Por Bruno H. de Moura e Olavo David Neto
O Formosa Esporte já tem os dois primeiros nomes para o Candangão 2021. João de Deus, atacante destaque da equipe no ano passado, retornará ao Tsunami do Cerrado, enquanto Edu Amparo chega ao futebol do Distrito Federal. A informação foi confirmada em primeira mão ao Distrito do Esporte pelo novo presidente do time, Marcelo Ribeiro, e pelo próprio João de Deus, hoje em Santa Catarina.
João de Deus fez 5 gols nos 13 jogos disputados com a camisa alviverde no ano passado. Em 2020, assumiu a posição de principal atacante após Jessuí, principal contratação do Formosa na temporada passada, decepcionar no ataque. Agora, João de Deus chega como reforço chave do elenco.
“Esse ano, mais ambientado com a cidade e com o clube, com a torcida e com a camisa ele vai render muito mais. Nós conhecemos já a característica desse jogador e vamos trazer jogadores para auxiliar para que ele possa ser cada vez mais efetivo”, disse Marcelo sobre o retorno de João de Deus.
João de Deus conversou, com exclusividade, com a reportagem do Distrito do Esporte. Segundo o atacante, o objetivo do time será a busca pelo título. Atualmente, João joga pelo Navegantes de Santa Catarina. O time disputa a Copa Santa Catarina que começa em 14/01. Na melhor das hipóteses para o Formosa João estaria liberado em 27/01. Marcílio Dias (que ainda disputa a Série D), Juventus, Concórdia, Tubarão e Joinville, ao lado do Navegantes, jogam por uma vaga na Copa do Brasil.
Outro reforço do time vem do Nordeste. Eduardo Amparo, de 34 anos e passagens por Cuiabá, Vila Nova, River-PI, Pelotas, Batatais e outros times do interior, será opção para o novo treinador da equipe – ainda não confirmado. Amparo nunca jogou no DF e estava no Imperatriz do Maranhão. Em 2020 fez 25 jogos, 15 pelo Imperatriz e 10 pelo União Rondonópolis. Marcou 4 gols, todos pelo time de Mato Grosso. O atleta é meia ofensivo, destro, e foi campeão da divisão de acesso do Gauchão em 2018 pelo Pelotas.
Pingue-pongue com João de Deus
João de Deus: Estou feliz por retornar. Pretendo fazer um bom campeonato, chegar em cima na tabela. Ano passado a gente tinha esse pensamento e fez história, há nove anos o Formosa não chegava numa semifinal. A tendência é só melhorar. Quero chegar e dar o meu melhor para levar o título neste ano.
Distrito do Esporte: Você comentou no final do ano que tinha quatro propostas. Quais eram e por que escolheu o Formosa?
JD: Recebi proposta do Ceilândia, do Taguatinga, Capital e o Victor Santana me contatou para me levar para o Gama. No meio disso, o Formosa apareceu também. Eu já conhecia o pessoal que assumiu lá, eles fizeram uma proposta, e eu vi que tem até um bom time, forte, montando time para chegar.
DDE: Qual jogador contratado te motivou a vir?
JD: Eu ainda não posso te falar. É segredo. É um time que está ficando forte e vocês vão ver na apresentação do elenco. Ainda não tem data.
DDE: Quando você se apresenta?
JD: Estou em Santa Catarina, vou jogar a Copa Santa Catarina – campeão na CdB. Acaba no final de janeiro.
DDE: Algum recado para a torcida?
JD: Eu tenho que falar que estou feliz por voltar. Eles me conhecem, podem confiar no meu trabalho.