Por Bruno H. de Moura
O Cruzeiro do DF manteve, integralmente, a promessa feita aos seus torcedores em fevereiro de 2020. Como anunciado pela diretoria do clube no começo do ano, o veteraníssimo treinador José Lopes de Oliveira, mais conhecido como Risada, estará à frente do plantel do Carcará na Segunda Divisão local.
Risada é o treinador que mais vezes comandou o azulino em toda a sua história. Dentre as passagens pelo clube a mais recente foi no ano passado, quando o time ficou na 7ª colocação e não conseguiu o tão sonhado acesso. O melhor trabalho de Risada no Carcará nessa década foi o vice-campeonato da Segunda Divisão do DF em 2014, quando sucumbiu para o Samambaia na final do torneio.
José Lopes de Oliveira acumula quatro vitórias na segunda divisão desde 2001, com o Brasília, até o mais recente, em 2010, pelo CFZ. Desde 1997 é o treinador, isoladamente, com mais títulos da competição, sendo seguido por Marquinhos Carioca (2008 e 2018) e Sílvio de Jesus (2007 e 2011). Ano passado Vandinho Silva no Paranoá levantou o caneco e em 2018 foi a vez de Hugo de Almeida dar outro título para o Capital.
A primeira partida do Cruzeiro na competição candanga será contra o Brasília fora de casa.