Por João Mendonça
Em confronto direto pela luta contra o rebaixamento, o Minas Brasília recebeu o Bahia no estádio Defelê e, após cinco rodadas, reencontrou a vitória, conquistando três pontos importantes que mantém viva a esperança de continuar na elite do futebol feminino brasileiro em 2022. Com este resultado, o time do Distrito Federal saiu da zona de rebaixamento, e agora soma 11 pontos na competição nacional.
Em um bom jogo, marcado por muita luta e com grandes chances de gol para os dois times, com emoção até o final, o lanterna Bahia teve a chance de abrir o marcador aos 36 minutos do 2º tempo, com pênalti perdido em grande defesa da goleira Karen. Minutos depois o time da casa respondeu com um gol, marcado por Nenê. O tento levou o elenco todo à loucura, inclusive o técnico interino Davih Rodrigues, que comemorou bastante.
Os dois times se lançam ao ataque e criam as melhores chances de gol nos minutos iniciais
Logo aos três minutos de jogo, em erro de marcação da defesa “das Minas”, a atacante Verena, camisa 9, recebeu a bola e, cara a cara com a goleira Karen, bateu para fora, à esquerda do gol, perdendo a melhor chance do Bahia no 1º tempo. Mantendo o ritmo frenético de jogo, a atacante Manu, de apenas 19 anos, após boa troca de passe do time mandante e em boa jogada individual, chuta em cima da goleira Anna Bia, responsável por boas defesas na partida.
Após grandes chances dos times no início da partida, como era de se esperar, o jogo esfriou. Muitos erros individuais das duas equipes que não conseguiam impor o ritmo de jogo. A última chance veio aos 38 minutos. Em bom cruzamento de Suzana, Luana recebe livre de marcação e, praticamente dentro da pequena área, cabeceia para fora, perdendo sua melhor chance de gol na partida.
As mudanças feitas pelo técnico Davih Rodrigues surtem efeito. Pelé e Kati incendeiam o jogo
Assim como aconteceu no 1º tempo, o início da 2ª etapa foi de um jogo franco e com grandes oportunidades para os dois times de abrirem o marcador. Pelé e Kati entraram muito bem no jogo e incendiaram o jogo, dando mais velocidade ao ataque. O time do Minas Brasília pressionava a saída de bola e não dava espaço ao Bahia. Logo aos seis minutos, Anna Bia fez ótima defesa em chute da Kati, que passou por três marcadoras e, de fora da área, chutou a bola no ângulo superior esquerdo.
Aos 15 minutos, em escanteio para o Bahia, a jogadora Eddie cobrou fechado e, se não fosse pela ótima defesa da Karen, teria feito um lindo gol olímpico. Como resposta, o time da casa se lançou ao ataque e, após passe de Kati, Pelé encontrou Nenê livre na grande área que chutou por cima do gol. Aos 29 minutos, outra chance desperdiçada pelo time da casa. A volante Karla recebeu lindo passe de Nenê e, próximo à marca da cal, isolou a bola por cima do gol. Os dois times procuravam o gol a todo momento com muita intensidade. Aos 36′, o árbitro Maguielson – que fez ótima partida, muito seguro em suas marcações – viu toque de mão dentro da área de Dih, número 22, em tentativa de cruzamento da Fabi Ramos. Penalidade máxima para o Bahia.
A atacante Ellen pegou a bola e foi para marca do pênalti. A goleira Karen, que faz grande campeonato, mais uma vez não decepcionou. Mais uma defesa importante que mudou o rumo do jogo. Pulou em seu canto esquerdo e espalmou para grande área, evitando o que seria o gol de desempate da partida, muito comemorado por todo o time e comissão técnica. Após o pênalti perdido pelo Bahia, o time da casa se jogou ao ataque e, apenas cinco minutos depois, Nenê abriu o marcador. Farinon, que veio do banco, deu linda assistência para Nenê que, novamente cara a cara com a Anna Bia, não desperdiçou. Com classe, driblou a goleira e bateu pro fundo do gol, decretando a vitória do time “das Minas”.
O time do Minas Brasília respira no campeonato e se vê fora da zona de rebaixamento
Com a vitória, “As Minas” vão para 11º lugar, ficando fora da zona de rebaixamento e ganhando uma sobrevida no campeonato. Vitória importante para o time de casa que, nas duas últimas rodadas, enfrenta o líder e vice líder do Campeonato Brasileiro Feminino Série A1, Corinthians e Palmeiras, respectivamente. Enquanto isso, o Bahia continua na lanterna do campeonato, com apenas 4 pontos de 39 disputados.
MINAS BRASÍLIA 1
Karen; Dih (Farinon); Luana (Pelé); Suzana 🟨; Jéh; Karla; Manu (Monse); Nenê ⚽; Robinha; Bia; Lay (Kati).
Técnico: Davih Rodrigues.
BAHIA 0
Anna Bia; Nine; Aila (Priscila); Nainara; Rute; Vi; Fabi Ramos; Esquerdinha (Eddie); Roqueline (Geisi 🟨); Ellen(Camila); Verena (Moretti).
Técnico: Igor Moreno.