Por Lucas Espíndola
Após uma semana muito conturbada, com greve dos jogadores alviverdes e com apenas um treinamento em conjunto, o Gama entrou em campo na tarde deste sábado (31) para enfrentar o Tupynambás, em partida válida pela 10ª rodada da Série D. O time do Distrito Federal perdeu pela primeira vez na competição, após a equipe visitante fazer 3 a 1 dentro do estádio Bezerrão. Mesmo com a derrota, o alviverde candango permanece na liderança do grupo 6, com 25 pontos.
O primeiro tempo no Bezerrão foi de muita correria e boas chances, principalmente nos 30 iniciais. Em um intervalo de quatro minutos saíram dois gols. Quem marcou primeiro foi o Tupynambás, com um golaço marcado por Marcos Alemão. Logo em seguida, o artilheiro do Gama empatou a partida, 1 a 1. Na segunda etapa quem se deu melhor foi o time visitante, que marcou dois gols com Fabinho Alves e Wellington, que decretaram a vitória da equipe mineira.
Primeira etapa muito movimentada
Assim como em todos os jogos, o Gama começou o jogo com maior posse de bola e tomando iniciativa em busca de marcar o primeiro gol. Com menos de dois minutos, o alviverde já teve sua primeira pelota alçada na área, após cobrança de falta pelo lado direito, mas sem perigo ao gol de Arthur. A primeira finalização dos gamenses foi aos três minutos de partida. Andrei Alba recebeu a redonda fora da área, o meia ajeitou a bola e chutou para a meta adversária, mas o arqueiro do time mineiro acabou defendendo o arremate.
Na primeira chegada perigosa do Tupynambás, saiu o gol. Aos 11′, Marcos Alemão pegou a bola na altura do meio de campo e, um pouco depois do círculo central, resolveu soltar a bomba de muito longe. A pelota teve o endereço certo, e entrou no ângulo esquerdo da meta de Rodrigo Calaça, 1 a 0 para o time mineiro. Mas logo em seguida, exatamente depois de três minutos, o Gama empatou a partida no estádio Bezerrão.
Aos 14′, Everton recebeu belo passe vindo da intermediária, o camisa número sete que, estava dentro da área, rolou para o meio e achou Nunes, o centroavante alviverde limpou dois marcadores e bateu para o gol, 1 a 1. Esse foi o 19º tento marcado pelo atacante na temporada. Aos 22′, quase o Tupynambás marca o segundo. Nunes fez bela jogada pelo lado direito e cruzou rasteiro para dentro da pequena área, Ygor chegou de carrinho e quase empurrou a bola para a rede.
O jogo, até então, estava movimentado e aos 29′ quase outra pintura no Bezerrão. O goleiro Arthur lançou para Lucas, que recebeu a bola no meio de campo e foi carregando até a entrada da área. O camisa número dois tirou dois defensores e arrematou para o gol, a redonda passou tirando tinta da trave direita da meta gamense. Aos 38′, Vitor Xavier chutou de fora da área, a redonda passou por cima da meta do Tupynambás. Aos 46 minutos o árbitro encerrou o primeiro tempo no estádio Bezerrão.
Gama perde diversas chances e Tupynambás aproveita
Os 45 minutos finais começaram com o Gama tentando chegar com perigo ao gol do time mineiro, em busca da virada. Só que a primeira chegada perigosa aconteceu somente aos 10 minutos do segundo tempo. Pelo lado direito, Vitor Xavier invadiu a área e encheu o pé em direção ao gol de Arthur, a bola saiu ao lado da trave direita, quase o segundo gol do alviverde candango. Aos 13′, novamente o camisa número 20 arriscou para a meta adversária, mas a redonda saiu pela linha de fundo, sem assustar o arqueiro do time mineiro.
Aos 17′, o Tupynambás pulou na frente do placar novamente. Nunes cruzou para Fabinho Alves que, sozinho na pequena área, chutou meio de voleio para a meta gamense, Rodrigo Calaça até tirou a bola mas a redonda já tinha cruzado a linha do gol, 2 a 1. Até o momento do segundo tento do time mineiro, o Gama era melhor na partida. Depois do gol o Tupynambás cresceu, e atacava bastante mesmo jogando fora de casa.
Aos 30′, quase o empate da equipe candanga. Esquerdinha deu bom passe para Vitor Xavier, o atacante cruzou para Nunes que cabeceou por cima do gol de Arthur. No lance seguinte, uma falta perigosa foi cobrada para dentro da área, a pelota foi na cabeça de Wallace que acabou jogando para fora. Diversos jogadores do Gama correram até o juiz, reclamando de um possível pênalti em cima do volante gamense. O jogo se tornou um ataque contra defesa, com o time do DF em cima do Tupynambás.
Depois de tomar uma longa pressão do time da casa, aos 42′ o Tupynambás fez o terceiro gol na partida. Fabinho Alves deixou David Souza na saudade e rolou a bola para Wellington, o atleta que entrou na segunda etapa fuzilou para a meta de Rodrigo Calaça, a bola bateu no travessão e entrou, 3 a 1. O Gama até tentou diminuir o placar, mas atacava sem sucesso. Aos 50 minutos, o árbitro encerrou a partida.
O que vem por aí
Já classificado para a próxima fase do Brasileirão Série D, o Gama, na rodada seguinte, viajará até Poços de Caldas, para enfrentar a equipe da Caldense. O jogo acontecerá apenas no final de semana que vem, no domingo (8) às 19:30. Já o Tupynambás receberá em sua casa o time do Villa Nova, no sábado (7) às 16 horas.
Gama 1
Escalação: Rodrigo Calaça; Gabriel (David Souza), Gustavo, Emerson e Julio Lima; Wallace, Andrei Alba (íkaro) e Esquerdinha; Everton, Vitor Xavier e Nunes.
Técnico: Vilson Tadei
Tupynambás 3
Escalação: Arthur; Lucas, Eduardo, Marcos Alemão e Adriano Silva (Diego); Coquinho, Vinicius Leonel (Gustavo) e Bruno Vieira (Welligton); Nunes, Ygor e Fabinho Alves.
Técnico: Gilberto Humberto Silveira
Infelizmente o Gama perdeu.
Acredito que foi por nao terem treinado na semama e faltou físico na segunda etapa. Devido a greve por falta de salários.estao honrando essa camisa lindissima.que consigam essa diretoria resolver isso ao jogadores.