22.5 C
Brasília
sexta-feira, 4 de outubro de 2024

Memória DDE: relembre as participações do Brasiliense na Copa Verde

Relembre todas as campanhas do Jacaré na competição que envolve clubes de diversos estados brasileiros

- Continua após a publicidade -

Por Victor Parrini

Como já se sabe, 2020 foi um ano totalmente atípico, devido à pandemia do coronavírus. E toda essa crise sanitária, que parou o mundo, também influenciou bastante no calendário esportivo, inclusive, com o adiamento da Olimpíadas de Tóquio, que deveria ser realizada no último ano. Da mesma maneira, a edição de 2020 da Copa Verde acontecerá no primeiro semestre de 2021. Um dos representantes do futebol candango na competição é o Brasiliense, que fará sua estreia nesta quarta-feira (20/1), diante do Vitória-ES, no Serejão. Dessa maneira, o Distrito do Esporte fez um levantamento das participações do Jacaré na competição.

A primeira edição da Copa Verde foi realizada em 2014, com 16 equipes iniciando na fase oitavas de final, em jogos de ida e volta. Naquele ano, Brasília e Brasiliense representaram o futebol do Distrito Federal. Por sua vez, o Jacaré iniciou sua campanha diante do Interporto-TO, vencendo os dois confrontos por 2×0, garantindo a vaga na fase seguinte do torneio. Nas quartas de final, a equipe amarela encarou o Vilhena-RO, vencendo a primeira partida por 1×0, e a segunda por 4×3.

- Continua após a publicidade -

Classificado às semifinais, o Brasiliense ficou frente a frente com o Brasília, que também realizava uma ótima campanha no torneio. No primeiro confronto, o Jacaré conquistou uma importante vitória, por 2×0, porém, na segunda e decisiva partida, a equipe amarela foi surpreendida, ao ser derrotada por 3×0, pela equipe que seria a campeã daquela edição da Copa Verde. Com isso, acabava ali a participação do Brasiliense na Copa Verde 2014 que, até hoje, foi a melhor participação da equipe de Taguatinga em toda a competição.

Após ser semifinalista e ter terminado entre as quatro melhores equipes de toda a edição de 2014, o Brasiliense ficaria três temporadas (2015, 2016 e 2017) sem disputar a Copa Verde. Nesse ínterim, sem muitos compromissos oficiais, o Jacaré disputou apenas o Campeonato Candango, mas também sem muito sucesso.

Em 2017, após uma ótima campanha no Campeonato Candango, que resultou no título da competição, que não vinha desde 2013, o Brasiliense garantiu o direito de disputar a Copa Verde em 2018. Dessa maneira, a equipe amarela iniciou sua trajetória já na fase oitavas de final, quando encarou o Atlético de Itapemirim-ES. Contudo, apesar da empolgação, o Jacaré foi derrotado na primeira partida por 2×1, e na segunda por 3×2, o que acabou culminando em sua eliminação.

Na última edição da Copa Verde, realizada em 2019, o Brasiliense também não conseguiu ir longe. A equipe do Distrito Federal iniciou sua participação naquele ano, na primeira fase, quando encarou o Vitória-ES – adversário da equipe amarela na próxima quarta (20/1) -, empatando as duas partidas em 0x0, o que levou a decisão para os pênaltis, com o Jacaré avançando à fase seguinte. Portanto, já nas oitavas de final, o Brasiliense enfrentou o vizinho Goiás, com um empate sem gols na primeira partida. No segundo confronto, a equipe esmeraldina não tomou conhecimento e superou a equipe do DF por 4×1. O resultado acarretou, mais uma vez, nas oitavas de final, no término da participação do Brasiliense na Copa Verde daquele ano.

Agora, pensando na edição 2020 da Copa Verde, que acontece em 2021, o Brasiliense se prepara para encarar novamente os capixabas do Vitória, adversários da equipe candanga em 2019. Portanto, a expectativa entre os torcedores é alta, pois o time conta com jogadores vitoriosos e experientes, como é o caso do artilheiro da equipe, o atacante Zé Love, além do comando técnico do treinador Vilson Tadei. Vale reforçar, a partida acontece nesta quarta-feira (20/1), às 15h30, no estádio Serejão, em Taguatinga.

- Publicidade -

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P