27.5 C
Brasília
domingo, 24 de novembro de 2024

Na volta do Candangão, Gama vence Real Brasília e confirma liderança

Em jogo que marcou retorno do Campeonato Candango depois de 143 dias, Gama levou a melhor sobre o Real Brasília com gols do estreante Everton e do centroavante Michel Platini

- Continua após a publicidade -

Por Michael Nunes

Depois de 143 dias de paralisação por conta do novo coronavírus, enfim a bola voltou a rolar pelo Candangão 2020. Neste sábado (08/08), Gama e Real Brasília jogaram a partida atrasada, válida pela 10° rodada. O atual campeão candango entrou em campo para defender a primeira posição da classificação geral. Em caso de derrota do alviverde, o arquirrival Brasiliense ficaria com o primeiro lugar. Já o Real Brasília se classificou em terceiro lugar, garantindo uma vaga nas quartas de final do campeonato.

Com quatro gols, dois no placar final – um de Everton e outro de Michel Platini – e dois invalidado pela arbitragem, o Gama mostrou superioridade sobre o Real Brasília. O Periquito, invicto desde março de 2018, manteve a liderança geral do Candangão com 31 pontos. Já o Real Brasília, que não perderia de qualquer maneira a terceira colocação, fechou a fase inicial com 23 pontos. Agora, pela fase eliminatória, o Gama terá o Sobradinho pela frente, enquanto o Real Brasília mede forças com o Capital.

- Continua após a publicidade -

Construção da vitória gamense

A partida ocorreu com portões fechados, seguindo o decreto do governador Ibaneis Rocha, no estádio Bezerrão. O jogo começou com o Gama indo pra cima, apostando nas ligações diretas. Já o Real Brasília sentia a falta de ritmo e entrosamento visto que a equipe foi praticamente refeita. Os donos da casa chegaram pela primeira vez aos três minutos com David Souza, pela ponta direita. O Leão do Planalto ficou fechado apostando nos contra-ataques.

O jogo estava morno com as equipes se estudando. Aos nove minutos, o Real Brasília levou o primeiro perigo de gol. Gilvan bateu rasteiro de longe, obrigando Calaça fazer uma boa defesa e afastar a bola para o escanteio. Logo depois, mais um ataque do time auri anil. Aos 13 minutos, Chico veio pelo lado esquerdo e fez o arco na medida para o artilheiro Gilvan, que cabeceou forte, mas a bola foi para fora assustando a defesa gamense.

O Gama tinha mais a posse de bola sempre apostando nas ligações diretas. Em mais um ataque para o alviverde, Léo Campos para a jogada com falta perto da pequena área. Na cobrança, a bola foi levantada na casinha do Real, mas o atacante Peu não aproveitou. O Real continuava investindo sempre na ponta esquerda com o camisa sete, Chico. Já o Gama tentou novamente com Peu, porém a pontaria do atacante não estava em um bom dia.

Após a parada técnica, o Real tendo a posse de bola de bola, buscava as jogadas aéreas, mas a defesa do Gama é alta e afastava os perigos sem dificuldades. Aos 29 minutos, o camisa nove, Nunes, marcou. Porém, o árbitro viu impedimento de David que deu um leve toque na bola antes do companheiro bater para o gol. Com isso, o Gama passou a buscar o jogo, apertando a marcação em linha alta e nos cruzamentos.

Os donos da casa abriram o placar com um golaço do recém chegado Everton. O atacante recebeu de Nunes, foi para cima da defesa, deixou dois marcadores na saudade e bateu no contra pé do goleiro Jeferson. Após o gol sofrido, o Real sentiu o golpe e passou a atacar desorganizado, com erros de passe. O Gama, querendo ampliar o placar, chegou novamente com Everton. O atacante recebeu um cruzamento e pegou de primeira, a bola tirou tinta do travessão.

Imposição verde no Bezerrão

A etapa final iniciou com o Gama diferente. O atual campeão trocou de uniforme, colocando a tradicional camisa verde, enquanto no primeiro tempo, usava a branca. O Real voltou mais ligado, sempre buscando o jogo pelas pontas. Porém, o Leão do Planalto esbarrava na falta de entrosamento. Aos 11 minutos, Márcio parou o contra-ataque gamense com uma falta dura. O zagueiro levou o segundo amarelo e foi expulso. O que já era difícil para o Real, ficou ainda mais complicado.

Com a expulsão de Márcio, o Gama cresceu. Aos 19 minutos, Léo Campos assustou o goleiro Calaça após batida de falta. O Gama por pouco não aumenta com Régis que fez boa jogada pela ponta direita, tocou para trás, mas Malaquias não aproveitou a chance e bateu mal para fora. O Periquito, com a vantagem do resultado, começou a não se expor e atacava pouco. A partida ficou morna, os visitantes eram valentes e tentavam, porém a desorganização atrapalhava a equipe.

Já o Gama trocava muitos passes e buscava o jogo pela ponta esquerda com Peu e Nunes, mas truncava a partida. No apagar das luzes, o Gama fez o segundo gol. Aos 47 minutos, Michel Platini ampliou para o atual campeão candango. Malaquias aproveitou a bobeada da zaga do Real e serviu o experiente atacante, que invadiu a área e bateu na saída do goleiro. Mesmo com a vitória nas mãos, o Gama fez o terceiro com Vitor, mas a arbitragem invalidou. Após o lance, o árbitro apitou fim de jogo no Bezerrão.

Quartas de final definidas

Com o último jogo da primeira fase do Campeonato Candango realizado e a confirmação do Gama na liderança, os dois jogos que faltavam do chaveamento das quartas de final foram definidos. Na fase seguinte do torneio local, o alviverde terá pela frente o Sobradinho, oitavo colocado na fase de grupos. Confirmado na segunda posição, o Brasiliense pegará o Luziânia. Os demais confrontos são Real Brasília x Capital e Formosa x Taguatinga.

GAMA 2
Rodrigo Calaça; Amaral, Gustavo, Emerson e Peu; Wallace, Andrei Alba e Norton; Everton, David Souza e Nunes. Técnico: Vilson Tadei

REAL BRASÍLIA 0
Jeferson Reis; Gedeilson, Allef Nunes, Márcio e Léo Campos; Tiago Ulisses, Geovane e Davi Ceará; Ayrton, Chico e Gilvan. Técnico: Ariel Mamede

- Publicidade -

6 COMENTÁRIOS

  1. Os times que mais investiram na reta final do Candangão foram o Brasiliense, cujo dono é um bilionário, e o Real, cujo dono é um milionário. Estes, provavelmente se enfrentarão nas semifinais, ou seja, um vai ficar de fora da final. Já o Gama, cujo dono é sua própria torcida, provavelmente estará na final se passar pelo Taguatinga ou Formosa. Lembrando que o Gama segue invicto há duas temporadas!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P