Por João Marcelo Pepi
Vindo de uma sequência ruim com três derrotas seguidas, o Brasília Vôlei entrou em quadra na noite desta quinta-feira (18/11) para enfrentar o lanterna da Superliga Feminina, o Curitiba Vôlei, que ainda não havia vencido na competição. O confronto, válido pela quinta rodada do torneio, foi disputado na casa da equipe do Distrito Federal, o ginásio Sesi Taguatinga (DF). E com o apoio da torcida, o representante da capital federal venceu por três sets a zero, parciais de 27-25, 25-20 e 25-9.
O primeiro set começou bem para o Brasília Vôlei, abrindo larga vantagem no início. Porém uma reação do Curitiba Vôlei deixou a partida disputada até o final, sendo vencida pela equipe do Distrito Federal por 27-25. O set seguinte manteve o equilíbrio durante os primeiros pontos, mas logo o time da capital federal disparou e venceu por 25 a 20. Mais efetivas, as atletas do Distrito Federal comandaram o terceiro set com larga vantagem, fechando o confronto com parcial de 25 a 9.
O jogo
Os primeiros minutos começaram disputados com as equipes derrubando, ponto a ponto, bolas na quadra adversária. Com isso, nenhum time conseguiu abrir vantagem no início. Porém, aproveitando-se do ataque eficiente e a defesa bem posta, o Brasília Vôlei marcou seis pontos seguidos e fez 11 a 4 no placar. Após parada técnica, o Curitiba melhorou e diminuiu para 14 a 12. Jogando bem, o time paranaense virou o confronto em 19-20. Alternando nos pontos, o primeiro set terminou com 27 a 25 para o Brasília Vôlei.
Seguindo o mesmo padrão do primeiro set, os primeiros pontos foram se alternando entre as equipes e o equilíbrio dando o tom do confronto. Entretanto, a partir dos dois dígitos de pontuação, o Brasília Vôlei disparou, abrindo 19 a 13. Apesar dos esforços das paranaenses, a equipe do Distrito Federal matinha o controle do placar e administrava a fim de vencer mais um set e assim aconteceu. O time de Rogério Portela chegou ao 2 a 0 depois de fechar a segunda parcial por 25 a 20.
O terceiro – e último – set começou avassalador para o Brasília Vôlei, que abriu 9 a 3. A diferença aumentava constantemente e o time da capital federal caminhava a passos largos para sua segunda vitória. Sem dar chances para ataques paranaenses, o Brasília Vôlei só pontuava e não deixava seu adversário marcar. E assim venceu com muita facilidade por 25 a 9. Ao final do jogo, a líbero Ju Paes foi eleita a melhor da partida, ganhando o troféu Viva Vôlei com 39.3% dos votos.
Próximas rodadas
Com a vitória, o Brasília Vôlei chegou ao sexto ponto na competição e subiu para a décima posição no campeonato, perdendo a nona posição nos critérios de desempate para o Barueri Volleyball Clube (SP). A equipe paulista será a próxima adversária das brasilienses. O jogo ocorrerá na próxima terça-feira (2311) às 17h (horário de Brasília) no ginásio José Correa, em São Paulo. Três dias depois, na sexta-feira (26/11) às 19h (de Brasília), a equipe de Brasília voltará a jogar dentro de seu território. As comandadas de Rogério Portela enfrentarão o Pinheiros (SP), atual quinto colocado.
Equipes iniciais
Brasília Vôlei 3
Titulares: Ana Cristina, Edna, Natália, Neneca, Mimi Sosa, Arianne e Ju Paes.
Reservas: Maynara, Aline, Ana Caroline, Geovana, Vitória, Sara e Paquiardi.
Técnico: Rogério Portela
Curitiba Vôlei 0
Titulares: Cali Thompson, Valeskinha, Tamara, Izinha, Melissa Rangel, Gabi Weber e Tássia.
Reservas: Beatriz, Gabi, Nicole, Valdez e Fernanda.
Técnica: Helga Sasso