Por Lucas Espíndola
O Campeonato Candango de 2021 reservou uma particularidade para quem o acompanha. O Samambaia, clube que foi campeão da Segunda Divisão do Distrito Federal em 2020, regularizou dois jogadores sérvios para a disputa do Candangão. Um deles, o atacante Djordje Susnjar, estreou pelo time verde e amarelo, inclusive marcando três tentos. O dianteiro estava no Macva Sabac, da Sérvia. Susnjar já passou pelo futebol da Bielorrúsia, Suíça, Letônia e Montenegro.
Nascido em Ruma, município localizado na província de Voivodina, ao norte da Sérvia e com uma população de 54.141 habitantes, Djordje Susnjar é o nome da vez no futebol Candango. O atacante de 29 anos apareceu no Boletim Informativo Diário da CBF (BID) um pouco antes da partida contra o Capital, onde o Samambaia saiu derrotado no estádio Abadião. O sérvio estava nas arquibancadas naquela oportunidade, onde até foi abordado pelo narrador Diego Marques, no intervalo da partida.
O dianteiro debutou no Candangão contra o Formosa no estádio Defelê, onde começou entre os 11 iniciais. A estreia de Susnjar foi muito boa e repercutiu em diversas páginas de futebol nas redes sociais. O sérvio marcou três gols no confronto, um no primeiro tempo e dois no segundo, ajudando a Cobra Cipó em sua primeira vitória na competição, além da maior goleada no torneio em 2021, 6 a 1. Diante do Santa Maria na quinta rodada, Djordje saiu aos 38 do primeiro tempo após sentir o joelho direito.
O técnico do Samambaia, Claudio da Silva, falou um pouco sobre o atacante. “Ele está treinando com a gente há mais de um mês. É um jogador muito inteligente, sabe jogar e faz o que a comissão técnica pede. Na estreia ele fez o que sabe como atacante: gols. A comunicação é bem tranquila. Ele entende e fala um pouco do nosso português”, disse o treinador.
Bate papo rápido com Susnjar
O Distrito do Esporte conversou brevemente com o sérvio. No bate papo, Djordje Susjanr falou sobre suas pretensões no Samambaia e como veio parar no futebol brasileiro. “Vim para ajudar o clube a se classificar para os playoffs do Campeonato Candango. Estava na Sérvia e pintou a oportunidade de vir para ajudar o Samambaia”.
Quando foi perguntado se surgiu algum interesse de outro clube brasileiro no futebol do europeu, o sérvio foi simples e direto, sem rodeios. “O interesse surgiu, mas por enquanto não tenho nada oficial”, explicou o atacante. Como o bate papo foi bem rápido e Susnjar estava com o tempo corrido, só deu tempo de mais uma questão.
No fim da conversa, Djordje Susnjar foi perguntado sobre o seu futuro no Brasil após o contrato com o Samambaia. “Por enquanto é importante para mim lutar pelos playoffs do Candangão. Se isso não acontecer, gostaria de jogar em um clube mais forte. Gosto da cultura e da forma de jogar o futebol daqui”, finalizou o dianteiro.
Samambaia Europa F.C.?
O Leste europeu está em peso na Cobra Cipó. Djordje Susnjar é apenas um dos quatro jogadores internacionais do clube. Segundo o Blog Drible de Corpo do Correio Braziliense, isso se deve a uma parceria com uma empresa com sede na Inglaterra, onde um dos sócios é um empresário sérvio. Além do atacante, o Samambaia acertou com o goleiro Stefan Djordjevic, que jogou contra o Santa Maria na quinta rodada do Candangão. Robert Bolozan e Bogdan Petrescu, ambos da Romênia, também estão no elenco.
O que vem por aí?
A última rodada do Campeonato Candango está marcada para acontecer no próximo final de semana, no sábado (10/04) às 15:30. O Samambaia irá até o estádio Abadião para enfrentar o Ceilândia, que já está classificado para a segunda fase do Candangão. Já a Cobra Cipó precisa de uma vitória e torcer contra o Luziânia para permanecer na primeira divisão do torneio local.