21.5 C
Brasília
domingo, 24 de novembro de 2024

Save the date: clubes se reúnem e marcam Candangão para agosto

FFDF e clubes decidem data de volta do Candangão 2020. Partidas poderão acontecer no entorno caso o governador Ibaneis Rocha não libere a competição no Distrito Federal

- Continua após a publicidade -

Por João Marcelo*

O Campeonato Candango de 2020 já tem uma nova data para ser reiniciado: 8 de agosto. A data foi definida pelos oito clubes classificados para as quartas de final do torneio local em reunião com a Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) nesta terça-feira (21/7). A partida de reabertura será entre Gama e Real Brasília, válida pela 10ª rodada da primeira fase e que ficou pendente. Já a fase mata-mata começará em 12 e 13 de agosto.

Desde 18 de março, quando foi disputada a 11ª rodada, o Candangão não tem bola rolando devido ao coronavírus. De lá pra cá, uma tentativa de volta, em 17 de julho. Porém, o governador Ibaneis Rocha não autorizou o retorno das competições esportivas e com isso, o distrital foi novamente adiado. A reunião feita na tarde desta terça-feira, 21, definiu a retomada e com uma definição: caso Ibaneis não libere, o campeonato irá para o entorno.

- Continua após a publicidade -

Nos arredores do Distrito Federal, as competições esportivas foram autorizadas e divulgadas em primeira mão pelo jornalista Marcos Paulo Lima, do Correio Braziliense. Com Formosa e Luziânia já classificados para a fase final, os estádios Diogão, em Formosa (GO) e Serra do Lago, em Luziânia (GO), podem ser os palcos para o término do torneio.

A primeira partida da retomada será o confronto entre Gama e Real Brasília, em 8 de agosto. O alviverde, líder da competição, precisa de um empate para manter a liderança e enfrentar o Sobradinho, oitavo colocado. Caso o Leão do Planalto saia vencedor, o atual campeão candango cai para a segunda posição e enfrentará o Luziânia, perdendo a posição para o arquirrival Brasiliense. Já o Real, que jogará contra o Capital, não têm chances de ultrapassar o Jacaré e tampouco perder a terceira colocação.

Mata-mata inicia 12 de agosto e final já com as datas de ida e volta

Definidos os adversários de Gama e Brasiliense, o torneio iniciará a fase eliminatória. E dois confrontos já definidos estão com data marcada: 12 de agosto. As partidas serão entre Capital x Real e Taguatinga x Formosa. Já os confrontos que envolverá Gama, Brasiliense, Luziânia e Taguatinga deverão ficar para o dia seguinte, 13 de agosto. Os jogos da volta serão disputados em 15 de agosto e 16 de agosto.

Classificados os quatro clubes, as semifinais ocorrerão em 19 (jogos de ida) e 22 de agosto (jogos de volta), enquanto as finais acontecerão em 26 e 29 de agosto. Os horários de todas as partidas ainda não foram decididos.

Presidentes confirmam volta em 8 de agosto com liberação ou não do governador

Procurados pela reportagem do Distrito do Esporte, Godofredo Gonçalves, presidente do Capital, e Luiz Felipe Belmonte, presidente do Real Brasília, são incisivos quanto ao retorno da competição. “O campeonato voltará dia 8. Se não houver decreto liberando no DF, jogaremos no entorno”, disse o mandatário da Coruja. Godofredo ainda citou aonde quer jogar, caso seja liberado o Candangão na capital. “Se houver liberação, falaremos com a gestão do estádio Mané Garrincha. Enquanto isso, nosso plano A são as cidades do entorno”, finalizou.

Já Belmonte foi mais enérgico. “Definimos a data do dia 8 com o decreto ou sem decreto. Não podemos ficar indefinidamente aguardando uma posição das autoridades que não se posicionam. Já temos parques, shoppings liberados e não tem nem exame, já aqui (futebol) todo mundo tem exame. Mas acredito que o governador (Ibaneis Rocha) vá liberar sim”, disse. Por fim, citou que “sendo aqui (DF), os jogos serão no Defelê”, completou.

Transmissão das partidas

Novidade no Candangão 2020, os clubes podem transmitir as partidas em que são mandantes. Brasiliense, Capital, Gama e Real Brasília fizeram as transmissões com imagem de suas partidas já na fase classificatória. A TV Brasília adquiriu direitos de algumas partidas e faz uso pelo seu canal de TV aberta. Já os outros quatro clubes (Formosa, Luziânia, Sobradinho e Taguatinga) classificados não utilizaram do direito de transmitir suas partidas.

Sem o público podendo estar presente nas partidas, a reportagem do Distrito do Esporte perguntou ao presidente da FFDF, Daniel Vasconcelos, se há alguma tratativa para a transmissão das partidas dos clubes que não tem suas próprias plataformas e que a TV Brasília não o faça.

“Podemos ver uma fórmula para isso. O que depender da Federação (de Futebol do Distrito Federal), o que pudermos ajudar, vamos ajudar, caso os clubes não tiverem suas próprias transmissões, pois agora o clube mandante pode autorizar ou não. Mas vamos ver isso com os clubes ainda”, finalizou Daniel.

Cronograma do Candangão 2020

8 de agosto – Gama x Real Brasília (partida atrasada da 10ª rodada)
12/13 de agosto – quartas de final (jogo de ida)
15/16 de agosto – quartas de final (jogos de volta)
19 de agosto – semifinal (jogos de ida)
22 de agosto – semifinal (jogos de volta)
26 de agosto – final (jogo de ida)
29 de agosto – final (jogo de volta)

*Colaborou Bruno H. Moura e Danilo Queiroz

 

 

 

- Publicidade -

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P