Por Lucas Espíndola
Tudo definido no Grupo C do Campeonato Candango! Na tarde desta terça-feira (20), Taguatinga e Gama entraram em campo brigando por uma vaga na terceira fase do Candangão. Mesmo jogando fora de casa, o alviverde jogou melhor e aproveitou as chances criadas, e acabou vencendo por um a zero. Com este resultado, o Gama chegou aos quatro pontos e conquistou a classificação para a próxima fase do campeonato, por conta dos gols marcados. Já o Taguatinga, que fez uma boa primeira parte de campeonato, acabou eliminado.
Os primeiros 45 minutos de duelo no estádio Serejão foram bem corridos, com boas chances para as duas equipes. Após a parada para hidratação o Taguatinga voltou melhor mas não soube aproveitar as oportunidades, com isso, rolou a máxima: quem não faz, leva. Ueslei aproveitou o rebote do arqueiro Lucas Diniz e abriu o placar para o alviverde. No segundo tempo o Taguatinga teve um jogador expulso, que acabou prejudicando a equipe. A Águia não conseguiu criar boas chances e exagerava nas bolas alçadas dentro da área, não balançando a rede adversária.
Gama abre o placar no final do primeiro tempo
Como era o esperado, o confronto começou corrido. Com menos de um minuto de partida, 19 segundos para ser exato, o Taguatinga deu seu primeiro chute ao gol. Após a defesa do Gama afastar mal, a bola sobrou nos pés de Evanilson, que soltou um balaço para o gol, a pelota acabou desviando na marcação e saiu pela linha de fundo. Aos três minutos o alviverde respondeu. O lateral Fernando carregou a redonda fora da área e resolveu arriscar de longe, a bola acabou passando por cima da meta de Lucas Diniz.
Mesmo jogando fora de casa, o Gama buscava bastante o ataque, já que só a vitória interessava ao Periquito. Aos 10′, João Gabriel cobrou falta e mandou a bola dentro da área, Marcão subiu e cabeceou de forma venenosa para o gol, a redonda explodiu na trave direita de Lucas Diniz. Aos 14′, Ueslei limpou a marcação e finalizou para a meta adversária, mas o arqueiro do Taguatinga encaixou com tranquilidade. Apesar do jogo corrido, depois dos primeiros 15 minutos de jogo não tiveram chances claras de gol.
A Águia voltou com mais vontade depois da parada para hidratação e começou a pressionar o alviverde. Aos 31′, quase o time da casa abriu o placar. Após lateral cobrado em direção à área, a bola sobrou para Everton, o camisa 23 girou e chutou para o gol, a bola desviou na marcação e foi para fora. Alguns minutos depois o Gama respondeu, com Marcão cabeceando depois de escanteio cobrado, mas a pelota saiu por cima da meta adversária. Já que o Taguatinga não aproveitou as chegadas ao ataque, a equipe visitante aproveitou.
Aos 40′, Caíque ganhou da marcação e bateu para o gol na altura da marca do pênalti, a bola explodiu em Lucas Diniz e, na sobra, Ueslei só teve o trabalho de empurrar para o fundo das redes, um a zero. A entrada de Everton no ataque do Taguatinga foi muito boa, a equipe criou diversas chances, mas pecava no último toque antes da finalização. Aos 50′, o árbitro Maguielson Lima deu números finais ao primeiro tempo de jogo.
Alviverde segura o resultado
Logo no início da segunda etapa o Gama perdeu a oportunidade de marcar o segundo tento na partida. O centroavante Caíque recebeu belo lançamento, matou no peito, limpou um marcador e o goleiro, mas na hora de finalizar, Lucas Diniz se recuperou e conseguiu tirar a pelota dos pés do atacante alviverde. Aos 10′, quem quase marcou foi o Taguatinga. Evanilson cobrou escanteio fechado, Matheus espalmou por cima da meta, quase um gol olímpico no Serejão.
Logo em seguida o Gama respondeu. Mirray tocou para Caíque, o centroavante ajeitou o corpo e mandou um petardo para o gol, a bola acabou raspando o travessão de Lucas Diniz. Aos 14′, foi a vez da Águia assustar. Evanilson cruzou, a redonda sobrou para Itagol que finalizou para a meta de Matheus, mas João Gabriel colocou a perna na frente, mandando pela linha de fundo. Quando o relógio marcava 25 minutos, Vandinho foi expulso, após dar um carrinho em Gaminha.
O Taguatinga tentava chegar ao gol de empate, mas mal conseguia criar uma chance clara para empatar a partida, o Gama estava mais próximo do segundo tento do que a Águia do primeiro. Aos 43′, Gaminha tocou para Ueslei, o camisa número sete finalizou de dentro da área, a redonda acabou passando rente à trave direita de Lucas Diniz. O árbitro Maguielson Lima encerrou a partida aos 51 minutos de jogo.
O que vem por aí?
Com a classificação para a próxima fase, o Gama volta a campo já no próximo final de semana. Porém, ainda não tem um adversário definido, já que ainda teremos que aguardar o outro classificado do Grupo D, que será conhecido nesta quarta-feira (21/04). Eliminado do Candangão, Taguatinga agora não terá mais jogos oficiais em 2021, tendo que aguardar o próximo Campeonato Candango.
Taguatinga 0
Escalação: Lucas Diniz; Denilson, Luan (Daniel Guerreiro), Daniel Felipe e Evanilson; Jefão, Hugo🟨 e Matheus Rogério (Zé Henrique); Vitinho🟨 (Everton), Itagol (Lucas Victor) e Vandinho🟨🟥.
Técnico: Junior Araujo
Gama 1
Escalação: Matheus; Fernando, Igor, Marcão e João Gabriel. Filipe Werley (Kasado), Lira🟨 (João Vitor) e Mirray🟨 (Gaminha); Ueslei⚽, Daniel Alagoano (Gustavo) e Caíque🟨 (Igor Paim).
Técnico: Victor Santana