Por João Marcelo Pepi
Faltando pouco menos de um ano para sua realização, a Copa América de basquete teve seu país-sede definido em agosto, quando o Brasil foi selecionado. Agora resta saber quais cidades receberão as partidas do torneio entre seleções do continente americano. Na briga estão 13 cidades oriundas de oito estados e mais o Distrito Federal. A escolha das sedes ocorrerá no próximo fim de semana e apenas quatro serão contempladas com os confrontos.
Após cerca de dois meses visitando as cidades candidatas, a organização do torneio selecionou 13 locais aptos à receber o torneio e Brasília está entre eles. A capital federal terá que desbancar Goiânia-GO, oito representantes do Sudeste (Vitória-ES, Rio de Janeiro-RJ, Ipatinga-MG, São José dos Campos-SP, Franca-SP, São Bernardo do Campo-SP e São José do Rio Preto-SP), duas do nordeste (Recife-PE e Salvador-BA) e Canoas-RS pela região sul.
Dentre as 13 cidades candidatas, quatro serão escolhidas e o anúncio ocorrerá pela organização do torneio no próximo fim de semana. Os locais contemplados receberão 12 seleções, a saber: Argentina, Brasil, Canadá, Colômbia, Estados Unidos, Ilhas Virgens, México, Panamá, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. O torneio voltará a ser disputado em solo brasileiro após 37 anos de ausência, quando São Paulo sediou a segunda edição terminando com o Brasil campeão.
O presidente da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), Guy Peixoto Jr., salientou que a Copa América no Brasil será benéfica para o continente americano. “A AmeriCup de 2022 será um sucesso, não tenho a menor dúvida. E a grande procura por parte das cidades brasileiras para receber o evento, de Norte a Sul do país, mostra a força do basquete. Tenho certeza que as quatro que forem escolhidas, ajudarão nós, brasileiros, a entregar um grande evento para as Américas”, disse.
Já Maurício Santos, diretor executivo da AmeriCup no Brasil, fez questão de ressaltar a organização do torneio. “Fizemos as visitas técnicas em todas as cidades que se interessaram em receber a AmeriCup e até o fim da próxima semana teremos tudo fechado para anunciar as quatro sedes do torneio. A partir daí, daremos um passo importante para, com praticamente um ano de antecedência, nos organizarmos para entregar um evento de excelência”, falou.
A competição
Programada para ter seu início em 3 de setembro de 2022, a Copa América terá duração de nove dias, portanto, a final é esperada para 11 de setembro de 2022. Será a primeira competição oficial do ciclo olímpico visando Paris-2024. A última edição, realizada em conjunto por Argentina, Colômbia e Uruguai, aconteceu em 2017 e contou com 12 seleções, separadas por três grupos com quatro equipes, terminando com o Estados Unidos com o ouro e a Argentina com a prata.
A seleção brasileira terá a chance de ganhar o seu quinto título no campeonato. O primeiro veio em 1984, na segunda edição do torneio. O segundo troféu veio em 1988 na terceira vez que a Copa América era disputada. Após, uma seca de 21 anos até conquistar a terceira taça e mais quatro anos para o quarto ouro.
O Brasil é o segundo maior vencedor do certame, atrás somente do Estados Unidos que ostentam sete títulos (1992, 1993, 1997, 1999, 2003, 2007 e 2017). Completando os países vencedores, Porto Rico tem três ouros (1980, 1989 e 1995), a Argentina dois (2001 e 2011), e México (2013) e Venezuela (2015) com um troféu cada.