Por Lucas Espíndola
Na manhã desta sexta-feira (30/07), Cerrado e Brasília entraram em quadra no ginásio Poliesportivo H. Villaboim, em São Paulo. O confronto marcou a quinta rodada do grupo B da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), o maior campeonato de base da bola laranja no país. Quem se deu melhor foi o Cerrado, que venceu por 98 a 78 e assumiu a terceira posição do grupo, com 80% de aproveitamento. Já o Brasília está na 9ª colocação, com apenas uma vitória em cinco jogos disputados.
O confronto
O clássico que aconteceu na manhã desta sexta-feira foi de certa forma equilibrado. Os três primeiros quartos foram disputados ponto a ponto, com o Cerrado despontando somente no último quarto. A partida começou bastante equilibrada, com as duas equipes propondo o jogo. Os ataques funcionaram muito bem, com quase as duas equipes chegando aos 30 pontos cada uma ao fim do quarto. A equipe verde da capital federal venceu com uma vantagem mínima, 27 a 26.
Os dois times no segundo quarto caíram muito de produção. Os ataques que funcionaram no quarto seguinte, não foram efetivos durante os 10 minutos antes do intervalo. Aí foi a vez das defesas se destacarem e, com o número considerável de arremessos errados, a briga pelos rebotes foi intensa. O segundo quarto terminou em 38 a 37 para o Cerrado, levando a vitória com a vantagem mínima para o intervalo.
Na volta dos vestiários o Cerrado cresceu. A metade do terceiro quarto foi equilibrada, mas as coisas começaram a dar muito certo para o time verde depois de cinco minutos de jogo. A equipe conseguiu abrir uma boa vantagem, deixou o Brasília encostar um pouco mas logo depois voltou a comandar o confronto em São Paulo. O terceiro quarto terminou em 66 a 58.
O Cerrado Basquete terminou de deslanchar no último quarto, já que a vantagem no placar não estava tão alta assim, e poderia ter uma reviravolta nos 10 minutos finais. As duas equipes entraram muito fortes no quarto quarto, e as defesas foram essenciais para que uma equipe não despontasse muito. Porém, o Cerrado mostrou força, abriu mais ainda a vantagem sobre o Brasília e fechou a partida com 20 pontos de diferença, 98 a 78.
O que vem por aí
A próxima rodada acontecerá já no sábado (31/07). O Cerrado entra em quadra para duelar contra o Praia Clube, de Minas Gerais. O jogo será no ginásio Poliesportivo H. Villaboim, às 9 horas. O Brasília vai folgar na rodada, e só voltará a jogar em outro dia de competições do grupo B.