Por Victor Parrini
Com o Maracanã à disposição da Conmebol para a preparação para a final da Libertadores, o Flamengo buscava outros locais para a realização do confronto diante do Palmeiras, pela elite do Campeonato Brasileiro. Dessa forma, na noite da última segunda-feira (11/1), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou a realização do clássico nacional no estádio Mané Garrincha, no próximo dia 21 de janeiro, às 19h.
A escolha do estádio na capital federal partiu primeiramente pelo fato de que na rodada 30, o Flamengo vai até Goiânia enfrentar o Goiás, o que facilitaria a logística da vinda até Brasília. Outra opção natural para a equipe rubro-negra seria o estádio Nilton Santos. Vale ressaltar também, a proximidade que a equipe carioca tem com a cidade, o governo, além de seu patrocinador master, o BRB, com sede na capital federal.
Flamengo e Palmeiras voltarão a se enfrentar no Mané Garrincha pela primeira vez, desde 5 de junho de 2016, também pelo Campeonato Brasileiro. Na ocasião, o verdão foi quem levou a melhor, pelo placar de 2×1. Fora de campo, o encontro ficou marcado pela confusão entre as torcidas organizadas das duas equipe, que deixou feridos e presos.
Já a última vez que o Flamengo veio até Brasília foi em 16 de fevereiro, quando enfrentou o Athletico-PR, pela Supercopa do Brasil, vencendo por 3×0 e garantindo o título. Por outro lado, na última vez que jogou no Mané Garrincha, em 25 de junho de 2019, o Palmeiras venceu o Botafogo, por 1×0, em partida válida pelo Brasileirão daquele ano.
Portanto, Flamengo e Palmeiras estarão frente a frente novamente em Brasília, desta vez, sem público, para um confronto importante, pela parte de cima da tabela, que envolve remotas possibilidades de título, além de vaga para a Libertadores. Como já dito, a partida acontece na quinta-feira, próximo dia 21 de janeiro, às 19h, pela 31ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.