Por João Marcelo
Após se classificarem com duas vitórias nas quartas de final sobre Luziânia e Santa Maria, respectivamente, Capital e Real Brasília abriram as semifinais do Campeonato Candango Sub-20, o Candanguinho. Mandando a partida no estádio Metropolitana, os candidatos à final e também concorrentes para a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2022 jogaram às 10h, e já sabendo a data da partida de volta, próximo domingo, 22 de agosto.
A partida começou com o Real Brasília tomando as investidas e tentando abrir o placar, mas pecando nas finalizações. O Capital procurava mais o lado direito de ataque e dos pés de Fredson saiu o lance mais perigoso, mas Gabriel fez boa intervenção. Na etapa final, o Capital foi mais incisivo no ataque, mas desperdiçou duas boas chances com Leozynho. Porém, Brenno não deixou que ficasse zero a zero e conseguiu marcar após falta cobrada na área por James, dando a vitória ao Capital.
Etapa inicial com muitas faltas e apenas uma chance clara de gol
Ainda invicto na competição, o Real Brasília começou procurando os ataques e chegou por três vezes nos cinco primeiros minutos, mas ainda sem chance clara de gol. Aos oito minutos, Igor avançou pela lateral, fez bom cruzamento para a entrada da área e James finalizou, mas a bola subiu demais. Com 12′, Fredson recebeu bom passe de Igor e chutou para fora, longe do gol de Gabriel. Nos minutos seguintes a partida ficou truncada, com muitas faltas e finalizações das equipes.
O gramado bem irregular prejudicava a qualidade técnica da partida e os clubes não conseguiam realizar as jogadas. Somente aos 37′ que ocorreu um lance de perigo. Após ataque pelo lado, Leozynho fez cruzamento, a zaga do Real tenta afastar, mas a bola sobra para Fredson, o meia ajeita e chuta forte, no cantinho, mas Gabriel fez linda defesa. Nos minutos finais, a falta de ataques voltou a aparecer e o árbitro apitou o fim da etapa inicial.
Partida esquenta e Capital faz o único gol do confronto
Aos oito minutos, primeira chance de perigo do Real Brasília na partida. Após levantamento na área, Douglas cabeceou e tirou tinta da trave do arqueiro do Capital, Gabriel. Dois minutos depois, Brenno abre o placar para o Capital. James cobrou falta na área e o centroavante da Coruja só escorou para o fundo das redes de Gabriel. Aos 16′, o arqueiro do Real faz boa intervenção em cruzamento e no rebote Fredson finaliza para fora.
Próximo dos 30′, após dois jogadores, um de cada equipe, caírem no gramado, o árbitro parou o jogo e uma confusão foi iniciada. A partida ficou paralisada por cerca de cinco minutos, diversos cartões foram distribuídos, mas nenhum vermelho. Aos 42′, chance para o Real, mas Gabriel consegue fazer boa intervenção. No minuto seguinte, Índio recebe na entrada da área pelo lado esquerdo e chutou forte, mas a bola subiu muito.
Aos 47′, Leozynho recebeu livre pelo lado esquerdo de ataque, cortou o zagueiro do Real Brasília e chutou rasteiro, quase ampliando o placar. Três minutos depois, em lance parecido, Leozynho teve a chance de aumentar o número de gols do Capital, mas a bola foi na trave. Na última chance da partida, Índio tentou marcar de falta e na cobrança, a finalização foi para o alto. Após sete minutos de acréscimos, o árbitro decretou o fim da partida com vitória para o Capital.
Próxima partida valendo vaga na final e participação na Copa SP
No próximo domingo, 22 de agosto, às 15h, Real e Capital vão fazer a partida de volta do Candanguinho. A Coruja, vencedora do primeiro confronto, pode empatar que consegue avançar. O Real precisa de uma vitória simples para ir à final, já que terminou a fase de grupos à frente do seu adversário. A classificação, além de garantir uma vaga na final, valerá a participação na próxima Copa São Paulo de Futebol Júnior, que será realizada em 2022.
Capital 1
Gabriel, Igor 🟨 (Caio), Felipe Mendes, Cazão, Lucca; Eduardo, Fredson, James; Leozynho (Babau), Fabrício e Brenno ⚽ (Rian).
Técnico: Rogério Mancini
Real Brasília 0
Gabriel, Vitor Sales, Júlio 🟨, Douglas, Mateus 🟨; Miguel, Adryan 🟨 (Ítalo), Índio 🟨, Fernando (Guilherme Alves); Bruninho e Vinícius (Arthur).
Técnico: Gerson Ramos