Por Danilo Queiroz
Na matinê de terça-feira (6/7), o Minas Brasília colocou em cartaz uma estreia de gala com direito à chuva de gols na estreia do Campeonato Brasileiro Feminino Sub-18. Em Sorocaba (SP), as Mini Minas abriram o grupo A da competição nacional diante do Cuiabá e deram show. Sem tomar conhecimento das rivais, o time candango aproveitou a manhã inspirada e goleou, por 6 a 1.
O Minas Brasília foi soberano durante toda a partida. Inspirado no ataque e consistente na defesa, o time candango construiu o resultado de forma imponente e sem dar nenhuma chance de reação às adversárias. A goleada foi feita no esquema de três vira, seis acaba, em grande atuação de Nathygol, Milena, autoras de dois gols, e Giulia, que distribuiu assistências. O Cuiabá conseguiu descontar apenas no fim do jogo.
Início avassalador
O Minas iniciou a partida no ataque e foi recompensado logo nos primeiros minutos. Aos seis, Jhennifer fez um lançamento na medida e deixou Nathy de frente para a goleira Karol. Na primeira finalização, a arqueira do Cuiabá levou melhor. Na sobra, a camisa nove não perdoou. O time mato-grossense apresentava dificuldades de ameaçar e acabava esbarrando na bem postada defesa candanga.
Aos 24, as Mini Minas ganharam mais tranquilidade. Giulia recebeu na intermediária e arriscou o chute. Bem posicionada, Nathygol fez desvio fundamental para tirar a goleira da jogada e ampliar. Mesmo em desvantagem, o Cuiabá enfrentava resistência da zaga verde a azul. Atacando bem, o time candango chegou ao terceiro no fim do primeiro tempo. Em bela jogada pela direita, Sabrina cruzou, Karol não segurou e Milena empurrou para o gol.
Minas confirma goleada
No segundo tempo, o Minas Brasília voltou de forma frenética. Aos cinco minutos, Giulia cobrou falta com maestria pela ponta esquerda de campo e encobriu a goleira Karol para fazer o quatro. O quinto veio cinco minutos depois. Após cruzamento, a bola ficou viva na área do Cuiabá. Milena dividiu com as defensoras adversários, levou a melhor no pé de ferro e colocou a bola no cantinho direito da baliza.
O sexto gol levou mais quatro minutos para sair. Confirmando a atuação inspirada, Giulia deu mais uma assistência em cobrança de escanteio. Desta vez, quem subiu alto para aproveitar o passe açucarado da companheira foi Jhennifer. O Minas Brasília queria mais e não deixava o Cuiabá passar do meio-campo. Quando o Dourado arriscava, a goleira Janny estava bem posicionada.
Do outro lado, Karol também fez intervenções importantes para impedir um placar ainda mais elástico. Com o placar construído, o Minas Brasília passou a valorizar a posse de bola para manter o resultado. Mas, no apagar das luzes, o Cuiabá chegou ao gol de honra. De longe, Alessandra cobrou falta bem, no alto do gol, e venceu Janny. O tento, porém, não ofuscou a atuação inspirada das candangas na estreia da competição.
O que vem por aí
A goleada diante do Cuiabá colocou o Minas Brasília na primeira colocação do grupo A do Campeonato Brasileiro Feminino Sub-16. Disputada em ritmo frenético, a competição de base irá realizar a próxima rodada na quinta-feira (8/7). No CT Sorocaba 2, as Mini Minas irão medir forças com o Fluminense, que foi derrotado no clássico diante do Flamengo por 3 a 0, às 15h30.
CUIABÁ 1
Karol; Letícia (Fabiana), Alessandra, Loanne e Jeni (Bruninha); Julia Gabrielly, Fernanda (Elisa) e Jenneffer (Nayara Lopes); Laysa, Eduarda (Maria Eduarda) e Joyce (Ana Julia).
MINAS BRASÍLIA 6
Janny; Alê (Ana Flávia), Clarinha, Madu (Laís) e Jhennifer ⚽; Aninha (Vitória Moreira), Milena ⚽⚽ e Giulia ⚽; Sassa, Vitorinha (Vitória) e Nathygol ⚽⚽ (Beatrice).