Por João Marcelo
A 47ª edição da Copa América, sexta vez sendo sediada em solo brasileiro, terá seu início neste domingo, 13 de junho, com a partida entre as seleções brasileira e venezuelana. O confronto entre os países ocorrerá em um local estreante na competição, o Distrito Federal. Ainda com outras três cidades sedes, a competição contará com as dez filiações da Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL).
A partir das 18h (horário de Brasília) deste domingo (13/06), Brasil e Venezuela dão o pontapé no torneio. O palco será o estádio nacional Mané Garrincha. Será a primeira vez na história da competição que a capital federal sediará uma partida oficial. Em 2019, última edição realizada no Brasil, Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP) foram as cidades escolhidas para os jogos.
Antes ainda, em 1989, o país também foi sede do torneio. Desta vez, a cidade vizinha ao Distrito Federal, Goiânia, em Goiás, esteve entre as selecionáveis. O estádio cedido foi o Serra Dourada e nele foram disputados todos os confrontos do Grupo B (Argentina, Bolívia, Chile, Equador e Uruguai). Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA) foram as outras cidades. As outras três edições realizadas no Brasil (1919, 1922 e 1949) não havia a existência do Distrito Federal.
Brasil quase definido e Venezuela recheada de incertezas
Convocada na última quarta-feira, 9 de junho, a seleção brasileira chega sem desfalques para a partida deste domingo (13). O técnico Tite trabalha com a base de sua escalação dos amistosos, a possível alteração deve ser o zagueiro Thiago Silva começando no banco após recuperação de lesão. Com isso, o Brasil deve ir a campo com Alisson; Renan Lodi, Marquinhos, Éder Militão, Danilo; Fred, Casemiro, Lucas Paquetá; Neymar, Richarlison e Gabriel Jesus.
Se o Brasil está sem preocupações, a Venezuela é o oposto. A seleção comandada pelo técnico português José Peseiro sofreu diversas baixas em sua equipe devido aos resultados positivos de Covid-19. Ao todo foram 12 membros infectados, mas seus nomes não foram revelados. Portanto, a escalação inicial da equipe virou uma incógnita.
Pensando nas outras possíveis perdas, 15 nomes foram convocados de última hora, são eles: os goleiros Luis Romero, Yhonatann Yustiz e Giancarlo Schiavon. Eduardo Ferreira, Diego Osorio e Francisco La Mantía para o sistema defensivo. Leonardo Flores, Christian Rivas, Christian Larotonda e Abraham Bahachille para o meio de campo e Richard Figueroa, Daniel Pérez, Eric Ramírez, Robinson Flores e Jan Hurtado serão os atacantes.
Veja também:
- Copa América: Tite convoca Seleção Brasileira; estreia será em Brasília
- Saúde atualiza situação e casos de covid-19 na Venezuela chegam a 12
- Mané Garrincha “se veste” para a Copa América; veja como está o estádio
Partidas disputadas na capital federal
Além da estreia do torneio, outras sete partidas serão disputadas em Brasília. Na próxima sexta-feira (18/06), Argentina e Uruguai se enfrentam às 21h. A seleção argentina volta a jogar no estádio Mané Garrincha três dias depois, em 21 de junho, às 21h, para enfrentar o Paraguai. Em 24 de junho, também às 21h, Chile e Paraguai se enfrentam em solo candango. Finalizando a fase classificatória, Venezuela e Peru fazem o confronto em 27 de junho às 18h.
Após definidos os classificados para a fase mata-mata, o Distrito Federal receberá mais três confrontos da Copa América. O primeiro ocorrerá em 3 de julho, sábado, às 19h. Será a partida entre o segundo colocado do Grupo A contra o terceiro colocado do Grupo B. Em 6 de julho, terça-feira, às 22h, a segunda semifinal será realizada em terras candangas. E por fim, a disputa do terceiro lugar, em 9 de julho às 21h. Todos os horários citados são de Brasília.
Regulamento da Copa América
São dez seleções filiadas à CONMEBOL divididas em dois grupos de cinco equipes cada. Pelo Grupo A, Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai. No Grupo B, as seleções são: Brasil, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela. Todas as seleções se enfrentam dentro de seus grupos, totalizando quatro jogos cada. As quatro melhores equipes se classificam para as quartas de final.
Após a fase classificatória, as oito equipes classificadas fazem jogos únicos até a grande final, também em um jogo. As quartas de final são divididas em quatro grupos, a saber:
- 2º colocado do Grupo B contra 3º colocado do Grupo A – Quartas 1
- 1º do Grupo B contra 4º do Grupo A – Quartas 2
- 2º do A contra o 3º B – Quartas 3
- 1º do Grupo A contra o 4º do Grupo B – Quartas 4
Semifinais
- Vencedor das quartas 1 contra vencedor das quartas 2
- Vencedor das quartas 3 contra vencedor das quartas 4
Finais
- Vencedores das semifinais