23.5 C
Brasília
segunda-feira, 25 de novembro de 2024

Duelos entre equipes do DF e MG mostram equilíbrio histórico pela Série A2

Cresspom e Atlético-MG disputarão as semifinais da Série A2 nos próximos fins de semana. Confrontos entre brasilienses e mineiras mostram duas vitórias para cada federação e um empate

- Continua após a publicidade -

Por João Marcelo

Nos dois próximos fins de semanas, mais precisamente em 15 e 21 de agosto, Cresspom e Atlético-MG darão o início a uma vaga na grande final da Série A2 do Campeonato Brasileiro Feminino. As equipes se encontraram mais uma vez nesta atual edição. Porém, os confrontos entre clubes do Distrito Federal e Minas Gerais acontecem desde 2017, ano da criação da divisão de acesso, e o retrospecto entre eles é de bastante equilíbrio.

Até o presente momento, cinco jogos foram computados, um a cada ano. Foram duas vitórias para cada lado e um empate. A paridade ainda se é percebida na quantidade de gols: seis tentos para a capital federal e sete para as mineiras. O Cresspom é protagonista com três participações no confronto e o clube ostenta a maior goleada feita, 3 a 0, mas também o maior número de gols sofridos em um confronto, 4 a 0.

- Continua após a publicidade -

Dois primeiros confrontos tem o Distrito Federal como vencedor

Na edição de número um da Série A2, Cresspom e América fizeram o duelo inaugural entre brasilienses e mineiras no estádio Maria Abadia. A partida válida pela quarta rodada da fase de grupos terminou 3 a 0 para a equipe do Distrito Federal com gols de Erica, Beatriz e Nycole.  As Tigresas do Cerrado terminaram com 15 pontos na fase classificatória, pontuação que as garantiria nas semifinais, mas a perda de seis pontos devido à uma punição do STJD, deixou o time na quinta colocação e eliminado do certame.

No ano seguinte, o Minas Brasília foi o representante da capital no torneio. E mais uma vez, o América era adversário das brasilienses. Dessa vez, o confronto foi em Minas Gerais, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG) pela rodada cinco da fase de grupos. De virada, As Minas venceram por 2 a 1, gols de Andiara e Laíssa para o Minas Brasília e Aninha pelo América. Na competição, a equipe de Brasília foi campeã após empatar as duas partidas com o Vitória-BA e derrotar as baianas na disputa de pênaltis por 4 a 3.

Três duelos com duas derrotas e um empate

Em 2019, o Cresspom novamente representava o Distrito Federal. O adversário agora era o Cruzeiro e o confronto valia pela quarta rodada da fase classificatória. Em casa, no estádio Maria Abadia, as Tigresas do Cerrado foram goleadas por 4 a 0, gols de Kembelly, Miriã (duas vezes) e Paula. O Cresspom terminou na quarta colocação e com a pior participação dos clubes da capital na Série A2 em todas as cinco edições, apenas 26,6% de aproveitamento.

Já no ano passado, o Real Brasília estreava na competição e enfrentou o Atlético na terceira rodada da fase de grupos. A partida terminou empatada em 1 a 1 com gols de Gabizinha para as mineiras e Luciana para as brasilienses. As Leoas do Planalto foram eliminadas na semifinal após perder a disputa de pênaltis para o Napoli, mas garantiram uma das quatro vagas para a elite da competição. As representantes da capital federal terminaram o torneio invictas.

Neste ano, Cresspom e Atlético foram componentes do Grupo E. O estádio Maria Abadia foi mais uma vez o palco do confronto e viu a equipe mineira sair vencedora pelo placar mínimo, gol de Aline, em confronto válido pela segunda rodada da fase de grupos. Agora, as duas equipes terão mais dois jogos pela frente e decidirão quem vai disputar a final da Série A2 contra Red Bull Bragantino-SP ou ESMAC-PA. As quatro equipes citadas neste parágrafo já garantiram as vagas para a elite do futebol feminino.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P