34.5 C
Brasília
domingo, 6 de outubro de 2024

Sondados para torneio preparatório, Gama, Brasiliense e Real foram barrados pela FGF

A ideia foi descartada pelo presidente da Federação Goiana de Futebol que achou perigoso a intersecção entre os estados.

- Continua após a publicidade -

Por Bruno H. de Moura

Três dos mais importantes times do futebol contemporâneo do DF quase participaram de um torneio preparatório com times de Goiás e do Mato Grosso. Gama, Brasiliense e Real Brasília foram sondados e chegaram a receber convites dos organizadores da competição para disputar o preparatório.

A mini competição tem à frente os ex-jogadores Márcio e Lino que viram uma boa oportunidade de movimentar o cenário esportivo nesse período de pandemia. As partidas não teriam público, respeitaria recomendações básicas de distanciamento e serviria para aquecer os times para torneios nacionais de 2020.

- Continua após a publicidade -

Os dois organizadores pensavam, inclusive, em agilizar a transmissão por televisão das partidas, o que geraria verba para quitar as despesas com os jogos. Em entrevista ao jornal goiano O Popular, o ex-goleiro Márcio confirmou que procurou  Gama, Brasiliense e Real Brasília para saber do interesse dos times em integrar as equipes participantes. O Cuiabá também foi procurado e demonstrou interesse.

Porém, a ideia de equipes de fora de Goiás participarem do torneio foi barrada pela presidência da Federação Goiana de Futebol. Segundo apurou o Distrito do Esporte, o presidente da entidade, André Pitta, travou a possibilidade de ampliar os participantes para além de Goiás, por questões de translado e logística, já que as equipes teriam de se deslocar entre estados.

A reportagem confirmou que Gama e Brasiliense demonstraram efetivo interesse no torneio. As duas equipes competirão na Série D de 2020 – ainda não confirmada – e na Copa Verde  – também no limbo -.

Torneio preparatório para competições nacionais

Goiás e Atlético Goianiense na Série A, Vila Nova na Série B e Goiânia na Série D seriam as únicas equipes a jogar o preparatório. O torneio serve para as equipes criarem ritmo de jogo e fortalecimento muscular das equipes. Porém, após o lockdown intermitente decretado no estado vizinho, há grandes chances do torneio ser adiado para o final do ano.

A tendência é que o campeonato goiano de 2020 só volte em dezembro e termine no próprio mês. Os times do interior foram praticamente todos desmantelados e a solução aventada resolveria outra questão. Com o retorno em dezembro, as equipes do interior e da capital teriam elenco para emendar com o Goianão 2021, já em janeiro.

Goiás e o Distrito Federal, que no início da pandemia tinham sintonia de atuação entre seus líderes, vivem momentos díspares. Enquanto Ronaldo Caiado tenta fechar o estado para segurar a desestruturação do sistema de saúde pública de Goiás, Ibaneis Rocha disse ao jornal Estado de S. Paulo que vai abrir todo o DF e que começará a tratar a doença como uma gripezinha qualquer.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P