O Brasília Vôlei começou a disputa do Campeonato Mineiro com derrota. Na noite desta quinta-feira (23/9), o time do Distrito Federal mediu forças com o Azulim/Gabarito/Uberlândia, no Ginásio Poliesportivo General Rubens Mário Brum, em Araguari (MG), e perdeu, de virada, por 3 sets a 1. As parciais da partida foram de 25/23, 21/25, 21/25 e 18/25. O time candango participa da competição do estado vizinho como parte da preparação para a Superliga masculina.
A equipe do Distrito Federal começou a partida bem e saiu na frente. No início de todos os sets, o duelo foi amplamente marcado pelo equilíbrio. O Brasília, porém, não conseguia manter o ritmo em quadra conforme a partida caminhava. Errando bastante, o clube candango permitiu o crescimento do Uberlândia no confronto. Inspirados, os mineiros não perdoaram os vacilos dos visitantes, venceram três sets em sequência e garantiram a vitória de virada na estreia.
Ao fim do jogo, o ponta Lucaian Pereira analisou o desempenho do Brasília. Assumindo os erros diante do Uberlândia, o jogador pediu recuperação imediata visando a próxima partida, marcada para esta sexta-feira (veja detalhes no fim da matéria). “Começamos bem o jogo. A afobação atrapalhou o nosso time. Vamos trabalhar isso. Temos uma proposta de agredir bastante o saque e hoje não entrou muito. Trabalhar para estar melhor no próximo jogo”, analisou o atleta do time candango
Equilíbrio nos primeiros sets
O primeiro set foi marcado por um equilíbrio impressionante. As duas equipes ficaram grudadas no placar e fizeram uma trocação de pontos em quadra. O empate seguiu durante boa parte do tempo, com nenhum time conseguindo abrir grande distância do adversário. Somente na reta final a situação mudou e o Brasília anotou 20 a 18. Aproveitando dos erros do rival, o time candango conseguiu controlar o resultado, levou um susto no fim, mas fechou em 25 a 23. Kayan Pereira foi o responsável por seis bolas no chão.
Na sequência do jogo, o equilíbrio de manteve presente, mas o Brasília teve um pouco mais de controle e abriu com 6 a 3. Com saque efetivo, o time verde vinha bem, mas deixou o Uberlândia ressurgir e virar para 14 a 13. Aproveitando os erros candangos e o melhor momento, os mineiros chegaram a colocar quatro pontos de vantagem. Após pedido de tempo do técnico Marcelo Luiz, a equipe do DF esboçou reação. Entretanto, os donos da casa mantiveram a calma e fecharam o set em 25 a 21.
Virada do Uberlândia
O terceiro set novamente começou com protagonismo dividido. Porém, o Brasília desligou em quadra e o Uberlândia pulou na frente com um 13 a 7. Com a boa vantagem, o time laranja precisou apenas controlar as ações no Ginásio de Araguari. Os candangos até chegaram a ensaiar uma recuperação e derrubaram a diferença para dois pontos. Com os brasilienses perdendo ataques preciosos – foram 12 erros -, o clube mineiro chegou ao set point, fechou a parcial em 25 a 21 e virou o jogo para 2 sets a 1.
Mais uma vez o equilíbrio apareceu no início do quarto set. Brasília e Uberlândia trocaram ataques em igualdade até o nono ponto. A partir daí, os mineiros subiram o ritmo e conseguiram um 14 a 11. Assim como no terceiro set, os donos da casa trabalharam na manutenção da vantagem. Sacando bem e quebrando as linhas de passe dos candangos, a equipe laranja colocou sete pontos de frente. O controle seguiu na reta final e selou a vitória na parcial por 25 a 18 e no jogo por 3 sets a 1.
O que vem por aí?
Sem muito tempo para descanso, o Brasília volta à quadra do Ginásio Poliesportivo General Rubens Mário Brum, em Araguari (MG), nesta sexta-feira (24/9). Na segunda rodada do grupo B da primeira fase do Campeonato Mineiro, o time do Distrito Federal mede forças com o Olympico/Apan/Eleva. A partida está marcada para ter bola no alto a partir das 18h, com transmissão ao vivo na internet pela NSports, plataforma parceira da Federação Mineira de Vôlei (FMV).