Por Lucas Espíndola
Na noite desta quinta-feira (1/10), o Brasiliense voltou a pontuar no Brasileirão Série D. Com um jogador a mais em boa parte do jogo, o time amarelo conquistou um ponto no empate contra o Bahia de Feira, que terminou 1 a 1. Com esse resultado, o Jacaré permanece na quarta colocação com quatro pontos. O time do Distrito Federal poderia até ter conquistado a terceira posição, porém a equipe do Atlético Alagoinhas venceu seu confronto diante do Palmas, em partida que aconteceu simultaneamente ao jogo do Brasiliense.
O primeiro tempo teve de tudo: confusão, expulsão, pênalti e gols. Logo na primeira metade dos 45 iniciais, Jefferson Bruno abriu o placar para o Bahia de Feira. Marcos Aurélio, após muita confusão, cobrou um pênalti a favor do Jacaré, e converteu. Já o segundo tempo não teve muitas emoções. Com algumas chegadas perigosas para os dois lados, Bahia de Feira e Brasiliense não marcaram na segunda etapa, terminando o jogo empatado.
Primeiro tempo muito movimentado na Bahia
Os minutos iniciais foram bem disputados, com as duas equipes trocando passes buscando o ataque, mas sem levar perigo à meta adversária. Aos 7′, aconteceu a primeira finalização da partida. Wagner Balotelli arriscou da intermediária, mas a bola acabou passando por cima do gol de Alan. Dois minutos depois, quem chegou com perigo foi o Bahia de Feira. Jarbas cobrou falta pelo lado esquerdo do campo, a pelota foi em direção ao gol de Fernando Henrique, que deu um tapinha para a linha de fundo.
Depois da primeira chance de perigo, o Bahia de Feira abriu o placar. Aos 15′, depois de rebote do goleiro Fernando Henrique, Jerfferson Bruno chegou batendo na bola dentro da área, o arqueiro do Jacaré não conseguiu fazer a defesa, 1 a 0 para o Tremendão. Aos 18′, quase o empate do Brasiliense. Após falha da defesa do time da casa, Luquinhas chutou para o gol, Alan acabou espalmando para o meio da área, na sobra, Mariano bateu fraco, e o goleiro do time baiano encaixou com tranquilidade.
Ulteriormente ao primeiro gol do time da casa, o Brasiliense partiu pra cima em busca do empate. Em um intervalo de cinco minutos, o Jacaré teve quatro chances de jogar a bola na área, duas através de escanteios e outras duas oportunidades após cobranças de falta na intermediária, causando um alvoroço na defesa baiana. Aos 30′, quase uma pintura em Feira de Santana. Marcos Aurélio bateu falta com classe, o goleiro Alan voou no ângulo, e espalmou a redonda para fora.
Aos 33′, uma grande confusão se instaurou no gramado da Arena Cajueiro. Depois de falta cobrada à favor do Brasiliense, Jefferson Bruno, que estava na barreira, tirou a bola com a mão. O árbitro, primeiramente, marcou falta fora da área. Após a marcação, o juiz Diego Fernandes consultou os dois bandeirinhas, além de conversar com o quarto árbitro. Posteriormente à consulta, o juiz expulsou o camisa número 10 do Bahia de Feira, e assinalou pênalti a favor do Brasiliense. A cobrança do pênalti aconteceu apenas cinco minutos depois e, Marcos Aurélio, que não tinha nada a ver com a confusão, bateu muito bem no meio do gol, 1 a 1.
Segunda etapa com algumas chegadas perigosas, mas sem gols
A primeira chance do segundo tempo foi do Bahia de Feira. Aos 2 minutos, Capone chutou de fora da área, a bola passou tirando tinta do travessão do gol de Fernando Henrique. O Brasiliense respondeu logo em seguida. Luquinhas invadiu a área e finalizou, a pelota bateu no marcador e sobrou para Jeferson Maranhão, o meia ofensivo chutou cruzado e foi novamente para o atacante Luquinhas, na hora da batida para o gol, Alan saiu da meta e evitou a virada da equipe amarela.
A fim de dar mais mobilidade para o ataque e pressionar mais ainda o time da casa, o técnico Edson Souza colocou Romário e Neto Baiano no início da segunda etapa, buscando a virada para o time do Distrito Federal. Aos 18′, o Brasiliense chegou outra vez com perigo ao gol adversário. Após cobrança de escanteio pelo lado direito, Badhuga subiu no segundo andar e cabeceou para o gol, o goleiro Alan fez a defesa tranquilamente.
Aos 22′, outra oportunidade para o time amarelo. Sandy, que entrou no segundo tempo, chutou de fora da área, a bola tinha endereço certo, porém, o arqueiro do Tremendão fez bela ponte e espalmou para linha de fundo, mais uma boa chance para o Brasiliense. Três minutos mais tarde, o Bahia de Feira mandou uma bola na trave, com Jaildo. Quase o time baiano marcou o segundo gol na partida. Mesmo com a sede de vitória das duas equipes, os 45 minutos finais foram menos movimentados do que a primeira etapa.
Aos 34′, Luquinhas recebeu dentro da área, o atacante ajeitou o corpo e bateu cruzado de pé direito para o gol, a bola saiu de mansinho rente a trave direita da meta do Bahia de Feira. Aos 40 minutos, Menezes cobrou falta da intermediária, o goleiro Fernando Henrique deu um tapa para linha de fundo. Quando o relógio marcou 50 minutos, o árbitro Diego Fernandes encerrou a partida em Feira de Santana.
O que vem por aí
Na próxima rodada, que será a quarta da competição nacional, o Brasiliense irá receber outro time da Bahia, dessa vez é o Atlético Alagoinhas. A partida acontecerá no domingo (4/10), às 15 horas, no estádio Serejão. O confronto marcará o retorno do Jacaré ao estádio localizado em Taguatinga, após longos sete meses longe de sua cancha.
Bahia de Feira 1
Escalação: Alan; Menezes, Paulo Paraíba, Jaildo; Jarbas, Jefferson, Cazumba, Capone, Ebinho (Léo Porto), Jeovane, Danilo (Judicael) e Jair.
Técnico: Arnaldo Lira
Brasiliense 1
Escalação: Fernando Henrique; Diogo (Esquerdinha), Badhuga, Keynan, Fernandinho; Bruno Lima, Balotelli (Sandy), Marcos Aurélio (Romário); Jeferson Maranhão (Renatinho), Luquinhas e Mariano (Neto Baiano).
Técnico: Edson Souza
Se continuar jogando o futebol que está jogando, vai continuar na série D
Não adianta dominar e não ganhar. Vi o jogo pelo mycujoo e não vi tanto domínio assim. Os jogadores do Brasiliense parece que jogam sem vontade. Não vão chegar a lugar nenhum. O Gama, apesar dos problemas financeiros, tem outra postura. Acredito mais no Gama.