às equipes. Montamos uma pequena seleção do Distrito Federal e estamos confiantes. A turma tá voando, mas, ainda não temos parâmetro de competitividade com clubes de fora da capital. Queremos tornar o DF, que já é celeiro de jovens talentos, ainda mais reconhecido. Queremos ser referência e de qualidade. Nossas conquistas são resultados de um planejamento”.

Escolinhas de futebol

“Queremos expandir as escolinhas do Real Brasília para todo o Distrito Federal. Temos os pontos mapeados e vamos começar com uma estrutura na Vila Planalto. Há pedidos na Ceilândia e o interesse de alguns grupos do ramo em trabalhar sob a bandeira do Real”.

Parceria com o Flamengo

“O convênio com o Flamengo é a prova de que o trabalho vem sendo bem feito. Cuidamos da captação de jogadores no DF, Goiás e outros pontos do centro-oeste. Financeiramente, não há retorno imediato para o Real Brasília, a não ser quando encaminhamos jogadores para o rubro-negro. A parceria gera visibilidade e o reconhecimento de que realizamos um trabalho sério”.

Situação do Estádio Defelê

“Não houve obra no Estádio Defelê, apenas restauração. A praça era ponto de consumo e tráfico de drogas, além de prostituição. Simplesmente recuperamos o local e colocamos o estádio como um dos principais do DF. Na Copa América, muitas seleções que passaram por Brasília usaram as dependências do estádio”.

“Vamos fazer cabines de imprensa, mas vamos pedir a licença para executar a mudança. O Defelê também contará com iluminação para jogos à noite, o que é uma exigência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF)”.

- Publicidade -

1 COMENTÁRIO

  1. Sr.Belmonte vou a Brasília dia 24. Dezembro 2021,vou ficar aí até dia 04 de janeiro ,vou a cada de minha namorada que mora em Ceilândia,gostaria de apresentar um craque chama se Heitor ,moramos no Paraná,e vou ai a passeio eu e ele,o medo tem 14 anos e joga igual ao Rafael Veiga,e arrascaeta,ele treina aqui em Curitiba ,ele já fez teste até no Goiás ,passou 1 fase ,e. Azuriz,Coritiba,e no momento certo irá passar,pode ter certeza vão ganhar muito dinheiro com esse menino,o meu tel é 41 998661074, meu nome é José gostaria de ir aí não vai se arrepender.obrigado fique c Deus

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P