21.5 C
Brasília
segunda-feira, 25 de novembro de 2024

Com primeira fase no fim, Minas Brasília luta pela permanência na Série A1

Time do DF terá um confronto complicado diante do Palmeiras. Cruzeiro, Botafogo e São José também brigam contra a degola

- Continua após a publicidade -

Por Lucas Espíndola

A primeira fase do Campeonato Brasileiro Feminino Série A1 está chegando ao fim, com uma equipe do Distrito Federal brigando contra o rebaixamento. O Real Brasília já está assegurado na Série A1 do ano que vem (2022), e disputará pela segunda vez na sua história a elite da competição nacional. Já “As Minas” não fizeram uma boa temporada e estão na parte debaixo da tabela. Agora na última rodada do Brasileirão, chegou a vez do Minas Brasília jogar o risco de rebaixamento para longe e permanecer pelo quarto ano seguido na primeira divisão.

O time do DF não terá vida fácil e na próxima rodada, a 15ª e última do Campeonato Brasileiro Feminino Série A1, o time do Distrito Federal receberá o Palmeiras no estádio Abadião. A equipe alviverde está na segunda colocação da competição nacional com 34 pontos, são 10 vitórias e quatro empates durante todo o certame. O esquadrão da capital paulista está invicta no torneio e tem a defesa menos vazada entre todos os clubes, apenas 11 bolas balançaram as redes das arqueiras palestrinas. O Palmeiras ainda busca ultrapassar o seu arquirrival Corinthians, garantindo assim a liderança na primeira fase do Brasileirão.

- Continua após a publicidade -

Luta contra o descenso para a Série A2

O Minas Brasília, que atualmente está na 12ª colocação com 11 pontos conquistados – uma colocação acima da zona de rebaixamento -, brigará na última rodada para permanecer no primeiro escalão do futebol feminino nacional. Para isso, “As Minas” terão que torcer contra Botafogo-RJ (13ª) e São José-SP (14ª), caso não vença o confronto diante do Palmeiras. A tarefa do time da capital federal não será fácil, já que o alviverde vive uma boa fase, além de fazer um campeonato excepcional.

Caso o Minas Brasília consiga os três pontos diante do Palmeiras, o time do DF jogará para bem longe o risco do rebaixamento. Caso isso não aconteça, os dois adversários diretos do time do Distrito Federal (Botafogo e São José) não podem pontuar na última rodada. Em situação parecida com a equipe da capital do país, o alvinegro carioca também terá um jogo dificílimo pela frente. O Botafogo viajará até Porto Alegre-RS para enfrentar o Grêmio. A equipe gaúcha já está classificada para a próxima fase, mas ainda busca melhorar a posição e entrar no G4 do certame.

Já o São José vai entrar em campo contra um adversário teoricamente mais tranquilo, comparando com os oponentes de Minas Brasília e Botafogo. Jogando longe de casa, tendo que viajar para o sul do Brasil, a equipe do interior paulista vai até Caçador-SC enfrentar o Napoli, equipe catarinense que já está rebaixada para a Série A2 do Brasileirão Feminino.

Cruzeiro corre pequeno risco de rebaixamento

O Cruzeiro, que goleou na última rodada o lanterninha da competição por 4 a 0, está na 11ª posição, com 12 pontos. Mesmo com duas posições acima da zona da degola, o time azul de Minas Gerais corre risco de ser rebaixado. Caso duas equipes entre Minas Brasília, Botafogo e São José vençam na rodada e as Cabulosas não pontuem, o Cruzeiro será rebaixado. Na 15ª rodada, a equipe mineira visitará o Santos na Vila Belmiro.

Histórico de confrontos

Na história, Minas Brasília e Palmeiras se enfrentaram apenas uma vez no Brasileirão. No Campeonato Brasileiro Feminino Série A1 de 2020, o Minas Brasília recebeu o Palmeiras no estádio Bezerrão, no Gama. O confronto foi válido pela oitava rodada da competição nacional. Assim como neste ano de 2021, o time alviverde brigava nas quatro primeiras colocações, fazendo com que a equipe fosse favorita no confronto diante do Minas Brasília. Porém, o favoritismo caiu por terra e o time do Distrito Federal surpreendeu. Em um jogo com dois golaços, o placar terminou empatado em 1 a 1. Carla Nunes, para o Palmeiras, e Katrine, para o Minas Brasília, marcaram na partida.

Minas Brasília tropeçou em confrontos diretos

O time da capital federal poderia chegar na última rodada com a vaga na Série A1 assegurada, porém acabou tropeçando nos confrontos diretos contra as equipes da parte debaixo da tabela. Ao todo foram cinco partidas contra Cruzeiro, São José, Botafogo, Napoli e Bahia, “As Minas” venceram apenas uma partida, contra as tricolores baianas. Além disso, foram três derrotas e um empate. Em 15 pontos disputados, o Minas Brasília conquistou apenas quatro.

15ª RODADA SÉRIE A1

Sábado (01/05) – 15 Horas

Minas Brasília x Palmeiras – Abadião
Napoli x São José – CT Água Amarela
Bahia x São Paulo –  Joia da Princesa
Santos x Cruzeiro – Vila Belmiro

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P