Por Bruno H. de Moura
Valendo nada na tabela, Real Brasília e Legião se enfrentaram na tarde deste sábado (20/11), dia da consciência negra, no estádio Defelê pela última rodada do Candangão Feminino 2021. Com a capitã Jamile fazendo o gesto antirracista antes do apito inicial, ao final o Real Brasília saiu-se melhor e venceu o Legião por 2-0 com gols de Geovana e Petra.
Os 85% de aproveitamento em 9 jogos deram às leoas vaga antecipada à final do torneio. Já o Legião, com a 4ª melhor campanha entrava em jogo para cumprir tabela, uma vez que sem chances de ir à final, porém garantidas na Série C do futebol feminino nacional.
Por tudo isso o treinador Adilson Galdino poupou suas titulares e adentrou com um time composto por reservas. Como o time vai estar na elite do feminino nacional em 2022 foi uma oportunidade de dar ritmo de jogo e testar o desempenho de seu banco nas quatro linhas.
Agora o Real Brasília descansa até a final do torneio, no próximo sábado dia 27 de novembro às 10 horas da manhã no mesmo estádio Defelê.
Seu adversário será o Minas Brasília que, no saldo de gols, garantiu a vaga após golear a Aruc por 15-0, enquanto o Cresspom venceu por apenas 10-0 o Estrelinha, o que foi insuficiente no saldo de gols, 38 para o Minas, 36 ao Cresspom. É a terceira vez seguida que as equipes disputam o título local. Em 2019 e 2020 deram as leoas.
1º Tempo morno
A primeira grande chance foi do Real Brasília aos 5′. Margareth recebeu na entrada da área, clareou a jogada e chutou no ângulo de Jéssica que voou para impedir o gol. Na cobrança do escanteio a bola estourou no travessão do Legião e na jogada seguinte, dessa vez com Maiara, o travessão impediu o gol das leoas.
O jogo seguia congestionado no meio de campo, com muitas trocas de posse de bola. O Real Brasília perdia oportunidades com Maiara e Amanda, enquanto Teka e Alê não funcionavam no ataque do Legião. Aos 36′, de longe, Letícia Leme de fora da área mandou uma bomba, a goleira Jéssica foi pra bola, não chegou, mas foi salva, pela terceira vez, pelo travessão.
A partir dos 30 minutos o Real controlou o jogo. Aos 45′ foi a vez de Janety fazer jogada, distribuir para Carol Gomes de dentro da área arriscar, mas em cima de Jéssica que impediu o primeiro gol do jogo. Aos 47 a arbitragem encerrou a primeira etapa.
2º Tempo: Com titulares, Real Brasília marca no placar
Na volta do intervalo o treinador do Legião mudou. Com muitas dores Karen deixou o campo para entrada de Talia.
Aos 4” em excelente cruzamento no segundo pau, Petra subiu lá em cima, deixou a marcação do Legião perdida, e cabeceou no canto contrário da goleira Jéssica que nada pôde fazer. Real Brasília 1-0 Legião.
Letícia Leme era o destaque do time. Aos 12” arriscou pro gol, sobrando para Jéssica espalmar. Na sequência a defesa do Legião afastou o perigo. À frente no placar de forma mínima, o treinador Adilson Galdino sacou Carol Gomes e colocou Bruna Natieli. Aos 22” o quase empate. Pelo lado esquerdo Letícia recebeu, ganhou campo, chutou no lado contrário de KeiKei, quase marcando o empate do Legião.
De uma vez só as leoas mudaram quatro jogadoras. Camila Pini no lugar de Margareth, Gabi na vaga de Mila, Marcela Guedes na posição de Janety, Amanda por Geovana Alves. Já o Legião fez apenas uma. Palmito deu lugar a Tati.
E na primeira jogada da nova formação o Real ampliou. Aos 27” Camila Pini cobrou escanteio, Jéssica saiu mal e Geovana antecipou bem, fazendo seu 14º gol no torneio. Real Brasília 2-0 Legião.
O Real Brasília seguia na pressão. Geovana, Camila Pini, Gabi entraram bem e pressionavam a meta adversária. Mas a boa atuação de Jéssica no gol esbarreirava um placar mais elástico. Aos 49” Victor Augusto apitou pela última vez.
Real Brasília 2
Keikei; Natasha, Petra ⚽, Jamile, Carol Gomes (Bruna Natieli); Margareth (Camila Pini), Milena (Gabi), Janety (Marcela Guedes), Letícia Leme; Maiara e Amanda (Geovana⚽)
Tec.: Adilson Galdino
Legião 0
Jéssica; Karen (Talia), Dayara, Janaina, Adriana; Letícia Palmito (Tati), Laura (Ketellin), Letícia (Érika), Milene; Alê (Ana) e Teka
Tec.: Edmardo Simbo
Arbitragem
Arbitro Victor Augusto Gonçalves
Assistente 1 Anderson Sampaio
Assistente 2 Wellington Custódio