Por Danilo Queiroz
O Distrito Federal está na rota do projeto social do lateral-direito Léo Moura. Nesta segunda-feira (21/9), o jogador manifestou ao Governo do Distrito Federal (GDF) o desejo de viabilizar um pólo do seu projeto social em solo candango. As conversas aconteceram em reunião realizada no Palácio do Buriti com as presenças do governador Ibaneis Rocha e da secretária de Esporte, Celina Leão, que prometeram empenho na ação.
O jogador e outros integrantes do Instituto Léo Moura Sports estão na capital federal e conheceram algumas instalações e possíveis endereços disponíveis para concretizar a iniciativa, que daria vida a uma escolinha de futebol para crianças e jovens brasilienses. Um dos locais indicados pelo GDF para abrigar o projeto utilize as instalações do Taguaparque, em Taguatinga.
Entusiasta da ação de Léo Moura, o governador Ibaneis Rocha se mostrou animado com a possibilidade. “O Taguaparque tem uma boa localização e fica próximo de várias regiões administrativas como Ceilândia, Águas Claras e Estrutural. Nós fizemos uma revitalização no parque no ano passado e o local é um ótimo espaço para receber este projeto”, disse o chefe do Executivo do DF.
Em conversa com o site da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL/DF), Léo Moura contou que o projeto é a realização de um sonho de quando era criança. “Sempre tive o vontade de ter um projeto social. Na infância não tive oportunidades e falei para o meu pai que no dia em que virasse profissional eu iria realizar essas ações. Sei o quanto a garotada é carente de oportunidades e hoje eu posso concretizar esse sonho”, projetou.
A iniciativa do Instituto Léo Moura Sports, que já chegou a atender cerca de dez mil alunos espalhados em 20 núcleos de atendimento somente no estado do Rio de Janeiro, tem como objetivo atender crianças e adolescentes no contraturno escolar com atividades para formação geral do cidadão. A ação visa ofertar acesso não só ao esporte, mas também ao lazer, educação e saúde.
Atualmente, Léo Moura defende as cores do Botafogo (PB), clube que disputa a Série C do Campeonato Brasileiro. Aos 41 anos, o jogador tem uma rica história pelo futebol brasileiro. Na carreira, defendeu o Flamengo por dez anos, onde foi campeão brasileiro em 2009. Com a camisa do Grêmio, conquistou a Copa Libertadores de 2017. Ele passou ainda por Vasco, Botafogo, Fluminense, Santa Cruz e outros.