Por Bruno H. de Moura e Michael Nunes
Faleceu na manhã dessa sexta-feira (24/7) um dos maiores representantes da Sociedade Esportiva do Gama. Aos 54 anos, José dos Santos Cavalcante teve uma parada cardio-respiratória no Hospital Regional do Gama e veio a óbito. Ele estava internada desde o último sábado (18/7) no local, após ter sido acometido por um acidente vascular cerebral.
O nome José dos Santos Cavalcante pouca revela sobre esse personagem ícone do futebol local. O Palhaço Pirulito, ao contrário, representa muito do esporte do DF. Pirulito marcou os momentos de maior alegria do time do Gama.
Desde 1984 na cidade, Pirulito nasceu em São Rafael no Rio Grande do Norte. O sonho de infância era ser ator de novela e, à época, pensava ser Brasília o lugar que realizaria este desejo. Tornou-se Palhaço pelo destino em uma apresentação no Colégio JK do do Gama. De lá para cá apresentou-se em escolas e praças públicas e no Gama sedimentou sua história.
Vendendo pirulitos, balões, picolé, algodão-doce e seus famosos estalinhos, apetrecho obrigatório nas jogos do Gamão do Povão. José dos Santos viajou com seu personagem icônico para São Paulo, Espírito Santos e Goiás. Nos campeonatos nacionais que o Gama disputou, ainda na década passada, Pirulito era viajante frequente. Rodou o país com o Gama.
Pirulito fez-se presente no Título de 1998 da Série B do Brasileiro, maior conquista da história do alviverde candango. Esteve na queda da equipe em 2002 e no rebaixamento no ano seguinte. Em 2015, após 12 anos sem um título local, o Gama voltou a sagrar-se campeão Candangão. Pirulito era um dos mais eufóricos cm a conquista do Gama. Ano passado, no melhor campeonato do Gama da década, Pirulito festejava como uma criança a conquista em cima do maior rival, o Brasiliense.
Em 2012, Pirulito teve 30% do seu corpo queimado após um acidente automobilístico. A comunidade do Gama se uniu para ajudar o torcedor-símbolo. Recentemente, com a pandemia, Pirulito passava graves dificuldades financeiras e novamente amigos e torcedores fizeram uma vaquinha online para ajudar Pirulito.
No último sábado, Pirulito foi internado com pico glicêmico, pressão alta e sinais de AVC. Ele foi socorrido pelo Samu. Figura presente em todos os jogos do Gama e na comunidade gamense, Pirulito foi internado sozinho e morreu sem acompanhante. Segundo a Secretaria de Saúde do DF José dos Santos Cavalcante faleceu às 6h18min.
Torcedores relembram dos momentos de alegria com Pirulito
O presidente da torcida organizada Ira Jovem Gama, Heliomar Rocha, mais conhecido como “Negão” lamentou a morte de Pirulito: “Ele sempre vai ser uma figura representativa do Gama. Ele é um ícone, pois todas as crianças, adolescentes, adultos e até idosos que torcem para o Gama conhecem o palhaço pirulito”, contou Heliomar.
Para “Negão”, Pirulito jamais será esquecido, “Mesmo com todas as dificuldades ele sempre estava sorrindo. Com suas bombinhas de estalos e vendendo algodão doce, Pirulito acompanhava todos os jogos do Gama no Bezerrão. Meus sentimentos a todos os familiares e amigos do Palhaço Pirulito”, finalizou o presidente.
Helio Fonseca, torcedor do Gama, relembrou os bons momentos com Pirulito. No ano passado, esteve ao lado de Pirulito na final do Mundial Sub-19 e futebol no Bezerrão. “Pirulito! Maior símbolo de alegria do povo gamense! Amigo de todos, sempre presente!”, assentou.
Lidiane Ferreira, que mora no Gama há 28 anos, lembra dos seus tempos de infância com o Palhaço Pirulito como figura fraternalmente presente. “Lembro dele na porta do mercado soltando estalinho. Das festas da FAGAMA e claro dos jogos do Gama”, relembrou Lidiane.
O autônomo Davi Nunes conta do ano de 1998, quando o Gama conquistou o campeonato Brasileiro Série B. O torcedor lembra de ir com seu pai em vários jogos do alviverde, uma memória afetiva que guarda até hoje dos bons tempos do time e da figura de Pirulito.
Davi lembra perfeitamente de como eram esses tempos áureos: “Em todos jogos era de lei, meu pai comprava algodão doce e uma duas caixinhas de estalinho com o Pirulito, para eu soltar na hora dos gols do Gamão. Tempo bom, vai fazer muita falta. Hoje a sexta-feira é de tristeza”, lamenta Davi.
Entidades lamentam falecimento de Pirulito
A página oficial do Gama no twitter publicou disse que: “Torcedor símbolo do Gama, o Palhaço Pirulito nos deixou nesta sexta-feira após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). Figurinha carimbada nas arquibancadas do Bezerrão, Pirulito se destacou pela sua irreverência e humildade, sempre presente junto ao Maior do DF. #AMaiorDaCapital está de luto. Que você descanse em paz, Pirulito! Seu amor pelo Gamão será sempre lembrado. #LUTO”
A Federação de Futebol do Distrito Federal divulgou nota de pesar pelo falecimento do Palhaço Pirulito. “Hoje nos deixou não apenas um torcedor símbolo do Gama, mas do futebol do DF. A FFDF deseja que Deus o receba em Seus braços e conforte os corações dos entes que o amam!”, publicou a entidade.
A Secretaria de Esporte e Lazer afirmou que” É com pesar que informamos sobre a morte do palhaço Pirulito, torcedor símbolo do Gama e figura marcante do futebol candango.”
Perfis de torcedores em luto
Páginas ligadas ao Gama também demonstraram seu pesar. O “Só No Gama” afirmou que sentia dor ao publicar a notícia do falecimento de Pirulito. O “Histórias do Gamão” disse que o Gamão do Povão “amanheceu de luto, mas com a certeza de que o querido pirulito foi alegrar o céu”.
“O Gamão da Massa” publicou que “Hoje um ícone da nossa nação nos deixa aqui na terra, e eu espero que você esteja em um lugar muito melhor meu amigo, obrigado por toda alegria que você dava para nossa torcida nas arquibancadas, pelos algodões doces, pelas dancinhas e por ter amado o Gama independente de qualquer coisa. Descanse em paz guerreiro!”
Já a página “Gamão da Zueira” resumiu o sentimento da torcida do time. “Dia triste pra nação gamense. Perdemos nosso torcedor mais ilustre. Descanse em paz, Pirulito.”