Por João Marcelo, direto do Rio de Janeiro
A noite deste domingo, 20 de junho, iniciou com a partida entre as seleções venezuelana e equatoriana. As equipes tinham situações bem parecidas dentro da chave. Enquanto a Venezuela figurava na terceira posição, com um ponto, o Equador não somara ponto até então e ocupava a quarta colocação. Porém, como quatro das cinco seleções do grupo se classificam, as equipes ainda tinham chances de classificação.
Ainda sem pontuar, o Equador começou melhor, procurando abrir o placar ainda na etapa inicial do confronto. Porém, somente no final do primeiro tempo, aos 38, a seleção equatoriana conseguiu balançar as redes com Ayrton Preciado. O segundo tempo contou com mais emoção. A Venezuela empatou logo aos cinco minutos. Com 25, o Equador voltou a vencer parcialmente, mas aos 45 do segundo tempo a Venezuela empata e dá números finais à partida.
Equador joga melhor e sai na frente do placar
A seleção equatoriana começou tomando as investidas da partida. Logo aos dois minutos, Méndez bateu de fora da área depois da zaga venezuelana ter cortado, mas o chute foi para o alto. Três minuto depois, Valencia recebeu bom passe e chutou para o gol. A bola foi pela rede do lado de fora, assustando a zaga venezuelana. A Venezuela chegou ao ataque aos sete minutos em um contra-ataque rápido. O meia Cásseres chutou em direção ao gol, mas a zaga desviou para escanteio.
Aos 18, Cásseres recebe livre na área e tenta marcar de cavadinha, mas Ortíz desvia e Hincapié evita o que seria o primeiro gol do jogo. Seis minutos depois, Estupiñán cruzou e Campana cabeceou rente ao travessão. Com 38 minutos, novamente Estupiñán levanta na área e após bate-rebate, Ayrton Preciado aproveita para empurrar pro fundo do gol, um a zero para o Equador. Na frente do placar, a seleção equatoriana tenta aproveitar o momento e ampliar, mas a partida vai pro intervalo com apenas um gol.
Três gols e emoção até o apito final
À frente do placar, o Equador começou a segunda etapa procurando aumentar o placar. Aos dois minutos, Valencia invadiu a área, mas antes que pudesse finalizar, Adrián Martínez consegue a interceptação. Mas não demorou muito para a Venezuela chegar ao ataque. Com cinco minutos, bela triangulação entre Castillo, Moreno e José Martínez, que terminou com cruzamento de Martínez e cabeçada de Castillo, deixando tudo igual no Rio de Janeiro.
Poucos minutos depois, o Equador chegou com Estupiñán, que cruzou para Campana cabecear para o gol e Fariñez fazer uma linda defesa, evitando o segundo gol dos equatorianos. Aos 24, em cobrança de escanteio de Cásseres, a bola passa por toda a zaga e acerta a trave da defesa equatoriana. No contra-ataque, o Equador volta a ficar na frente do placar. Após jogada em velocidade e defesa de Fariñez, Plata empurra para o fundo do gol e a seleção equatoriana volta a frente do placar.
Aos 32, Valencia teve a chance de fazer o terceiro gol de sua seleção ao ficar cara a cara com Fariñez, mas o atacante equatoriano desperdiçou. Nos minutos finais, a Venezuela buscava o empate, enquanto o Equador queria aumentar o placar e liquidar a partida. Melhor para a Venezuela, que conseguiu empatar aos 45 minutos. Hernández apareceu sozinho na grande área depois de mais um cruzamento e cabeceou para empatar a partida. Aos 50, o Equador ainda teve a chance de empatar, mas Fariñez salvou os venezuelanos.
O que vem por aí
A quarta rodada será de folga para a seleção venezuelana, que só voltará a campo na quinta – e última – rodada contra o Peru no próximo domingo (27) às 18h no estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF). Já o Equador enfrentará a seleção peruana nesta quarta-feira, 23 de junho, às 18h, no estádio Olímpico em Goiânia (GO). O confronto entre as seleções valerá pela quarta rodada.
VENEZUELA 2
Fariñez; González, Velázquez, Adrian Martínez, Del Pino Mago, Cunamá (Hernández ⚽); Castillo ⚽, Moreno (Richard Cellis); José Martínez (Hurtado), Cásseres (Manzano); Aristeguieta (Córdova). Técnico: José Peseiro
EQUADOR 2
Ortiz; Ángelo Preciado 🟨, Arboleda, Hincapié, Estupiñán; Méndez (Noboa), Caicedo 🟨,Mena (Plata ⚽), Ayrton Preciado ⚽ (Fidel Martínez); Campana, Valencia 🟨 (Franco). Técnico: Gustavo Alfaro