Por Lucas Espíndola
A pandemia causada pelo novo coronavírus obrigou a paralisação de diversos campeonatos pelo mundo. Após dois meses e meio com poucos jogos, o campeonato o torneio nacional da Polônia voltou em 29 de maio, uma sexta-feira, com dois jogos sendo disputados. No último final de semana, o Légia Varsóvia foi campeão da Ekstraklasa 2019/2020, depois de vencer o Cracóvia por 2 a 0, dentro de casa.
E o brasiliense Lucas Linhares, conhecido como Luquinhas, foi essencial para a conquista do 14º título do Légia Varsóvia. Durante as 35 partidas, o ponta esquerda esteve presente em todas. Em 34 jogos ele foi relacionado como titular, e em apenas um entrou no decorrer da partida. Luquinhas foi um dos líderes de assistência da equipe, com a marca de 10 passes para gols dos companheiros de time.
Além das assistências, não faltaram gols. No campeonato polonês, o meia ofensivo marcou cinco gols ao todo. Além da Ekstraklasa, Luquinhas também defendeu as cores do clube pela Taça da Polônia e pela Liga Europa. Na segunda competição mais importante do país, o meia brasiliense também disputou todas as partidas, cinco ao todo. O clube foi eliminado na semifinal para o Cracóvia.
Luquinhas ainda teve a oportunidade de disputar pela primeira vez um campeonato continental. Durante a Liga Europa, o meia disputou cinco partidas. A estreia foi com vitória diante do Kuopion Palloseura, clube finlandês. Lucas Linhares ainda participou da classificação diante do Atromitos, da Grécia, e da eliminação nos playoffs de classificação para a fase de grupos, perdendo para o Glasgow Rangers, equipe escocês.
Com o título de campeão polonês, Lucas Linhares terá a chance de disputar mais uma competição a nível continental, já que permanecerá no clube e seu contrato vai até a temporada de 2022. Pela primeira vez, o meia brasiliense disputará a Liga dos Campeões da Europa, torneio de primeiro escalão continental disputado no velho continente.
O meia ofensivo é natural de Samambaia Norte e começou sua carreira no juniores do Capital Clube de Futebol. Logo depois da passagem pela Coruja, Luquinhas teve uma oportunidade em Portugal, jogando pelo União Desportiva Vilafranquense. Depois de passar por diversos times portugueses, como Benfica e Desportivo Aves, Lucas Linhares foi contratado pelo clube polaco no ano passado, 2019.