Por Lucas Espíndola
Nesta quinta-feira (29/07), Cerrado e Brasília Basquete entraram em quadra para mais um dia de competições da Liga de Desenvolvimento de Basquete, a maior competição de base da bola laranja no Brasil. Essa rodada ficou marcada pela vitória dos dois times que representam o Distrito Federal. Foi o primeiro triunfo do Brasília, enquanto o Cerrado chegou ao seu terceiro jogo vitorioso em quatro partidas disputadas. Os times voltam às quadras na sexta-feira (30/07), quando fazem o clássico da capital federal na LDB.
Brasília vence Rio Claro em jogo com emoção
O primeiro time do Distrito Federal que entrou em quadra nesta quinta-feira foi o Brasília Basquete. A equipe vinha de três derrotas consecutivas, mas conseguiu o seu primeiro triunfo diante do Rio Claro. Em um primeiro quarto apertado, o clube do DF se deu melhor, vencendo por 17 a 14. O segundo quarto foi totalmente favorável ao Brasília, que não quis saber do seu adversário e passou por cima do time de São Paulo, 45 a 24. Uma bela vantagem do time candango.
Parece que a bronca no intervalo surtiu efeito para o Rio Claro. A equipe voltou melhor à quadra e venceu o terceiro quarto, tirando um pouco da vantagem do Brasília no placar. Porém, o último quarto foi o mais apreensivo para os candangos. Assim como no segundo quarto, mas desta vez o time de São Paulo se dando melhor, o Rio Claro cresceu bastante na partida e varreu o Brasília. O jogo ficou bastante equilibrado e foi definido nos segundos finais. Melhor para o Brasília que venceu por 68 a 63.
Do lado do Brasília o destaque da partida foi Gabriel. O atleta foi o maior pontuador com jogo, marcando 21 pontos. Além disso, pegou 12 rebotes e foi líder também em assistências, quatro ao todo. Cadu também se destacou na partida, sendo o líder em rebotes e dando duas assistências no jogo. Já pelo Rio Claro, Anderson marcou 14 pontos e pegou seis rebotes. Fernando foi o líder de assistências pelo time de São Paulo e ainda pegou 10 rebotes.
Cerrado atropela Basquete Cearense
Às 15:45 foi a vez do Cerrado entrar em quadra pela LDB. O time do Distrito Federal enfrentou o Basquete Cearense, equipe que está na última colocação do grupo B. Os candangos mostraram a sua superioridade durante todo o jogo. O primeiro quarto foi um massacre do Cerrado, marcando mais de 30 pontos somente nos primeiros 10 minutos de partida. No segundo tempo o clube verde não tomou conhecimento do adversário, cedendo apenas quatro pontos aos nordestinos e marcando mais 28 no confronto, 59 a 16.
No terceiro quarto o ritmo do Cerrado deu uma caída, mas mesmo assim o time manteve o alto nível e dominou o quarto inteiro, 77 a 26. A diferença era assustadora e aumentou ainda mais no último quarto. Mesmo crescendo nos 10 minutos finais de jogo, o Basquete Cearense viu o adversário abrir ainda mais a vantagem no placar. Assim como no primeiro quarto, o Cerrado aplicou mais de 30 pontos no quarto quarto, vencendo a partida por incríveis 108 a 51.
O cestinha da partida foi João Marcos, atleta do Cerrado. O jogador marcou 29 pontos, ajudando bastante a construir o placar centenário. Líder em assistências e ajudando bastante nos rebotes, Chamone também se destacou bastante pelo lado candango. Pelo Basquete Cearense, Manoel marcou 12 pontos e deu uma assistência no confronto. Victor foi o que deu mais passes para cesta, seis no total.