Por Danilo Queiroz
Tendência mundial, o e-sports vai, aos poucos, ganhando espaço nos times do Distrito Federal. Depois de Gama e Luziânia criarem suas próprias equipes de esportes digitais, o Real Brasília também aderiu a tendência e fechou uma parceria para entrar no cenário do futebol virtual. O acordo com o Brasília E-Sports colocará o Leão do Planalto em competições no game Pro Evolution Soccer, no PlayStation 4.
Segundo o próprio aurianil, o clube será o primeiro do futebol candango a competir no PES. “Grandes times do futebol mundial abraçaram a causa, e é claro que com o Real Brasília não seria diferente. Pioneiro, o Leão abre suas portas para a modalidade, dando mais uma opção para o torcedor gritar gol, agora de forma digital”, publicou o time no anúncio feito em seu site oficial.
Composto por 18 jogadores de várias regiões do Distrito Federal, o Brasília e-Sports compete na categoria X11 do PES. Nos campeonatos, cada atleta comanda somente um jogador do time. Segundo o Real Brasília, a grande maioria dos atletas têm um currículo recheado em competições nacionais e internacionais, mas o estado ainda busca o tão sonhado título nacional.
O Brasília e-Sports, inclusive, já cedeu alguns atletas para representarem o Distrito Federal na disputa da Copa do Brasil, que foi realizada em maio. Atualmente, o grupo se prepara para disputar o Campeonato Brasileiro de PES. O torneio, que é organizado pela Confederação Brasileira de Futebol Digital e Virtual (CBFDV), conta com os 20 clubes da Série A do Brasileirão e será disputado em julho.
Além do Real Brasília, o DF tem outros representantes no e-sports. O Gama compete nos games Counter-Strike: Global Offensive, Automobilismo Virtual, Fortnite, FIFA, League of Legends e Free Fire. Neste último, o Luziânia também ingressou recentemente. Até o momento, o Leão do Planalto não indicou se sua equipe de e-sports ficará restrita somente ao Pro Evolution Soccer ou se irá estender sua atuação para outros títulos virtuais.