Por Bruno H. Moura
A Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) está cogitando diminuir o número de clubes participantes no Campeonato Candango. Através de comunicado oficial publicado no site, a entidade convocou os clubes filiados para, próxima terça-feira (1º/12), apresentar a apreciar propostas para a possível redução de times do torneio local. Se aprovada, a medida passaria a valer na temporada de 2020.
Apesar de ter especificado a pauta da Assembleia Geral Extraordinária (AGE), a FFDF não deu maiores detalhes da proposta que será levada para apreciação dos clubes filiados. Segundo apuração da reportagem, a ideia iniciar é propor a redução de 12 para 10 times na divisão principal com número de rebaixados, 2 ou 1, ainda a se discutir.
Conforme o estatuto da entidade máxima do futebol candango, a aprovação de qualquer medida colocada em votação é feita com o aceite da maioria simples das agremiações associadas.
Alteração no formato é possível
Principal torneio de clubes do Distrito Federal, o Campeonato Candango conta com a participação de 12 clubes. Obrigatoriamente, qualquer mudança no regulamento do torneio local só pode ser feita após duas temporadas da manutenção do formato. Como o atual já vigora desde a temporada 2016, não há nenhum outro empecilho para a mudança ocorrer em 2022, bastando somente a aprovação da proposta da FFDF.
Para 2021, o formato da competição será definido em Conselho Arbitral. A tendência, porém, é que a fórmula de disputa dos últimos anos seja mantida. Em Assembleia Geral Ordinária realizada em 17 de novembro, os clubes candangos aprovaram o calendário e mantiveram o número de datas reservadas para o Candangão em 16, o que sinaliza a intenção de preservar o modelo atual.
O calendário aprovado prevê o início do Campeonato Candango entre 13 e 20 de fevereiro. Já o segundo jogo da grande final ficou marcado para 23 de maio. Já a Segunda Divisão do torneio local está prevista para acontecer entre 15 de agosto e 26 de setembro. Última competição do ano, o Candangão Feminino foi agendado para ser disputado entre 3 de outubro e 5 de dezembro.
“Se aprovada, a medida passaria a valer na temporada de 2020.” Como assim?
Discordo disso! O campeonato já é tão desprezado. Penso que deveriam fazer algo para atrair torcedores. Dessa maneira é que os poucos torcedores vão se afastar dos estádios.