Por João Marcelo Pepi
No fim da tarde desta sexta-feira (15/10), a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) divulgou a tabela detalhada dos jogos da temporada 2021/2022 da Superliga Feminina e Masculina. Com o Brasília Vôlei nas duas modalidades, o Distrito Federal receberá partidas das equipes ainda no mês de outubro. A competição, que terão datas de início e término diferentes para homens e mulheres, tem as finais marcadas para final de abril e início de maio.
Os homens estrearão na competição primeiro. A partida de estreia da Superliga Masculina será entre Brasília Vôlei e Montes Carlos América Vôlei, equipe de Minas Gerais, em 23 de outubro às 17h (horário de Brasília), no Ginásio Poliesportivo Tancredo Neves, em Montes Claros-MG. O reencontro com o solo candango será no domingo seguinte, 31 de outubro às 21:30 (horário de Brasília), contra o time natalense do Vôlei Funvic Natal no SESI Taguatinga.
Já as mulheres já estrearão na competição em casa. A partida, que dará início a Superliga Feminina, será contra a equipe paranaense Unilife Maringá em 28 de outubro, uma quinta-feira, às 17h (horário de Brasília), no SESI Taguatinga. Na segunda rodada, o Brasília vôlei viaja até o Rio de Janeiro para enfrentar a equipe do Fluminense em 5 de novembro, sexta-feira, às 19h (de Brasília), no ginásio da sede do clube tricolor carioca.
A última rodada da fase de classificação está marcada para março de 2022, tanto para o feminino quanto para o masculino. As quartas de finais ocorrerão em março (feminino) e em março/abril (masculino), as semifinais em abril (masculino e feminino) e por fim, as finais. A Superliga Feminina terá suas decisões em três jogos: 22/04, 29/04 e 06/05, já a Superliga Masculina conhecerá o seu campeão também em três confrontos, a saber: 23/04, 30/04 e 07/05.
Clubes participantes
Além do Brasília Vôlei, 11 equipes de cinco estados do Brasil (Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Santa Catarina e Rio Grande do Norte) disputarão o título da Superliga Masculina, são elas: Azulim/Gabarito/Uberlândia (MG), Vôlei Funvic Natal (RN), Apan Eleva (SC), Fiat/Gerdau/Minas (MG), Montes Claros América Vôlei (MG), Goiás Vôlei (GO), Sada Cruzeiro (MG), Sesi (SP), Vedacit Vôlei Guarulhos (SP), Vôlei Renata (SP) e Farma Conde Vôlei (SP).
Na Superliga Feminina, estarão mais 11 equipes além do Brasília Vôlei, oriundas também de quatro estados do Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Minas Gerais), são elas: Curitiba Vôlei (PR), Dentil/Praia Clube (MG), Pinheiros (SP), Fluminense (RJ), Itambé/Minas (MG), Osasco São Cristóvão Saúde (SP), Country Club Valinhos (SP), Unilife Maringá (PR), Barueri Volleyball Club (SP), Sesc RJ Flamengo (RJ) e Sesi Vôlei Bauru (SP).
Transmissão das partidas
As partidas da Superliga Feminina e Masculina terão transmissão do Canal Vôlei Brasil e do SporTV. A partida de estreia das mulheres do Brasília Vôlei será transmitida pelo Canal Vôlei Brasil, assim como o segundo confronto. Para os homens, será outra ordem: primeiro jogo com o Canal Vôlei Brasil e o segundo com o SporTV. Ao todo, o canal de TV fechada transmitirá oito confrontos (quatro dos homens e quatro das mulheres. Já o streaming será responsável por sete jogos dos homens e sete das mulheres. A CBV divulgou apenas as transmissões do turno da competição.