25.5 C
Brasília
segunda-feira, 25 de novembro de 2024

GDF autoriza retomada do Eixão do Lazer e amplia ação para a W3 Sul

Espaços terão fluxo de veículos interrompido em domingos e feriados, de 6h às 17h, para que população possa praticar atividades físicas

- Continua após a publicidade -

Por Danilo Queiroz

O Governo do Distrito Federal (GDF) autorizou, por meio de decreto assinado pelo governador Ibaneis Rocha na tarde desta terça-feira (9/6), a retomada do projeto Eixão do Lazer. Realizado desde 1991 em domingos e feriados e interrompido como prevenção à pandemia do coronavírus, o projeto interrompe o fluxo de veículos e libera a mais importante via de Brasília para a prática de exercícios físicos.

A volta passa a valer já na quinta-feira (11/6), dia em que será comemorado o feriado de Corpus Christi. De acordo com o texto do decreto, o uso por parte da população será autorizado de 6h às 17h. No trecho que corta as asas norte e sul de Brasília, os esportistas estão autorizados a praticar atividades de corrida, caminhada, bicicleta e outros veículos não motorizados, ficando proibidas práticas que gerem aglomerações.

- Continua após a publicidade -

Assim como nos parques, que voltaram a funcionar na última quarta-feira (3/6), o GDF não autorizou a presença de ambulantes para a comercialização de qualquer produto no Eixão do Lazer. O uso de máscara de proteção facial também será obrigatório para todos os frequentadores, assim como o cumprimento de outras determinações de segurança indicada pelos órgãos de saúde, como o distanciamento de 1,5 metros.

A secretária de Esporte e Lazer, Celina Leão, explicou a necessidade dessa reabertura. “Não podemos aglomerar nos lugares de atividades física que já estão liberados, como os parques. Com mais essa opção de espaço para prática de esporte, as pessoas estarão mais seguras. Lembrando que as medidas de segurança também valem para acesso ao Eixão do Lazer”, destacou.

Extensão para a W3 Sul

Além da autorização para a prática de atividades físicas no Eixão do Lazer, os esportistas do Distrito Federal ganharam mais uma opção para se exercitarem. No decreto, Ibaneis Rocha expandiu o projeto para a W3 Sul. Com isso, também de 6h às 17h, a via ficará com o trânsito de veículos interrompido entre as quadras 502 e 516 para garantir o uso por parte da população brasiliense.

A liberação dos espaços fazem parte do cronograma da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) para o retorno das atividades físicas na Capital Federal. O objetivo é manter a população ativa, garantindo a saúde dos esportistas. Defensora da prática de exercícios como forma de prevenção a doenças, Celina Leão, comemorou a retomada nas redes sociais. “Mais uma conquista para saúde da população do Distrito Federal”, postou.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P