Por Bruno H. de Moura
A sina do Brasília Basquete no NBB 2021/2022 parece não ter fim. Na noite desta terça-feira (07/12) o time candango perdeu mais um clássico, por 60-69 pró Flamengo.
Sem Ricardo Fischer e Zach Graham o Brasília não conseguiu engatar sua segunda vitória consecutiva na competição. Não bastasse, agora tem oito derrotas no torneio e apenas duas vitórias. Está afundado na lanterna do NBB, pior que outras 16 equipes.
Positivamente destaque para os desempenhos de Arthur – nome do Brasília no jogo, cestinha e maior assistente da equipe -, Gemerson e João Pedro no ataque, e Ronald na defesa – reboteiro do Brasília.
Nas temporadas 2020/2021, 2019/2020, 2018/2019 o Brasília perdeu todos os seus confrontos para o Flamengo. Nunca venceu o mengão desde a retomada da franquia após pausa de um ano entre 2017/2018.
Foi na temporada 2016/2017, quando o Brasília ainda era Lobos, antiga franquia, que o time candango ganhou dos rubro-negros pela última vez. Em 01/04/2017 na Arena Amadeu Teixeira deu Flamengo 71-77 Brasília.
A moderna Arena BRB Nilson Nelson, reformada a custo não sabido, mas alto, com estilo de NBA, não conseguiu colocar para operar o cronômetro de 24s. O jogo começou com a locutora do ginásio informando quando faltavam 10s para acabar os 24s de cada time. E isso perdurou até o fim do jogo.
1º Tempo: Brasília faz bom primeiro tempo, mas termina atrás no placar
No início do primeiro quarto o time da casa chegou a abrir 8-6 com um bom início de jogo de Pedro Rava e Ronald. O Flamengo tomou a dianteira com 4′ no tempo, mas o Brasília não deixava seu adversário abrir vantagem.
Batista com 11 pontos em um quarto desestabilizava em favor dos visitantes. Ele era responsável por mais da metade dos pontos do Flamengo. Já no Brasília Gemerson com 4 pontos era quem mais pontuava. Ao final, Brasília 15-19 Flamengo, vantagem de 4 pontos criada nos últimos segundo em arremessos de lance livre de falta que não existiu.
No segundo quarto o Brasília voltou bem modificado comparado à escalação inicial. Só Ronald e Basílio dos que iniciaram. E o início foi melhor para os donos da casa. O Brasília fez 7 a 2 com Ronald, Arthur e João Pedro até os 6’20 no cronômetro. Era a tomada da dianteira.
Mas pouco durou. O Flamengo rapidamente saiu da baixa contagem e novamente conduzido por Batista voltou à frente no quarto e no jogo. Até Rava, Rojas e Gemerson de 3 fazerem o Brasília empatar o jogo e virar no quarto. Mas bola de 3 de Olivinha encheu de água o chopp do Brasília.
O jogo ia para o intervalo com Brasília 30-33 Flamengo, parciais de 15-19 e 15-14.
Em geral, o Brasília apresentou um basquete melhor que aquele dos últimos jogos. Enfrentando um dos favoritos ao título, a equipe conseguiu manter, no primeiro tempo, pouca distância, chegando a passar à frente no placar em algumas situações.
2º Tempo: Brasília tem 3º quarto muito ruim e vê Flamengo abrir vantagem
O Flamengo começou abrindo 6 pontos em duas bolas de 3, uma de Yago e outra de Martinez. O Brasília fez dois pontos com Gemerson e Basílio. Mas não mais pontuava. Eram 5′ no relógio e o rubro-negro abria 14-4 no período, ao total Brasília 34-47 Flamengo no jogo.
O embate físico entre as equipes, dos quartos iniciais, não se repetia. A movimentação tática e velocidade do mengão eram outras. O Brasília, tecnicamente muito inferior, não era páreo. A entrada de Arthur foi o que melhorou a situação do time da casa. O ala fez 6 pontos em 2 minutos, assim como Rojas e Basílio. Mas a superioridade do Flamengo era incontestável. Ao final, Brasília 14-24 Flamengo no quarto, 44-57 no geral.
No último e derradeiro quarto Basílio de 3 colocou o Brasília na frente. Yago fez 2 na sequência e Arthur e Gemerson mais 2 posteriormente de cada. O Brasília tinha 7-2 no quarto, até Gustavo de Conti parar o jogo. A parada não só funcionou como o Flamengo retomou a dianteira no quarto.
O Brasília, após tempo técnico de Regis Marreli, trocava liderança do quarto com o Flamengo. João Pedro e Rojas anotavam, enquanto pelo Flamengo Faverani e Yago se destacavam. Arthur e João Pedro, de 3, nas últimas bolas acertadas, garantiram a vitória do Brasília no quarto por 16-12.
Mas, no final do jogo, os 10 pontos de diferença do terceiro quarto determinaram o resultado. Deu mengão. Brasília 60-69 Flamengo.
Dados da partida:
Quartetos iniciais
Brasília: Ronald, Gemerson, Rava, Guilherme Basílio, Rojas
Flamengo: Yago, Mineiro, Batista, Olivinha, Dar Tucker
Números do jogo
Cestinhas: Batista 18 pts. (Flamengo) e Arthur 15. pts. (Brasília)
Reboteiros: Ronaldo 10 reb. (Brasília) e Mineiro 8 reb. (Flamengo)
Assistências: Yago 6 ass. (Flamengo) e Arthur 3 ass. (Brasília)