Por Bruno H. de Moura
O cancelamento, em cima da hora, do jogo entre Gama vs Santos-AP fez a Confederação Brasileira de Futebol e as direções de Gama e Santos terem de se virar nos 30 para arranjar local, data e horário para o jogo. Agora, o jogo será no domingo, 24/01/2021, às 16h, no estádio Mangueirão, em Belém do Pará.
Faltando poucas horas para o jogo desta quarta-feira, às 16h, no estádio Zero, na capital mapaense, o governo local emitiu um decreto de lockdown, proibindo “competições de esportes coletivos e eventos em estádios de futebol, ginásios, quadras poliesportivas, praças e/ou qualquer atividade esportiva que provoque aglomeração de pessoas”.
O Presidente da Federação Amapaense de Futebol (FAF) é Roberto Goés, conhecido político da região. Ex-deputado federal e ex-prefeito da capital, Macapá, Roberto é primo do atual governador, e está em seu quarto mandato seguido na FAF. Não há notícias se Roberto Goés já sabia, ou foi consultado, da decisão de seu primo de proibir eventos esportivos no dia do jogo do Santos com o Gama.
Governador deu “aval especial” no meio da tarde
O time candango já estava no estado e chegou a treinar no campo do Zero, ontem, para ambientação ao local. Tudo em vão. Cancelada a partida, as partes começaram a se movimentar para arrematar a nova data do confronto, que vale vaga para a próxima fase da competição regional.
Após a repercussão do adiamento da partida, em decorrência do decreto proibitivo publicado no dia do jogo – marcado há meses – o governo local procurou uma solução em cima da hora. Diretores do Gama foram consultados sobre realizar a partida às 18h de hoje. A proposta chegou às 15h, três horas antes da partida e depois do time desmobilizar-se para o jogo. As partes sugeriram marcar às 10h30 de amanhã (21/01), mas o governo local não assentiu.
Clubes queriam jogo no DF
Das opções, a CBF, mandachuva dos jogos, preferiu uma solução que facilita o seu lado, mas prejudica o Gama. A partida ficará a 2 mil kms de distância para o periquito e 331 kms para o time macapaense. Quem passar do confronto já fica em Belém para enfrentar o Remo, no meio da semana que vem. É a CBF quem banca os custos de hospedagem e avião dos clubes.
As direções de Santos-AP e Gama preferiam que o jogo viesse para o DF. A capital federal, além de ser bem localizada, vem recebendo partidas da Copa Verde do Amazonas, em decorrência da crise sanitária manauara. Fast-AM e Manaus-AM mandam seus jogos no Defelê, estádio do Real Brasília, na Vila Planalto.
O Serra do Lago, em Luziânia, era a praça favorita. Mané Garrincha e o próprio Defelê seriam opções viáveis. O Bezerrão passa por tratamento no gramado. Mas a CBF preferiu a solução paraense.
IMT 04CVE-20 - 20.01.21 - MUDANÇA JOGO SANTOS X GAMA