Por Bruno H. de Moura
O futebol vistoso do Gama voltou a se esvair. Em partida truncada na noite deste domingo (08/11), a equipe candanga tomou pressão em quase todo o primeiro tempo da partida contra o Caldense, em Poços de Caldas. No final da primeira etapa, a equipe visitante equilibrou a situação da partida, mas não mudou o placar. No segundo tempo, chances criadas dos dois lados, mas a falta de eficiência pesou para o placar.
O Gama entra numa descendente após chegar a incríveis 92% de aproveitamento no torneio e perdeu a liderança do grupo A6 para o seu maior rival, o Brasiliense. O time se prepara para receber o Villa Nova de MG em uma sexta-feira 13.
Primeiro Tempo: Caldense começa pressionando e Gama se recupera
Não foram os visitantes quem partiram para o ataque nos primeiros minutos. Nas 5 primeiras passadas do relógio coube à Caldense pressionar. Tevez, Matheus Guarujá, Gabriel e Nathan comandavam a pressão inicial do time chamado de veterana.
A primeira boa chance do Gama ocorreu com Andrei Alba ao cobrar falta dentro da área, a bola ia em direção do ângulo esquerdo do goleiro, mas o goleiro atento afastou para escanteio. Na cobrança a bola foi para fora. Aos 22′ cruzamento de David Souza , no bate e rebate esquerdinha cabeceou para o chão e a bola foi para fora.
Dois minutos depois, boa jogada da Caldense pela direita, Gabriel recebeu o cruzamento dentro da área e na hora do toque foi interceptado pela defesa do Gama que botou a bola a escanteio. Na cobrança a veterana desperdiçou a boa chance. Ainda no ataque, cruzamento da esquerda para dentro da área, Gabriel Tonini cabeceou no travessão.
Nathan, novamente pela direita, foi para dentro, viu Matheus Guarujá que recebeu o passe e tentou encobrir o goleiro Rodrigo Calaça, quase conseguindo. A pressão era só da Caldense. Pelas pontas e em cruzamentos a equipe de Poços de Caldas atormentava a defesa gamense.
Somente na reta final do primeiro tempo os comandados de Vilson Taddei entraram no jogo. Aos 38′ o Gama teve boa chance de escanteio, dentro da área Emerson tocou, mas a defesa espanou. Em novo escanteio, Andrei Alba cobrou, no bate rebate a bola sobrou para Gustavo que mandou a bola para linha de fundo. Aos 40 minutos, cruzamento de Gabriel parou na defesa da Caldense. Aos 44′ Andrei Alba cobrou falta perigosamente, obrigando Neneca a espalmar para lateral.
Segundo Tempo: Chances para os dois lados, zero gols
Sem mudanças, os times voltaram ao segundo tempo com sinais trocados. A Caldense esperava boas oportunidades de ataque, enquanto o Gama partia para a zona de ataque
Aos 4” cruzamento do Gabriel da direita, esquerdinha livre pegou mal na bola e ela foi para linha de fundo. Um minuto depois Andrei Alba, novamente na bola parada, lançou a bola em busca de Nunes, mas ela morreu direto na linha de fundo. Aos 8”, dentro da área, Gustavo Henrique caiu dentro da área, mas o arbitro alagoano nada deu.
Sentindo a queda de produção do time mandante, Marcus Grippi sacou Tevez e Matheus Guarujá para entrada de Gabriel Esteves e Vinícius. Aos 11”, Andrei Alba em outra cobrança de falta fez bom cruzamento para a cabeça de Emerson colocar para fora, levando grande perigo a meta da Caldense.
O 5º colocado na tabela do grupo A6 melhorou com as alterações. Por duas oportunidades Caio Ribeiro invadiu a área, mas na hora de finalizar o time da Caldense falhava. O Gama apresentava momentos de queda e momentos de concentração. Criava-se chances pelos lados, mas o chute a gol era exceção.
Aos 30”, Andrei Alba lançou a bola dentro da área, Nunes, Emerson e Gustavo passaram rente a bola que foi para fora. Aos 34” foi a vez da Caldense cobrar bola para fora. Aos 36″ belo contra-ataque da Caldense, Gabriel recebeu cruzamento e chutou em cima de Calaça que impediu o primeiro gol do jogo.
Vilson Taddei mexeu pela primeira vez aos 38″. Romário substituiu Andrei Alba, enquanto Michel Platini deixou Esquerdinha no banco. Já Marcus Grippi tirou Tonini e botou Caivano. O jogo seguia truncado, com chances criadas e desperdiçadas em ambos os alviverdes. Marco Damaceno deixou o campo para Bruno Oliveira entrar.
Aos 48″, Nunes rolou de dentro da área para Romário que chegava de longe, o atacante chutou forte e colocado no canto esquerdo e viu a bola ir para fora. Não havia tempo para mais nada, apenas para o árbitro alagoano apitar o fim da partida e o segundo empate do Gama na Série D 2020.
O que vem por aí
Vilson Taddei terá 5 dias para preparar o Gama. O time receberá o Villa Nova na próxima sexta-feira, às 15h, no estádio Bezerrão. Já a Caldense joga no mesmo dia no Ronaldão às 19:30 diante do mineiro Tupynambás.
Ficha técnica
Caldense: 0
Iago Neneca; Morais, Guilherme Martins, Filipi Souza, Caio Ribeiro; Gabriel Tonini (Caivano), Lucas Silva, Marco Damaceno (Bruno Oliveira), Nathan; Tevez (Gabriel Esteves), Matheus Guarujá (Vinícius)
Tec.: Marcus Grippi
Gama: 0
Calaça; Gabriel, Emerson, Gustavo, Julio Lima; Wallace, Everton, Andrei Alba (Romário); Esquerdinha, David Souza, Nunes.
Tec.: Vilson Taddei
Arbitragem: Francisco Carlos do Nascimento (AL); Helen Aparecida Gonçalves Silva Araujo (MG) e Augusto Magno de Ramos (MG)
Não tem como fazer qualquer comentário negativo acerca da atuação do time. Esses atletas são verdadeiros heróis, pois estão trabalhando há 7 meses sem salário. Sou torcedor do Gama, mas não ficaria 2 meses trabalhando nessa situação.