Por Danilo Queiroz
A palavra de ordem do Samambaia no retorno à elite do futebol candango foi mistério. Durante o mês de janeiro, o presidente do clube, Neimar Frota, apareceu somente para criticar o novo modelo de disputa do Campeonato Candango. Até meados de fevereiro, detalhes do time não entravam na pauta. O “blefe” do dirigente da Cobra-Cipó foi revelado somente em 11 de fevereiro, dias antes da bola rolar.
Em uma página no Instagram vinculada ao futebol de base do clube, um texto assinado pela assessoria de imprensa do clube amarelo e verde anunciou as 20 contratações para a temporada e o nome de um técnico carioca como comandante do time no Candangão. Indo na contramão do discurso do dirigente, a página registrou que o elenco treinava nas dependências do Clube da Saúde desde 17 de janeiro.
Na versão oficial do Samambaia, a preparação durou 34 dias antes da estreia, marcada para o próximo domingo (21/2), às 15h30, no estádio Abadião, em Ceilândia. O clube, porém, não divulgou maiores detalhes das atividades realizadas. Mesmo assim, um amistoso realizado pelo clube foi “vazado”. Rival no jogo, o Taguatinga anunciou que venceu a Cobra-Cipó, no último domingo (14/2), por 2 a 1.
O grupo campeão da Segunda Divisão de 2020, na campanha que garantiu o retorno do Samambaia para a elite do futebol candango foi totalmente desmanchado. Os atletas se espalharam, basicamente, por outros times do Candangão. Formado basicamente por jovens atletas, o grupo tem apenas cinco nomes da capital federal. Os demais foram contratados de equipes ao redor do Brasil.
O comandante será Cláudio Pinduca, de 61 anos. Com boa parte da carreira realizada em clubes de divisões inferiores do Rio de Janeiro, o treinador aceitou o desafio de treinar o Samambaia na primeira aventura no futebol do Distrito Federal. Em terras cariocas, esteve no Gonçalense-RJ como auxiliar-técnico durante conquista do título da Série B2 do Estadual. Em 2019, trabalhou no Bela Vista-RJ.
Elenco do Samambaia para o Candangão 2021
Goleiros: Marcelo e Stefan;
Zagueiros: Alan Ferreira, Igor, Hiago e Rukelyson;
Laterais: João Arthur, Hurick e Samuel;
Volantes: Fernando e Wesley;
Meias: Cleison, Thiago, Vinícius Rochinha e Yuri;
Atacantes: Arthur Portella, Cristopher, Jair, Kauê, Kelvin e Lucas.
Técnico: Cláudio Pinduca