Por João Marcelo
O segundo dia de jogos paralímpicos de Tóquio-2020 poderia reservar outra estreia de representantes do Distrito Federal e mais uma vez no golbol. As brasilienses Jéssica Gomes e Ana Gabriely Brito fazem parte da seleção brasileira feminina da modalidade que ainda conta com Kátia Silva, natural de Minas Gerais, mas que treina no Centro Olímpico e Paralímpico (COP), em São Sebastião.
Durante a primeira etapa, Brasil e Estados Unidos fizeram um confronto equilibrado, com a seleção verde e amarela abrindo o placar. Mas não durou muito tempo na frente do placar e viu a reação do Estados Unidos, abrindo vantagem. A atleta Jéssica Gomes entrou em quadra no segundo tempo e ajudou a seleção brasileira com dois gols, mas que não foram suficientes para dar a vitória na estreia do Brasil, com o placar finalizando em 6 a 4.
Partida equilibrada do início ao fim
O Brasil começou abrindo o placar com Ana Carolina Custódio. Logo depois a seleção americana chega ao empate com Lisa Czechowski e a virada com Amanda Dennis. O placar foi ampliado próximo dos cinco minutos com o gol de Eliana Mason. Dois minutos depois, a americana marca pela segunda vez para a sua seleção. Aos 8′, Vitória Amorim faz bom ataque e chega ao segundo gol brasileiro. As seleções mantinham os bons ataques, mas o sistema defensivo funcionava e a partida foi para o intervalo com os Estados Unidos na frente.
No primeiro minuto do segundo tempo, a seleção americana voltou a marcar com Amanda Dennis. Aos dois minutos, a atleta brasiliense Jéssica Gomes entrou em quadra e precisou de pouco tempo para marcar seu gol e diminuir o placar para 5 a 3. Aos 7′, Jéssica faz bom ataque e anota mais um gol para o Brasil. Faltando três minutos para o fim, Amanda Dennis marcou pela terceira vez. A seleção brasileira ainda tentou acelerar a partida, mas o placar terminou com 6 a 4 para o Estados Unidos.
O que vem por aí no goalball
As mulheres do Brasil voltam à quadra nesta quinta-feira, 26 de agosto, às 22h30 (horário de Brasília) para enfrentar o anfitrião, o Japão. A seleção brasileira feminina ainda terá pela frente outras duas seleções: Egito e Turquia. E também na próxima quinta-feira, 26 de agosto, às 1h15 (horário de Brasília), a seleção brasileira masculina de golbol enfrentará os Estados Unidos, medalha de prata nos últimos jogos paralímpicos.