Por João Marcelo
Ocupando duas das últimas três posições do Grupo 5 da Série D do Campeonato Brasileiro, Gama e Porto Velho precisavam vencer para fechar o mês de julho com a esperança de colar nos quatro primeiros colocados. A equipe rondoniense vinha de três empates (dois contra o Nova Mutum e um contra o próprio Gama) e somava oito pontos, no sexto lugar. Já o alviverde candango não vencia há sete jogos (quatro empates e três derrotas) e estava com um ponto menos que seu adversário e na sétima colocação.
Aproveitando-se do mando de campo, o Gama mostrou superioridade no primeiro tempo. Felipe Menezes, Íkaro e Maílson tentaram balançar as redes do Porto Velho, mas não contavam com tarde inspirada de Wellington Santana que salvou a equipe de Rondônia por várias vezes. A etapa final seguiu o mesmo enredo com o arqueiro rondoniense fazendo boa partida, mas nos minutos finais, o atacante Íkaro marcou. Porém, no último minuto, Maurício empatou e deu números finais à partida.
Gama finaliza diversas vezes na etapa inicial, mas não passa pelo paredão Wellington Santana
Mandante, o Gama procurou o ataque logo nos primeiros minutos, mas errava os passes próxima da área e não finalizava. Aos nove minutos, Íkaro recebeu, fez o pivô e girou bem, mas a defesa rondoniense travou o atacante e fez falta. Na cobrança, Felipe Menezes acertou a barreira. Dois minutos depois, mais uma chance em cobrança de falta próxima à area, mas desta vez Íkaro que cobrou. O atacante cobrou bem, no ângulo, mas Wellington Santana salva o Porto Velho, jogando para escanteio.
Aos 13′, na cobrança do escanteio, Felipe Menezes achou José Antônio livre no meio da zaga, mas o lateral gamense finalizou alto e a bola passou próximo ao travessão. Um minuto depois, nova falta na entrada da área. Felipe Menezes foi para cobrança e tirou tinta do travessão do Porto Velho. Com 16′, José Antônio recebeu a bola na lateral, ajeitou o corpo e chutou muito forte, mas o arqueiro rondoniense defendeu, jogando para escanteio. Na cobrança, após bate-rebate, Jefferson chutou forte, mas a zaga afastou.
Aos 28′, após falta cobrada na área, Maurício subiu bem e cabeceou, acertando o travessão gamense. Porém, a arbitragem parou o lance marcando falta do zagueiro rondoniense. Um minuto depois, Everaldo recebeu livre na lateral, avançou e cruzou rasteiro, mas Victor Hugo conseguiu interver bem. Aos 34′, Íkaro cobrou falta rasteira pela lateral esquerda de ataque, mas Wellington fez mais uma ótima defesa para a Locomotiva.
Com 35′, Maurício vacilou na zaga e Maílson recuperou a bola, avançou, entrou na área e chutou rasteiro, mas Wellington salvou o Porto Velho mais uma vez. Aos 40′, bola alçada na área do Gama e Porto Júnior cabeceou, mas a bola saiu fraca e Victor Hugo defendeu sem dificuldades. No último lance da partida, o Gama ainda tentou finalizar de muito longe com José Antônio, mas o lateral chutou para fora e o árbitro da partida encerrou a etapa inicial.
Íkaro abre o placar para o Gama após defesas de Wellington, mas Maurício joga balde de água fria marcando no último minuto pelo Porto Velho
Aos cinco minutos, Íkaro levou a bola para a entrada da área e bate firme, mas Wellington faz uma excelente defesa. Dois minutos depois, Everaldo tentou de muito longe, mas a bola subiu e não assustou a defesa do alviverde candango. Aos 10′, Hugo Almeida recebeu passe e ajeitou para Íkaro, o atacante cortou para o meio e chutou, mas a bola saiu pela linha de fundo. Aos 14′, Everaldo puxou bom contra-ataque e achou Lopeu, que chutou, mas a bola bateu na defesa gamense.
Aos 15′, em excelente contra-ataque gamense, Jefferson tocou para Maílson e o atacante chutou forte, Wellington, novamente, salvou o que seria o primeiro gol do Gama. Dois minuto depois, Emerson Bacas aproveitou desatenção da defesa gamense, entrou na área e bateu colocado, mas tirou um pouco e a bola saiu tirando tinta da trave do goleiro Victor Hugo. Aos 17′, Jefferson chutou mascado e Hugo Almeida ainda tentou desviar, mas a bola saiu sem forças para Wellington defender.
Com 18′, após cobrança de escanteio, a bola sobrou para Jefferson na entrada da área. O meia acertou um linde chute e Wellington conseguiu mais uma incrível defesa na partida. Após boa troca de passes do ataque alviverde, Gabiga acha Hugo Almeida, que finaliza forte e o arqueiro rondoniense não deixa a rede balançar mais uma vez. Aos 32′, Roberto recebeu bom passe e próximo a linha lateral, chutou forte, no cantinho, mas Wellington estava em uma tarde inspirada e salva o Porto Velho.
Aos 38′ foi a vez do Porto Velho chegar ao ataque, mas a bola bateu na defesa gamense. Dois minutos depois, resposta do Gama. Felipe Menezes achou Gabiga pela linha de fundo, o lateral cruzou rasteiro para o meio e Íkaro aproveitou para finalizar para o fundo das redes, abrindo o placar para o alviverde candango. Já no último minuto do confronto, Maurício aproveitou bate-rebate na área após escanteio e empatou a partida, finalizando o confronto com um empate.
Décima rodada com clássico e vice-líder contra o Porto Velho
A 10ª rodada da quarta divisão nacional será com confrontos complicados para as equipes de hoje. O Gama é o primeiro a entrar em campo já no próximo sábado, 7 de agosto, às 15h, para enfrentar seu maior rival, o Brasiliense, no Mané Garrincha. O primeiro clássico, no último 3 de julho, terminou empatado em 0 a 0. Já o Porto Velho enfrentará o vice-líder do grupo, Aparecidense-GO. O time de Rondônia recebe os goianos em seu estádio, o Aluizão também no sábado (7/8) às 16:30.
Gama 1
Victor Hugo; Gabriel, Wallace, Wendel, Gabiga; Paulinho, Carrilho (Hugo Almeida), Felipe Menezes 🟨; Jefferson (Roberto), Maílson (Gabriel) e Íkaro ⚽.
Técnico: Marcelo Caranhato
Porto Velho-RO 1
Wellington Santana 🟨; Everaldo, Jobert, Maurício ⚽, Porto Jr. (Watthiem), Bala; Fagner (Wembley), Sorbara, Panda, Emerson Bacas e Lopeu (Keko).
Técnico: Tiago Batizoco
O Gama jogou bem, foi lutador, acontece que o adverário também é bom e o goleiro deles fez a diferença. Mas enquanto existir chance de classificação temos que acreditar sempre. Sorte pro nosso Gama nos cinco jogos que faltam, com fé em Deus…!!!