23.5 C
Brasília
segunda-feira, 25 de novembro de 2024

Em clássico sonolento, Brasiliense e Gama não saem do 0-0

Primeiro tempo modorrento e com várias falhas individuais não foi compensado por uma segunda etapa mais acelerada, mas zerada em gols

- Continua após a publicidade -

Por Bruno H. de Moura

Mais uma vez Brasiliense e Gama se enfrentaram pela Série D do campeonato Brasileiro. Foi o terceiro confronto em dois anos. Se no primeiro em 26/09/2020 deu Gama por 2-1, no segundo, em 21//11/20, Brasiliense 3-0, dessa vez o clássico nº 68 não saiu do placar inicial: 0-0.

Com as ausências de Badhuga e Zé Love, ambos suspensos pelo terceiro cartão amarelo, o Jacaré jogava para voltar à liderança do grupo A5 da Série D do Brasileirão. Já o Gama, com novo treinador e novo volante, Paulinho recém-contratado, atuava pra sair da incômoda 6ª colocação, fora da zona de classificação para próxima fase.

- Continua após a publicidade -

Na primeira etapa, um jogo com várias falhas individuais e pouca criatividade das duas equipes. Maicon Assis e Hugo Almeida, um de cada cor, perderam chances explícitas de gol. Sonolento, o desempenho dos times não representava um clássico de tamanha tradição.

Nos quarenta e cinco minutos finais a partida melhorou, especialmente pelo desempenho ofensivo do Brasiliense que partiu pro ataque. Só que as várias chances criadas, e diversas mudanças – também pelo lado do Gama – não surtiram o efeito desejado. Ao final da partida, um ponto para cada lado, ninguém satisfeito, especialmente o torcedor amarelo e alviverde.

Brasiliense x Gama – Foto: Luã Tomasson

1º Tempo: Falhas individuais mantém o 0-0 5

No início da partida o Gama saiu com mais vontade de sair à frente do placar. Aos 9′, Hugo Almeida recebeu na entrada da área, mas chutou pra linha de fundo. Pouco depois foi a vez de Alan Mineiro desperdiçar oportunidade para o Jacaré no ataque.

Aos 16′, Luquinhas entrou pela esquerda com velocidade na área, cruzou na0 boca da entrada da área, mas na hora de empurrar para fundo da rede Maicon Assis foi travado. Aos 21′, linda jogada pela esquerda de Gabiga que venceu a marcação, viu o espaço, cruzou, a bola passou pelo gol de Edmar Sucuri e sobrou nos pés de Hugo Almeida que perdeu chance impar.

 Após pausa para reidratação, Alan Mineiro achou Victor Rangel na área, ela pegou na coxa do atacante que não matou e a bola foi para escanteio. Já aos 37′ Alan Mineiro recebeu novo passe da esquerda, na entrada da área mandou um tirambaço e a bola foi pra fora.

Aos 44′, cobrança de falta do Gama dentro da área, a bola saiu rolando e o ataque gamense fez duas faltas no goleiro Edmar Sucuri. No rebate, a bola foi rolada pra dentro da área, mas o árbitro anulou pela falta no goleiro do Brasiliense.

Até o apito final o Brasiliense pressionou os flancos do Gama, mas não saiu do zero. Sem Zé Love e Badhuga, a equipe amarela pouco produziu na primeira etapa.

Gama x Brasiliense – Foto: Alan Rones

2º Tempo: Brasiliense controla o jogo, mas não marca

Na troca de tempo os dois treinadores decidiram mudar seus times. Vitor Xavier na vaga de Vitinho no lado verde e Victor Rangel na vaga de Peninha do lado amarelo.

Diferentemente da etapa inicial em que o Gama saiu primeiro para o ataque, o Jacaré foi quem tomou a iniciativa do segundo tempo. Aos 8” Peu chegou pela entrada esquerda, rolou a bola pra Maicon Assis que perdeu outra oportunidade. Já aos 12”, Luquinhas recuperou saída errada do Gama, chutou forte cruzado, mas a bola morreu no lado oposto da linha de fundo.

O Jacaré seguiu na pressão. Em escanteio pela direita, a defesa afastou de dentro da área, mas na sobra Maicon Assis, de fora da área, ajeitou pra perna canhota e chutou forte em cima de Douglas que rebateu. Na jogada seguinte foi a vez de Diogo levar perigo à defesa gamense.

O Brasiliense, que mudara Zotti por Balotelli, criava, mas as finalizações iam para fora ou em cima do goleiro Douglas. Já o Gama mexeu por duas vezes. Carrilho deu lugar para o estreante Paulinho, enquanto Robertinho na vaga de Germano.

A primeira chegada com perigo do Gama se deu aos 20”. Na esquerda, Vitor Xavier chutou de fora, mas sem levar perigo efetivo. Aos 27” Vilson mudou pela quarta vez. Jorge Henrique e Bernardo nas posições de Alan Mineiro e Maicon Assis. Aos 31” foi a vez do treinador Marcelo Caranhato tirar Felipe Menezes e impor Romarinho e sacar Gabriel para Elenilson pelo lado alviverde.

O Brasiliense pressionava o Gama. Por mais de 15 minutos só deu o time campeão candango de 2021. Aos 37” Bernardo de longe arriscou obrigando Douglas a defender de mão trocada. Aos 40”, cobrança de falta para o Gama, na área Elenilson desviou e a bola foi pra linha de fundo. Aos 43”, Michel Platini veio pra campo, Aldo foi pro banco.

Aos 45” Jorge Henrique começou a jogada pela esquerda, mandou pra Luquinhas que da ponta viu Peninha do lado da trave, rolou pro jogador que desperdiçou a oportunidade. 5 de acréscimo. Aos 49”, Michel Platini, que entrou nos minutos finais, ainda teve oportunidade de arriscar algo, mas a pelota sobrou a Douglas.

Brasiliense: 0

Edmar Sucuri; Diogo, Gustavo Henrique, Keynan, Peu; Aldo (Michel Plantini), Zotti (Wagner Balotelli), Alan Mineiro (Bernardo), Maicon Assis (Jorge Henrique); Luquinhas e Victor Rangel (Peninha)

Tec.: Vilson Tadei

Gama: 0

Douglas; Gabriel (Elenilson🟨), Vinícius, Wendel, Gabiga; Wallace, Vitinho (Vitor Xavier), Carrilho🟨 (Paulinho), Hugo Almeida; Felipe Menezes 🟨 (Romarinho) e Germano (Robertinho)

Tec.: Marcelo Caranhato

Arbitragem:

Árbitro Luiz Claudio Sobral
Árbitro Assistente 1 Lehi Sousa Silva
Árbitro Assistente 2 Lucas Costa Modesto
Quarto Árbitro Maguielson Lima Barbosa

- Publicidade -

4 COMENTÁRIOS

  1. Jogo de nível baixíssimo, as duas equipes estão jogando muito mal, o goleiro do Gama é ruim, e o Brasiliense continua sendo aquela equipe que contrata mal e nunca chega a lugar nenhum. Parece que nenhuma das duas equipes conseguirá o acesso para a série C.

  2. E menos de uma semana de trabalho o novo técnico do Gama já deu as cartas e me parece que a diretoria gamense acertou novamente na contratação. Sem dúvida o empate com o Brasiliense, time cheio de estrelas e que estão juntos a bastante tempo, incluindo a comissão técnica, mostra que o Gama pode chegar mais longe na competição.

  3. Teve um lance que ao me ver o goleiro do time amarelo entregou a paçoca e o juiz deu falta que não existiu! Fora isso, gostei dos primeiros 15 minutos do Gama, depois disso o jogo ficou equilibrado! Hugo Almeida não pode perder um pênalti no último lance e agora esse gol feito. 2º tempo time de aluguel foi melhor, Gama recuou muito e pouco produziu! Vamos acreditar até o final! Gama Maior do DF!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P