Por Lucas Espíndola
Na tarde deste domingo (18/04), Capital e Ceilândia entraram em campo no estádio Mané Garrincha para a segunda rodada do Grupo D. Bastava uma vitória para o time da casa se classificar para a terceira fase, enquanto para o Gato Preto bastava um empate para continuar respirando no Campeonato Candango. Com o jogo terminado empatado em dois a dois, o Coruja agora soma quatro pontos, e ainda não está matematicamente classificado. Já o Ceilândia somou o primeiro ponto na segunda fase do Candangão, e ainda tem chances de avançar na competição.
Com o jogo bem corrido e bastante movimentado, as duas equipes não tinham medo de atacar. Em uma parte dos primeiros 45 minutos, o Capital foi superior ao Gato Preto, mas o time alvinegro chegava com perigo nos contra-ataques. No fim do primeiro tempo houve um pênalti a favor do Coruja, convertido por Romarinho. A segunda etapa foi emocionante. O Capital abriu dois a zero, com Leozynho. De forma heroica, o Ceilândia diminuiu com Wisman e empatou aos 50 minutos com Lucas Frank.
Jogo movimentado e com boas chances
Os primeiros 10 minutos de jogo foram bem corridos, com as duas equipes chegando ao campo de ataque e buscando o gol. Mas não era para menos, já que o jogo era decisivo. Se o Capital vencesse a partida, se classificaria para a próxima fase e o Ceilândia ficaria pelo caminho. Mesmo com as duas equipes buscando a todo instante o ataque, pecavam muito no último toque antes da finalização, não levando perigo à meta do adversário.
A primeira finalização com perigo aconteceu aos 20 minutos de jogo. O centroavante Pitio limpou a marcação e resolveu arriscar da intermediária, Diego voou e defendeu em dois tempos. Um minuto depois, Wester arriscou de fora da área, o arqueiro alvinegro espalmou para a linha de fundo, dando um escanteio para o Capital. Aos 25′, o Ceilândia encaixou um belo contra-ataque, mas na hora de finalizar o lateral Dennis pegou mal na bola e a redonda saiu pelo lado esquerdo de Léo Rodrigues.
Aos 27′, Victor Carvalho mandou um torpedo do meio de campo, Diego espalmou para fora. Cinco minutos depois, Mateus Bochecha cobrou falta para a equipe do Ceilândia, mas o goleiro Léo Rodrigues defendeu com tranquilidade. Aos 38′, David Souza recebeu bela enfiada, o atacante invadiu a área e chutou para o gol, a pelota explodiu em Diego e foi para linha de fundo. Aos 41′, após cobrança de escanteio, Islan subiu muito alto e cabeceou para o gol, obrigando o arqueiro alvinegro a fazer bela defesa.
No fim do primeiro tempo, o árbitro Luiz Aniceto marcou pênalti em cima de Roberto Pitio. Todos os jogadores do Ceilândia que estavam em campo foram reclamar com a arbitragem. Romarinho foi para a cobrança da penalidade máxima e converteu para o Capital, um a zero. O Ceilândia até tentou empatar ainda nos primeiros 45 minutos, mas não conseguiu ser efetivo em sua chegada com perigo. Aos 48′, o árbitro Luiz Aniceto encerrou a primeira etapa.
Ceilândia guerreiro empata no final
O segundo tempo mal começou e o Ceilândia teve um jogador expulso. Após tomar o segundo amarelo, depois da bola bater na mão de Liel no meio de campo, em seguida o juiz o advertiu com o cartão vermelho. Aos 9′, Wester avançou pelo lado direito e rolou para Geovane, o meia bateu forte para o gol e Diego defendeu. Em seguida, depois de cobrança de escanteio, Islan cabeceou e novamente o goleiro alvinegro espalmou para fora.
Aos 12′, Cabralzinho cobrou falta para o Capital, a redonda explodiu no travessão. Aos 17′, quase o Coruja marca o segundo na partida. Romarinho bateu falta perto da meia lua, a bola bateu novamente no travessão de Diego. Um minuto depois, Leozynho recebeu dentro da área, o camisa 18 bateu para a meta adversária, tirando do goleiro do Ceilândia, dois a zero. Aos 22′, Victor Souza recebeu pelo lado direito do campo de ataque e mandou um canudo para o gol, a bola acabou saindo pela linha de fundo.
Aos 27′, mais um jogador foi expulso. Após a bola tocar na mão de Victor Souza, o árbitro deu o segundo amarelo e posteriormente o vermelho. No lance seguinte, quase o Ceilândia diminuiu o placar. Após cobrança de falta direto na área, um bate e rebate se instaurou na área do Capital, até a bola sair pela linha de fundo. Aos 37′, o árbitro marcou pênalti para o Ceilândia, após a pelota bater no braço do defensor. Na cobrança, Wisman bateu no meio da meta adversária, diminuindo o placar, dois a um.
O fim de jogo prometia, já que bastava um tento para o Ceilândia voltar a respirar na competição. Aos 44′, após bola alçada na área, Wisman cabeceou por cima do gol de Luan. Aos 50′, no finalzinho da partida, o Ceilândia empatou. Após cruzamento para dentro da área, Lucas Frank cabeceou forte para o gol, sem chances para o arqueiro do Capital, dois a dois. O árbitro Luiz Aniceto encerrou a partida no lance seguinte.
O que vem por aí?
Na última rodada da segunda fase do Candangão, a terceira, os dois times entram em campo no mesmo dia e no mesmo horário. Quarta-feira (21/04), aniversário de Brasília, às 15:30 no estádio Serejão, o Capital visita o Brasiliense. Já o Ceilândia jogará em seus domínios, no estádio Abadião, diante do Santa Maria. As duas partidas serão muito importantes, já que irão definir os classificados para a terceira fase.
Capital 2
Escalação: Léo Rodrigues (Luan); Wester, Islan, Vitor Carvalho e Romarinho ⚽; Leandro Bulhões🟨 (Miguel), Geovane e Cabralzinho (Felipe Cirne 🟨); Victor Sousa 🟨🟥, David Sousa e Roberto Pitio 🟨 (Leozynho⚽🟨).
Técnico: Rogério Mancini
Ceilândia 2
Escalação: Diego; Dennis, Lucas Frank⚽, Liel🟨🟥 e Mateus Bochecha; Klécio 🟨 (Wisman ⚽), Werick 🟨 e Giovani; Gabriel Candin (Mirandinha), Willian (Dogão) e Matheus Silva (Fernandinho).
Técnico: Adelson de Almeida