Por Lucas Espíndola
A última rodada do quadrangular semifinal foi realizado na tarde desta quarta-feira (12/05). O Ceilândia entrou em campo diante do Luziânia no estádio Serra do Lago, em busca da classificação para finalíssima do Campeonato Candango. O Gato Preto, com bastante sede, foi melhor mesmo jogando fora de casa e venceu por 4 a 2. Com este resultado, o Ceilândia avança para a grande final do Candangão, onde enfrentará o Brasiliense.
O jogo começou bastante movimentado e com menos de 10 minutos, dois gols foram marcados no Serra do Lago, ambos do Ceilândia. Felipe Goiano abriu o placar para o Alvinegro e, logo em seguida, Willian ampliou. O Luziânia chegou a diminuir com um golaço do Goduxo, mas o Gato Preto chegou ao terceiro tento ainda no primeiro tempo, com Gabriel Pedra. O segundo tempo foi protocolar, com o Ceilândia marcando o quarto novamente com Gabriel Pedra. O Luziânia ainda teve um pênalti a seu favor, desperdiçado por Goduxo, mas Índio acabou marcando no rebote.
45 minutos recheado de gols
O começo de jogo foi fulminante para o Ceilândia. Logo na sua primeira chegada, o Alvinegro já abriu o placar. Aos 3′, depois de uma dividida, a bola sobrou nos pés de Felipe Goiano, o jogador limpou a marcação e bateu para o gol, a redonda morreu no fundo das redes. Igual a um furacão, dois minutos depois o Gato Preto chegou ao segundo tento. Depois de uma bela troca de passes, Mirandinha tocou para Willian, o camisa número 10 bateu cara a cara com Matheus Lorenzo, não dando chances ao arqueiro azulino, 2 a 0.
O Ceilândia continuou em cima, parecia que estava jogando a partida da vida e quase fez o terceiro com menos de 10 minutos, mas a bola acabou passando perigosamente pelo lado esquerdo da meta adversária. O confronto estava bastante movimentado e aos 14 minutos o Luziânia diminuiu o placar. Em cobrança de falta, Goduxo, de pé esquerdo, mandou no ângulo direito de Diego, uma pintura no Serra do Lago, 2 a 1. Um minuto depois, quase o Alvinegro marcou mais um. Felipe Goiano recebeu dentro da área, ajeitou o corpo e bateu para o gol, mas a pelota saiu pela linha de fundo.
Aos 28′, depois de uma sequência de bolas cruzadas na área, o zagueiro Liel subiu muito alto e cabeceou para o gol, a redonda acabou passando por cima da meta de Matheus Lorenzo. Aos 33′, Willian recebeu dentro da área e finalizou na saída do arqueiro azulino, mas Gabriel Pedra chegou na velocidade e completou para o gol, 3 a 1. Com este tento, toda a trinca ofensiva do Alvinegro marcou na partida. Aos 47′, Rodrigo Raposo encerrou o primeiro tempo de jogo.
Ceilândia amplia e avança para a final
Os primeiros 10 minutos da segunda etapa não tiveram a mesma intensidade do que vimos no inicio de jogo, a primeira grande chegada foi aos 11′, quando Titico finalizou de dentro da área, mas Diego fez a defesa. No lance seguinte, após bola cruzada dentro da área, Gabriel Pedra chegou e mandou de peito para a meta adversária, a redonda morreu no fundo do gol, 4 a 1. Na sequência quase o quinto dos visitantes. Mirandinha arrancou pelo lado esquerdo, invadiu a área e bateu bonito, a pelota explodiu na trave de Matheus Lorenzo.
Depois do último lance de perigo, o jogo deu uma cadenciada, com poucos lances de ataque. A partida ficou mais concentrada no meio de campo e nas intermediárias das duas equipes. Aos 26′, João Pedro arriscou de fora da área, mas a redonda acabou passando por cima da meta de Diego. Aos 30′, Rodrigo Raposo marcou pênalti em cima de Goduxo, após o camisa número seis ser tocado dentro da área. Na cobrança, o lateral bateu de cavadinha, a pelota explodiu no travessão e, na sobra, Índio chegou fuzilando para o gol, 4 a 2.
Perto do final da partida, Igor Pato avançou pela esquerda e bateu forte para o gol, Matheus Lorenzo fez bela defesa e impediu o quinto do Ceilândia. Aos 47′, Rodrigo Raposo encerrou a partida. Com isto, o Ceilândia está na final.
O que vem por aí?
Agora o Ceilândia terá a grande final do Campeonato Candango pela frente. A primeira finalíssima da década acontecerá no próximo sábado (15/05), às 15 horas. Vale lembrar que a decisão será decidida em jogo único, no estádio Nacional Mané Garrincha. Caso haja empate no tempo normal, o confronto será decidido nos pênaltis. O Gato Preto vai em busca da conquista do tricampeonato na história.
Luziânia 2
Escalação: Matheus Lorenzo; João Pedro, Otávio (Vitinho), Gustavo e Goduxo ⚽; Paulista (Wesley), Dadinho, Elifran (Gabriel) e Samuel (Ismar); Romário (índio ⚽) e Titico 🟨.
Técnico: Ricardo Antônio
Ceilândia 4
Escalação: Diego; Dennys, Lucas Frank, Liel (Rodrigo) e Fernandinho; Giovane (Matheus Bochecha), Mirandinha e Werick (Dogão); Gabriel Pedra ⚽⚽, Willian ⚽ (Igor Pato) e Felipe Goiano ⚽🟨 (Carlos Eduardo).
Técnico: Adelson de Almeida