20.5 C
Brasília
terça-feira, 26 de novembro de 2024

O quarteto final: Minas Brasília terá quatro jogos para garantir a permanência na elite

Equipe comandada por Rodrigo Campos enfrentará Corinthians-SP, Iranduba-AM, Cruzeiro-MG e Internacional-RS

- Continua após a publicidade -

Por João Marcelo

Próximo do desfecho da fase classificatória do Brasileirão Feminino, o Minas Brasília vive situação complicada na tabela, uma posição acima da zona de rebaixamento. Somando 11 pontos, oriundos de três vitórias, dois empates e seis derrotas, a última contra o Kindermann por seis a um, a equipe do Distrito Federal terá quatro confrontos visando a manutenção na Série A1. Dentre eles, dois serão contra os primeiros colocados e outros dois contra adversários diretos no rebaixamento.

Na próxima quarta-feira (30/09) às 15h no estádio Bezerrão, o Minas Brasília terá o confronto mais complicado dos quatro, o líder Corinthians-SP. O alvinegro paulista lidera a competição com 30 pontos, conquistados com dez vitórias nas onze possíveis. O único revés do clube paulista foi contra o São Paulo-SP por 2 a 0 em 29 de fevereiro, antes da pandemia do coronavírus.  O Timão tem o terceiro melhor ataque com 30 gols marcados, atrás de Santos (31) e Kindermann (34), e a melhor defesa, apenas seis gols sofridos.

- Continua após a publicidade -

Na 13ª rodada, o Minas Brasília terá um confronto direto na luta contra o rebaixamento, o Iranduba-AM. A partida ocorrerá na Arena da Amazônia em 5 de outubro, uma segunda-feira às 16h. A equipe amazonense abre a zona de descenso com dez pontos, um a menos que o time de Rodrigo Campos. Assim como o Minas, o Iranduba conquistou três vitórias,  todas fora de casa, mas perdeu sete, enquanto o clube do DF perdeu seis.

Na penúltima rodada, a 14ª, o Minas Brasília jogará novamente fora de casa. Desta vez, o clube faz uma viagem mais curta, irá até Belo Horizonte enfrentar o time do Cruzeiro-MG. A partida, que será disputada no estádio das Alterosas, está marcada para 10 de outubro, sábado, às 20:30. O time mineiro está uma posição acima do Minas, em 11º lugar, com 13 pontos. Foram cinco jogos em casa, vencendo dois e perdendo três. Fora de casa foram duas vitórias, um empate e mais três derrotas.

Para fechar a fase de grupos, um velho conhecido: o Internacional-RS. Ainda sem definição de data e horários, provavelmente em 14 de outubro, sabe-se que será em casa, o estádio Bezerrão. A equipe gaúcha ocupa atualmente a terceira colocação, com 24 pontos e apenas uma derrota, para o líder Corinthians, no certame. Foram anotados 23 gols, seis deles feitos por Byanca Brasil, artilheiro do clube na competição, e apenas dez sofridos, média de menos de um gol por jogo.

Curiosidades dos adversários

Corinthians-SP

Certamente o mais complicado dos quatro jogos finais. A equipe, vice-campeã nacional em 2019 e campeã em 2018, costuma fazer excelentes fases classificatórias. De 2017, ano em que foi vice-campeão, para cá, foram 54 jogos com apenas três derrotas. Ainda venceu 46 vezes e empatou sete, um aproveitamento de 89,5% em fases de grupos. Neste ano o aproveitamento é ainda melhor, foram 30 pontos em 33 disputados, totalizando 90,9% da pontuação possível.

Iranduba-AM

O clube amazonense receberá o Minas Brasília em sua casa, a Arena da Amazônia. Até a publicação desta matéria, o Iranduba havia feito cinco jogos como mandante e perdeu todos eles (3 a 0 para o Santos-SP, 3 a 1 para o São José-SP, 2 a 0 para o Cruzeiro-MG, 3 a 1 para o Flamengo-RJ e 2 a 0 para o Corinthians). No Brasileirão Feminino do ano passado, o Minas Brasília venceu o Iranduba pelo placar de 1 a 0, gol de Nycole, no estádio Maria Abadia em Ceilândia.

Cruzeiro-MG

Apesar de estar próximo da zona de rebaixamento, terá confrontos mais tranquilos que o Minas Brasília. Tirando a equipe brasiliense, as mineiras enfrentarão Avaí/Kindermann-SC, Ponte Preta-SP e Audax-SP. As equipes paulistas que o Cruzeiro enfrentará estão na zona de rebaixamento. O Audax soma quatro pontos, com vitória apenas sobre a Ponte Preta, e está na 14ª posição. Já a Ponte Preta é a lanterna sem nenhum ponto somado e pode ser rebaixada já nesta rodada. A macaca marcou apenas três gols e sofreu 50, pior defesa da competição.

Internacional-RS

É o adversário mais conhecido do Minas Brasília. As duas equipes disputaram a Série A2 em 2018 e compuseram o mesmo grupo na fase de classificação, o Grupo 1. Naquele ano, o Internacional-RS foi o único time a vencer a equipe do Distrito Federal por 2 a 0. “As Minas” terminaram campeãs e o clube gaúcho, terceiro colocado, também garantindo vaga após desistência do Rio Preto-SP. No ano passado, já na Série A1, outra vitória do Colorado por 2 a 0, que foi eliminado nas quartas de final para o Flamengo-RJ.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P